Aeroporto Ust - Kut

Aeroporto Ust - Kut

O Aeroporto de Ust-Kut é um aeroporto doméstico que serve à cidade homónima, no Oblast de Irkutsk, divisão federal da Rússia. É servido por companhias aéreas de pequeno porte. Atualmente é administrado pela UTair, detentora da maioria de suas ações. Há planos para convertê-lo futuramente no hub principal da Utair, na Sibéria Oriental.
  • URL: Ust - Kut (UKX)
  • Fuso horário: GMT 8
  • Serviço telefónico: +7 (3955) 5-03-31
  • Morada/Endereço: Ust-Kut Airport, 666780 Ust-Kut, Irkutsk Oblast, Russia
  • Administração: JSC "Airport Ust-Kut"
  • Estacionamento: Sim. Sem cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 8 km ao noroeste do centro de Ust-Kut.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (21.15%), terça-feira (7.69%), quarta-feira (21.15%), quinta-feira (15.38%), sexta-feira (19.23%), sábado (7.69%), domingo (7.69%)
  • Outras denominações: Oust-Kout, Oest-Koet, Усть-Кут

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 8 km a noroeste do centro de Ust-Kut.

Para chegar em autocarro ao aeroporto, os motoristas / os passageiros devem conduzir no anel rodoviário até à saída para autoestrada Nakrasov e, nesta, por cerca de 7.5 km.

Para chegar em micro-autocarro (Маршрутки) ao aeroporto, o passageiro deverá ir para a Estação de Comboios Lena, de onde partem os mini-autocarros 101.

História
A construção do aeroporto começou em 1963, 12 km a norte de Ust-Kut no topo de uma colina. Dispunha de uma pista de terra. A partir do Outono do mesmo ano iniciou sua operação, com vôos de helicópteros.

Em 1966, o aeroporto recebeu o primeiro avião de carga AN-12. Além deste, eram realizados vôos com AN-24 Antonov An-26, IL-14, AN-2, Yak-12, Mi-2, o Mi-4. Durante o inverno, passou a receber aeronaves de transporte de carga IL-76 em uma faixa de terra de neve compactada.

Na década de 1970, aeroporto de Ust-Kut registou um aumento no número de passageiros devido à construção da Ferrovia Baikal-Amur e à abertura de novas áreas de produção de diamantes em Iacútia. E, portanto, foram introduzidos os voos de passageiros com AN-90 e Yak-40. Face ao novo desafio, foi construído um edifício de armazenamento de combustível de aeronaves; de manutenção de base; um armazém de carga; e as unidades de controle UDV e outras estruturas.

Em 1979, foi completada a construção da pista artificial para receber aviões pesados, equipados com um sistema automatizado de aterragem e de sinalização luminosa para garantir o pouso de aeronaves no escuro.

Nos Anos 80, o aeroporto atinge o seu pico e o volume das transferências de cargas garante-lhe uma posição de liderança no Leste da Sibéria. Em 1983, o aeroporto de Ust-Kut transporta 228,3 mil passageiros; 26,7 toneladas de carga; e 536 toneladas de carga postal.

Na década de 90, o volume de trabalho caiu drasticamente, com um declínio anual de 30-40%. Entre 1991 a 2001, a transferência anual de mercadorias diminuiu em 10 vezes (de 18,3 toneladas para 1,8 toneladas); e o número de passageiros - em 15 vezes (de 111 mil pessoas para 7,2 mil pessoas/ano).

Então três empresas: SE "Airline" Ust-Kutavia "(Operação de Aeronaves), SE Aeroporto Ust-Kut (operação do aeroporto), e Ust-Kut escritório de controle de tráfego aéreo assumiram o aeroporto. Desde 1993, o principal operador do aeroporto é uma sociedade anônima "Airport Ust-Kut.

Em 2000, o aeroporto possuía a infraestrutura necessária para o serviço de carga em aviões e helicópteros, incluindo grandes volumes. Foi substituída a sinalização luminosa PIB; realizados serviços de reparação; realizada a manutenção do PIB.

Em 2007 o controle acionário do aeroporto foi assumido pela companhia aérea UTair, que planeja usá-lo como seu hub principal na Sibéria Oriental.