Aeroporto Oostende
Atualmente, em Oostende-Bruges, há voos domésticos e internacionais regulares e sazonais para vários destinos, entre outros: Alicante, Antália (sazonal), Antália, Bodrum (sazonal), Cós, Enfidha, Esmirna (sazonal), Esmirna, Iráclio, Las Palmas de Grã Canária, Málaga, Palma de Maiorca, Rhodes e Tenerifa-Sul, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +32 59 55 12-11
- Morada/Endereço: Ostend-Bruges International Airport, Nieuwpoortsesteenweg 889, 8400 Oostende, Belgie
- Administração: Vlaams Gewest
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Brugge (26 km), Gent (62 km), Lille (65 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 4 km ao sudoeste do centro de Oostende-Brügge, sendo acessível pela saída 5 da autoestrada A18/E40. E, em seguida, pela N33, seguir a sinalização em sentido norte até ao aeroporto.
- Estações de comboios: O passageiro deverá ir em comboio até à estação ferroviária de Oostende e prosseguir com o autocarro 15.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (8.15%), terça-feira (4.44%), quarta-feira (18.52%), quinta-feira (7.41%), sexta-feira (23.70%), sábado (26.67%), domingo (11.11%)
- Outras denominações: Oostend Brugge, Ostend-Bruges, Oostende, Остенде, Ostende, Остенде-Брюгге, Οστένδη, Οστάνδη, אוסטנדה, أوستيند, اوستنده, ऑस्टेन्ड, 오스 텐데, オーステンデ, 奥斯滕德, 奧斯坦德, 奥斯坦德
Destinos mais populares a partir de Oostende (Voos semanais )
- Aeroportos Alicante - Elche (10, 22,73 %)
- Aeroportos Tenerife Sul - Rainha Sofia (10, 22,73 %)
- Aeroportos Málaga (8, 18,18 %)
- Aeroportos Las Palmas - Grã Canária (6, 13,64 %)
- outros (22,72 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 4 km ao sudoeste do centro de Ostende.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes de outros sítios deverão conduzir até à saída 5 «Luchthaven Ostende/Gistel/Ostende» da autoestrada A18/E40. E então, devem seguir a sinalização pela autoestrada N33, em direção norte. Alternativamente, de Ostende, pode-se chegar ao aeroporto diretamente pela autoestrada N318 «Nieuwpoortsesteenweg».
Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à Estação de Comboios de Ostende e, prosseguir com o autocarro 6 «Raversijde via Luchthaven», que parte da plataforma 15.
História
Como geralmente acontece nestes casos, a data exata da entrada em operação do aeroporto é difícil de ser determinada. Dados confiáveis mostram, no entanto, que durante a Primeira Guerra mundial, já havia uma pequena clareira que servia como pista de descolagem/decolagem e aterragem/aterrisagem de aeronaves, no campo militar de Stene. A «Direção da Aviação Civil», que detinha as competências do Ministro da Defesa, já tinha o aeroporto à sua disposição. A evolução do Aeroporto de Oostende está intimamente relacionada com o desenvolvimento da aviação na Bélgica.
Em 1923, nasce a companhia aérea belga SABENA. E esta data também marca uma etapa importante para a pista de Stene - Oostende, quando um bimotor da SABENA, recém-criada, faz escala em Oostende, em sua travessia pelo Canal da Mancha. Assim nasceu o primeiro serviço postal regular entre Bruxelas e Londres. E a ligação com o Reino Unido tornou-se fato. Ao longo do ano, Ostende transformou-se em um aeroporto de facto.
Em 1936, percebe-se que o campo de Stene tornar-se-ia pequeno demais e partiu-se à procura de um terreno maior, que foi encontrado na cidade de Middelkerke. Os alemães desenvolveram os planos de circulação e transferiram o aeroporto entre Raversijde - Middelkerke. E, com isto, o aeroporto desempenha um papel importante na guerra aérea com a Inglaterra.
Após à Segunda Guerra Mundial, o Aeroporto de Middelkerke-Raversijde foi transformado em aeroporto internacional pela RVA, criada naquele interim. Em 1947, a SABENA inaugura a linha Le Zoute-Ostende-Lymphe. E o turismo decola: os britânicos voam sobre o Canal da Mancha para Ostende, onde embarcam em autocarros para os 4 cantos da Europa.
O advento dos jactos permitiu a efetuar trajetos mais longos a preços mais módicos. E isto marcou uma pequena pausa no crescimento do aeroporto. Mas havia uma luz no tunel: o avião-cargo ganhou importância e tornou-se mais possante. Até 1968, um barraco servia de terminal. Durante os Anos 60, estas instalações foram o testemunho silencioso de um tráfego aéreo intenso com a inglaterra. Em 1964, nada menos 480.000 passageiros passaram por Ostende-Middelkerke, número esse jamais alcançado mais tarde. E, nesta década, o operador do aeroporto entendeu que eram necessárias novas instalações aeroportuárias, na medida em que se queria manter o ritmo do desenvolvimento do tráfego aéreo. Em 1968, foi inaugurado o novo aeroporto oficialmente.