Aeroporto Tóquio - Haneda

Aeroporto Tóquio - Haneda

O Aeroporto Internacional de Tóquio Haneda é um importante aeroporto e um dos dois aeroportos da região metropolitana de Tóquio, a capital do Japão. Muito embora a palavra «international» figure em seu nome, oferece principalmente voos domésticos e alguns internacionais. O Aeroporto de Tóquio-Narita é utilizado exclusivamente para voos internacionais. Nele, operam várias companhias aéreas, tais como: Air Do, All Nippon Airways, Japan Airlines, Skymark Airlines ou a Skynet Asia Airways, que mantém ali o seu hub principal.

O Aeroporto de Tóquio foi chamado pelos americanos Haneda AFB (Air Force Base), em 1945 e, portanto, é frequentemente chamado também de Aeroporto de Haneda para diferenciar-se do Aeroporto de Narita, chamado até pouco tempo também New Tokyo International Airport.

Atualmente, em Tóquio Haneda, há voos domésticos e internacionais regulares e charter para vários destinos, entre outros: Akita, Amami, Aomori, Asahikawa, Banguecoque / Bangkok-Suvarnabhumi, Beijing / Pequim-Capital, Denpassar/Bali, Detroit, Frankfurt, Fukuoka, Hachijojima, Hakodate, Hambantota, Hiroshima, Hong Kong, Honolulu, Ishigaki, Iwami, Izumo, Kagoshima, Kitakyushu, Kobe, Kochi, Komatsu, Kuala Lumpur, Kumamoto, Kushiro, Londres-Heathrow, Los Angeles, Matsuyama, Memanbetsu, Misawa, Miyako, Miyazaki, Monbetsu, Myiakejima, Nagasaki,Nagóia-Centrair, Naha, Nakashibetsu, Noto, Nova Iorque-JFK, Odate-Noshiro, Oita, Okayama, Osaka-Itami, Osaka-Kansai, Oshima, Paris-Charles de Gaulle, Saga, São Francisco, Sapporo-Chitose, Seul-Gimpo, Seul-Incheon, Shirahama, Shonai, Singapura, Taipé-Songshan, Takamatsu, Tokachi-Obihiro, Tokushima, Tottori, Toyama, Ube, Ulan Bator (charter), Wajima, Wakkanai, Xangai-Hongqiao, Yamagata, Yonago, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT 9
  • Serviço telefónico: 81-3-5757-8111
  • Morada/Endereço: Tokyo - Haneda Airport, 3-2, Haneda Airport 3-Chome, Ohta-ku, Tokyo 144-0041, Japan
  • Administração: Tokyo Aviation Bureau, Ministry of Land, Infrastructure and Transport (Flugfeld); Japan Airport Terminal Co., Ltd. (Terminals)
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Kawasaki (7 km), Tokio (15 km), Yokohama (16 km), Urayasu (16 km), Ichikawa (23 km), Chofu (24 km), Kisarazu (24 km), Funabashi (24 km), Mitaka (25 km), Musashino (26 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 18 km ao sul do centro de Haneda, sendo acessível pela autoestrada 357, na localidade de Ota.
  • Estações de comboios: Haneda Airport Station (estação ferroviária do aeroporto): Keihin Kzuko (Keikyu) Railway; Terminais: Tokyo Monorail para a Estação JR Hamamatsucho; Estação de Comboios de Tóquio.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.33%), terça-feira (13.97%), quarta-feira (14.05%), quinta-feira (14.26%), sexta-feira (14.29%), sábado (14.45%), domingo (14.64%)
  • Outras denominações: Tokyo-Haneda Airport, Tokyo International Airport, Токио-Ханеда, То́кио-Ханэда, Токіо-Ханеда, נמל התעופה טוקיו האנדה, مطار طوكيو هانيدا الدولي, فرودگاه هانه‌دا, โตเกียวฮาเนดะ, ท่าอากาศยานนานาชาติโตเกียว, 도쿄 국제공항, 東京国際空港, 東京國際機場, 東京羽田, 东京羽田

Destinos mais populares a partir de Tóquio - Haneda (Voos semanais )


Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. ANA All Nippon Airways (6036, 43,56 %)
  2. Japan Airlines (4640, 33,48 %)
  3. Hokkaido International Airlines/Air Do (556, 4,01 %)
  4. StarFlyer (441, 3,18 %)
  5. Korean Air (360, 2,60 %)
  6. Delta Air Lines (204, 1,47 %)
  7. Asiana Airlines (136, 0,98 %)
  8. Philippine Airlines (116, 0,84 %)
  9. United Airlines (100, 0,72 %)
  10. Hawaiian Airlines (96, 0,69 %)
  11. outros (8,47 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 18 km ao sul do centro de Tóquio, na localidade de Ota.

Para chegar em automóvel ao terminal 1 do aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes de Tóquio deverão conduzir pela «Expressway Bay Shore Route (em sentido oeste) até à «Kuko Chuo Exit»; os provenientes de Yokohama deverão conduzir pela «Expressway Bay Shore Route» (em sentido leste) até à «Wangan Kanpachi Exit».

E ao terminal 2, os provenientes de Tóquio deverão conduzir pela «Expressway Bay Shore Route (em sentido oeste) até à «Kuko Chuo Exit»; os provenientes de Yokohama deverão conduzir pela «Expressway Bay Shore Route» (em sentido leste) até à «Kuko Chuo Exit».

Para chegar em autocarro aos terminais 1/2 , o passageiro poderá utilizar os autocarros que transitam de / para Tochigi, Ibaraki, Gunma, Saitama, Chiba, Tokyo, Kanagawa, Yamanashi, Shizuoka. Por favor, informe-se sobre os horários e linhas atuais diretamente no sítio: http://www.tokyo-airport-bldg.co.jp/en/access/#t1.

Para chegar em comboio ao terminal 1, o passageiro deverá utilizar a «Keikyu Line» na estação «Keikyu Kamata» e descer no terminal 1 do Aeroporto de Haneda. Além desta, na Estação Hamamatsu-cho o passageiro deverá utilizar a «Tokyo Monorail» e descer no terminal 1 do Aeroporto de Haneda.

Além destas alternativas, há táxis e automóveis de aluguer à disposição.

História
A história do Aeroporto Internacional de Tóquio Haneda começa nos anos 30, quando descolavam aeronaves deste aeroporto com destino ao Japão e à Manchúria. Em 1947 iniciaram-se os primeiros voos internacionais com a Northwest Orient para cidades nos Estados Unidos, China, Coreia do Sul e para as Filipinas. A Japan Airlines iniciou, em 1951, os primeiros voos domésticos a partir de Haneda. Em 1952, os norte-americanos devolveram algumas partes desta base militar ao Japão. Em 1958, foram restituídas as partes restantes.

Nos Anos 50, companhias aéreas europeias começaram a operar a li, dentre as quais: BOAC para Londres; SAS para Copenhaga, com escala em Anchorage. A JAL e a Aeroflot cooperaram em 1967 para cobrir a rota para Moscovo. Outras companhias que operavam àquela altura em Haneda eram: Pan Am, Sabena, Swissair, Canadian Pacific Airlines, Cathay Pacific Airways e Air Siam.

Em 1975, a Japan Asia Airways iniciou a efetuar voos para Taipé; um pouco mais tarde, foi seguida pela China Airlines com voos para Taipé e Honolulu. Até 2002, as ligações internacionais da China Airlines para Taiwan restaram como exceção neste aeroporto destinado a voos domésticos. A retomada do tráfego aéreo internacional deu-se em 2003, com voos low cost oferecidos pela All Nippon Airways, Asiana Airlines, Japan Airlines e Korean Air com dois voos diários, cada, principalmente para o Aeroporto Internacional de Gimpo, em Seul, Coreia do Sul.