Aeroporto Singapura - Changi

Aeroporto Singapura - Changi

O Aeroporto de Singapura, conhecido como Aeroporto Internacional de Changi ou simplesmente como Aeroporto de Changi, é um dos aeroportos mais importantes do mundo e do continente asiático, especialmente no Sudeste da Ásia. E também uma das escalas principais na «Rota do Canguru» (percurso entre a Europa, via Ásia, e a Nova Zelândia e Austrália.

Atualmente, em Singapura, há voos domésticos e internacionais regulares para vários destinos, entre outros: Abu Dhabi, Adelaide, Ahmedabad, Amsterdão/Amsterdã, Atenas, Auckland, Balikpapan, Bandar Seri Begawan, Bandung, Bangalore, Banguecoque/Bangkok-Suvarnabhumi, Barcelona, ​Beijing/Pequim-Capital, Brisbane, Cairns, Cairo, Calcutá, Cantão/Guangzhou, Cebu, Changsha, Chengdu, Chennai, Chiang Mai, Chongqing, Christchurch, Cidade do Cabo, Clark, Coimbatore, Colombo, Copenhaga/Copenhague, Da Nang, Darwin (início 26.03.2012), Daca, Dalian, Darwin, Davao, Délhi, Denpasar, Dhaka, Dili, Doha, Dubai, Frankfurt, Fukuoka, Fuzhou, Guangzhou/Cantão, Guilin, Haikou, Hangzhou, Hanói, Hat Yai, Hefei, Helsínquia/Helsinque, Ho Chi Minh/Saigão/Saigon, Hong Kong, Houston-Intercontinental, Hyderabad, Ipoh, Istambul-Atatürk, Jacarta-Soekarno-Hatta, Jedá, Joanesburgo, Kaoshiung, Kathmandu, Kochi, Koh Samui, Kota Kinabalu, Krabi, Kuala-Lumpur-Subang, Kuantan, Kuching, Kunming, Langkawi, Londres-Heathrow, Los Angeles, Macau, Makassar, Malé, Manado, Manchester, Manila, Mataram, Maurício/Maurícias, Medan, Melbourne, Milão-Malpensa, Miri, Moscovo/Moscou Domodedovo, Mumbai, Munique, Munique, Nagóia-Centrair, Nanjing, Nanning, Newark, Ningbo, Nova Iorque-JFK, Osaca-Kansai, Palembang, Paris-Charles de Gaulle, Paro (início 01.09.2012), Pekanbaru, Penang, Perth, Phnom Penh, Phuket, Pontianak, Port Moresby, Redang (sazonal), Riade, Roma-Fiumicino, Sanya, São Francisco, São Paulo-Guarulhos, Semarang, Seul-Incheon, Shenzhen, Siem Reap, Solo, Surabaia, Sydney, Taipé-Taoyuan, Thiruvananthapuram, Tioman, Tiruchirapalli, Tóquio-Haneda, Tóquio-Narita, Vientiane, Wuhan (início 24.04.2012), Xangai-Pudong, Xantou, Xiamen, Yangon/Rangum, Yogyakarta e Zurique, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Singapura - Changi (SIN)
  • Fuso horário: GMT 8
  • Serviço telefónico: +65 6595 6868 (Changi Contact Centre);
  • Morada/Endereço: Singapore Changi Airport, PO Box 168, Singapore 918146, Republic of Singapore
  • Administração: Changi Airport Group (S) Pte Ltd
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com 5000 lugares destinados à breves e longos períodos de tempo; e cerca de 1000 para motocicletas nos 4 andares.
  • Cidades próximas: Kampung Pasir Gudang (17 km), Singapore (17 km), Johor Bahru (30 km), Sekudai (42 km), Tanjungpinang (70 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 20 km ao nordeste do centro de Singapura, sendo acessível pela autoestrada «East Coast Parkway» ou pela «Pan Island Expressway».
  • Estações de comboios: A estação ferroviária do aeroporto de Changi (MRT); serviço skytrain entre os terminais 1 e 2; autocarros vaivém/shuttle entre o terminal 2 e o terminal budget (preços baixos).
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.05%), terça-feira (14.00%), quarta-feira (13.95%), quinta-feira (14.21%), sexta-feira (14.56%), sábado (14.40%), domingo (14.82%)
  • Outras denominações: Singapore Changi Airport, Lapangan Terbang Antarabangsa Changi Singapura, Singapori, Singapura, Cingapura, Singapoer, Singgapura, Sinapoa, Singapour, Sengapou, Singapuri, Szingapúr, Singapor, Sinqapur, Sinngapuur, Singeapór, Singapūras, Singapaoro, Sigapoa, Singabuur, ISingapholo, Singgapur, Singapoor, Сингапур, Сінгапур, Сынгапур, Σιγκαπούρη, סינגאפור, סינגפור, ਸਿੰਗਾਪੁਰ, സിംഗപ്പൂർ, सिंगापूर, सिंगापुर, সিঙ্গাপুর, સિંગાપુર, சிங்கப்பூர், సింగపూరు, សិង្ហបុរី, ಸಿಂಗಾಪುರ್, ሲንጋፖር, سنغافورة, سنگاپور, Սինգապուրի, სინგაპური, ประเทศสิงคโปร์, シンガポール, 싱가포르, 新加坡, 星架坡

Destinos mais populares a partir de Singapura - Changi (Voos semanais )

  1. Kuala Lumpur (280, 9,11 %)
  2. Jacarta - Soekarno - Hatta (188, 6,12 %)
  3. Manila - Ninoy Aquino (128, 4,17 %)
  4. Dempassar - Bali (118, 3,84 %)
  5. Seul - Incheon (89, 2,90 %)
  6. Hong Kong - Chep Lak Kok (79, 2,57 %)
  7. Penang (75, 2,44 %)
  8. Sydney - Kingsford Smith (70, 2,28 %)
  9. Melbourne - Tullamarine (60, 1,95 %)
  10. Londres - Heathrow (56, 1,82 %)
  11. outros (62,8 %)

Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. Singapore Airlines (2195, 35,64 %)
  2. Scoot (919, 14,92 %)
  3. AirAsia Berhad (320, 5,20 %)
  4. Jetstar Asia (262, 4,25 %)
  5. Indonesia AirAsia (227, 3,69 %)
  6. Batik Air (192, 3,12 %)
  7. CEBU Pacific Air (143, 2,32 %)
  8. Malaysia Airlines (142, 2,31 %)
  9. Philippine Airlines (128, 2,08 %)
  10. Cathay Pacific Airways (111, 1,80 %)
  11. outros (24,67 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 20 km ao nordeste do centro de Singapura.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada «East Coast Parkway» ou pela «Pan Island Expressway».

Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar os autocarros 36 da empresa de transportes urbanos que fazem paragem nos terminais 1, 2 e 3. O trajeto é percorrido em cerca de 1 hora. Por favor, informe-se sobre os horários atuais no local ou no sítio internet das empresas de autocarros SBS Transit ou SMRT Buses.

Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá tomar o comboio da linha 3 SMRT, que circulam entre o centro de Singapura e o Aeroporto de Changi. Por favor, informe-se sobre os horários atuais no local ou no sítio internet http://www.smrt.com.sg/trains/network_map.asp

Além destas alternativas, há também automóveis de aluguer e táxis à disposição dos passageiros.

História
O Aeroporto International de Singapura foi inaugurado em 1955. À altura possui apenas uma pista e um pequeno terminal de passageiros. Com o crescimento do transporte aéreo mundial, começou a enfrentar problemas de congestionamento. Esta situação tornou-se crítica nos Anos de 1970, quando o número de passageiros anuais aumentou para 1.700.000 e chegou a 4.000.000, em 1975.

Ao governo restavam duas opções: ampliar o aeroporto existente ou construir um novo em outro local. Decidiu-se por manter o Aeroporto de Paya Lebar. Planeou-se construir uma segunda pista e remodelar e ampliar o terminal de passageiros. No entanto, estes planos foram revisados com a pressão causada pela crise do petróleo de 1973.

Em 1975, decidiu-se construir um o novo aeroporto na base aérea da Ilha de Changi por medida de segurança, face ao vertiginoso crescimento urbano que limitava a expansão do antigo aeroporto. Posteriormente, este foi convertido para o uso militar como Base Aérea de Paya Lebar.

Em 1999, começaram as obras de construção do Terminal 3, cuja conclusão deveria ser em 2006. No entanto, com a crise econômica mundial houve um retardamento do crescimento do tráfego aéreo. O Terminal 3 foi entregue só dois anos mais tarde. Em 2008, foi inaugurado oficialmente. Com isto, o aeroporto pode receber cerca de 70 milhões de passageiros anuais.

Embora novos terminais estejam sendo construídos, o aeroporto atualiza e expande continuamente os seus terminais existentes. Em 1995, o Terminal 1 passou por uma grande remodelação. O Terminal 2 também passou por grande ampliação quase imediatamente após sua abertura, em 1990.

Para atender ao Airbus A380, o aeroporto planeou modificações desde 1990. Em 2005, foi o primeiro aeroporto fora da Europa a receber esta aeronave. Os extensos trabalhos de atualização no Terminal 1, similares aos recentemente concluídos no Terminal 2, iniciaram-se em Setembro de 2007. Em 2006, foi aberta uma pista curta para a Base Aérea de Changi, como medida para atender à eventual expansão dos voos de passageiros.

Recentemente, o Aeroporto de Changi anunciou planos para reduzir o consumo de eletricidade e uso de água recliclada em seus terminais nos próximos três anos, como parte para a sustentabilidade ambiental.


Estatística de dados climáticos Singapura - Changi

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez
30.0
31.1
31.1
31.1
31.7
31.1
31.1
30.6
30.6
30.6
30.6
30.6
26.4
27.0
27.5
27.5
27.8
27.5
27.5
27.2
27.2
27.0
27.0
27.0
22.8
22.8
23.9
23.9
23.9
23.9
23.9
23.9
23.9
23.9
23.3
23.3
27.0
27.0
28.0
28.0
28.0
29.0
28.0
28.0
28.0
28.0
28.0
27.0