Aeroporto Tóquio - Haneda
O Aeroporto de Tóquio foi chamado pelos americanos Haneda AFB (Air Force Base), em 1945 e, portanto, é frequentemente chamado também de Aeroporto de Haneda para diferenciar-se do Aeroporto de Narita, chamado até pouco tempo também New Tokyo International Airport.
Atualmente, em Tóquio Haneda, há voos domésticos e internacionais regulares e charter para vários destinos, entre outros: Akita, Amami, Aomori, Asahikawa, Banguecoque / Bangkok-Suvarnabhumi, Beijing / Pequim-Capital, Denpassar/Bali, Detroit, Frankfurt, Fukuoka, Hachijojima, Hakodate, Hambantota, Hiroshima, Hong Kong, Honolulu, Ishigaki, Iwami, Izumo, Kagoshima, Kitakyushu, Kobe, Kochi, Komatsu, Kuala Lumpur, Kumamoto, Kushiro, Londres-Heathrow, Los Angeles, Matsuyama, Memanbetsu, Misawa, Miyako, Miyazaki, Monbetsu, Myiakejima, Nagasaki,Nagóia-Centrair, Naha, Nakashibetsu, Noto, Nova Iorque-JFK, Odate-Noshiro, Oita, Okayama, Osaka-Itami, Osaka-Kansai, Oshima, Paris-Charles de Gaulle, Saga, São Francisco, Sapporo-Chitose, Seul-Gimpo, Seul-Incheon, Shirahama, Shonai, Singapura, Taipé-Songshan, Takamatsu, Tokachi-Obihiro, Tokushima, Tottori, Toyama, Ube, Ulan Bator (charter), Wajima, Wakkanai, Xangai-Hongqiao, Yamagata, Yonago, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 9
- Serviço telefónico: 81-3-5757-8111
- Morada/Endereço: Tokyo - Haneda Airport, 3-2, Haneda Airport 3-Chome, Ohta-ku, Tokyo 144-0041, Japan
- Administração: Tokyo Aviation Bureau, Ministry of Land, Infrastructure and Transport (Flugfeld); Japan Airport Terminal Co., Ltd. (Terminals)
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Kawasaki (7 km), Tokio (15 km), Yokohama (16 km), Urayasu (16 km), Ichikawa (23 km), Chofu (24 km), Kisarazu (24 km), Funabashi (24 km), Mitaka (25 km), Musashino (26 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 18 km ao sul do centro de Haneda, sendo acessível pela autoestrada 357, na localidade de Ota.
- Estações de comboios: Haneda Airport Station (estação ferroviária do aeroporto): Keihin Kzuko (Keikyu) Railway; Terminais: Tokyo Monorail para a Estação JR Hamamatsucho; Estação de Comboios de Tóquio.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.33%), terça-feira (13.97%), quarta-feira (14.05%), quinta-feira (14.26%), sexta-feira (14.29%), sábado (14.45%), domingo (14.64%)
- Outras denominações: Tokyo-Haneda Airport, Tokyo International Airport, Токио-Ханеда, То́кио-Ханэда, Токіо-Ханеда, נמל התעופה טוקיו האנדה, مطار طوكيو هانيدا الدولي, فرودگاه هانهدا, โตเกียวฮาเนดะ, ท่าอากาศยานนานาชาติโตเกียว, 도쿄 국제공항, 東京国際空港, 東京國際機場, 東京羽田, 东京羽田
Destinos mais populares a partir de Tóquio - Haneda (Voos semanais )
- Aeroportos Fukuoka (416, 6,08 %)
- Aeroportos Sapporo-Shin-Chitose (371, 5,42 %)
- Aeroportos Okinawa-Ryukyo Island-Naha (248, 3,62 %)
- Aeroportos Osaka - Itami (240, 3,51 %)
- Aeroportos Seul-Gimpo (188, 2,75 %)
- Aeroportos Kumamoto (184, 2,69 %)
- Aeroportos Miyazaki (184, 2,69 %)
- Aeroportos Kita Kyushu (178, 2,60 %)
- Aeroportos Kagoshima (176, 2,57 %)
- Aeroportos Oita (144, 2,10 %)
- outros (65,97 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- ANA All Nippon Airways (6036, 43,56 %)
- Japan Airlines (4640, 33,48 %)
- Hokkaido International Airlines/Air Do (556, 4,01 %)
- StarFlyer (441, 3,18 %)
- Korean Air (360, 2,60 %)
- Delta Air Lines (204, 1,47 %)
- Asiana Airlines (136, 0,98 %)
- Philippine Airlines (116, 0,84 %)
- United Airlines (100, 0,72 %)
- Hawaiian Airlines (96, 0,69 %)
- outros (8,47 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 18 km ao sul do centro de Tóquio, na localidade de Ota.
Para chegar em automóvel ao terminal 1 do aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes de Tóquio deverão conduzir pela «Expressway Bay Shore Route (em sentido oeste) até à «Kuko Chuo Exit»; os provenientes de Yokohama deverão conduzir pela «Expressway Bay Shore Route» (em sentido leste) até à «Wangan Kanpachi Exit».
E ao terminal 2, os provenientes de Tóquio deverão conduzir pela «Expressway Bay Shore Route (em sentido oeste) até à «Kuko Chuo Exit»; os provenientes de Yokohama deverão conduzir pela «Expressway Bay Shore Route» (em sentido leste) até à «Kuko Chuo Exit».
Para chegar em autocarro aos terminais 1/2 , o passageiro poderá utilizar os autocarros que transitam de / para Tochigi, Ibaraki, Gunma, Saitama, Chiba, Tokyo, Kanagawa, Yamanashi, Shizuoka. Por favor, informe-se sobre os horários e linhas atuais diretamente no sítio: http://www.tokyo-airport-bldg.co.jp/en/access/#t1.
Para chegar em comboio ao terminal 1, o passageiro deverá utilizar a «Keikyu Line» na estação «Keikyu Kamata» e descer no terminal 1 do Aeroporto de Haneda. Além desta, na Estação Hamamatsu-cho o passageiro deverá utilizar a «Tokyo Monorail» e descer no terminal 1 do Aeroporto de Haneda.
Além destas alternativas, há táxis e automóveis de aluguer à disposição.
História
A história do Aeroporto Internacional de Tóquio Haneda começa nos anos 30, quando descolavam aeronaves deste aeroporto com destino ao Japão e à Manchúria. Em 1947 iniciaram-se os primeiros voos internacionais com a Northwest Orient para cidades nos Estados Unidos, China, Coreia do Sul e para as Filipinas. A Japan Airlines iniciou, em 1951, os primeiros voos domésticos a partir de Haneda. Em 1952, os norte-americanos devolveram algumas partes desta base militar ao Japão. Em 1958, foram restituídas as partes restantes.
Nos Anos 50, companhias aéreas europeias começaram a operar a li, dentre as quais: BOAC para Londres; SAS para Copenhaga, com escala em Anchorage. A JAL e a Aeroflot cooperaram em 1967 para cobrir a rota para Moscovo. Outras companhias que operavam àquela altura em Haneda eram: Pan Am, Sabena, Swissair, Canadian Pacific Airlines, Cathay Pacific Airways e Air Siam.
Em 1975, a Japan Asia Airways iniciou a efetuar voos para Taipé; um pouco mais tarde, foi seguida pela China Airlines com voos para Taipé e Honolulu. Até 2002, as ligações internacionais da China Airlines para Taiwan restaram como exceção neste aeroporto destinado a voos domésticos. A retomada do tráfego aéreo internacional deu-se em 2003, com voos low cost oferecidos pela All Nippon Airways, Asiana Airlines, Japan Airlines e Korean Air com dois voos diários, cada, principalmente para o Aeroporto Internacional de Gimpo, em Seul, Coreia do Sul.