Aeroporto Rourkela

Aeroporto Rourkela

Aeroportos Rourkela
O Aeródromo de Rourkela é uma pista de aterragem, construída pela Tata Iron e Steel Company nos Anos 50 para transportar os funcionários da companhia. Ele encontra-se na Zona Mineira de Sundergarh, no estado de Orissa, ao nordeste da Índia.

Atualmente, em Rourkela, há pequenas aeronaves privadas.
  • Fuso horário: GMT 5.5
  • Morada/Endereço: Rourkela Airport, Rourkela, Odisha, India
  • Administração: Airports Authority of India (AAI) & Steel Authority of India Limited
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 8 km ao oeste do centro de Rourkela, sendo acessível pela autoestrada «Ring Road».
  • Outras denominações: Руркела, رورکلا, राउरकेला, റൂർക്കേല, ରାଉରକେଲା, รอร์เกละ

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 8 km ao oeste do centro de Rourkela.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada «Ring Road» em sentido oeste até à saída para «Madhusudan Nagar».

História
A pista de pouso que deu origem ao Aeródromo de Rourkela foi construída em 1950 pela companhia Tata Iron and Steel Company, para transportar os funcionários da empresa que visitavam a área regularmente para inspeiconar e fiscalizar o transporte de minérios para a indústria. Pequenas aeronaves circulavam entre Rourkela e Jamshedpur. Em 1961, o aeroporto passou à administração da Autoridade de Aeroportos da Índia, que construiu um pequeno aeródromo no terreno.

E, com este aeroporto, aeronaves Vayudoot começaram a vooar entre Ranchi e Kolkota/Calcutá, via Rourkela. No final dos Anos 80, eram operados serviços entre Ranchi e Bhubaneswar, via Rourkela. Em 1994, a Steel Authority of India Limited assumiu o controlo do Aeroporto de Rourkela e interrompeu os serviços aéreos para a cidade. A SAIL utiliza-o para receber seus jatos particulares.