Aeroporto Wellington
Atualmente, em Wellington, há voos regulares domésticos e internacionais para vários destinos, entre outros: Auckland, Blenheim, Brisbane, Chatham, Christchurch, Dunedin, Gisborne, Hamilton, Invercargill, Kaikoura, Melbourne, Nadi, Napier, Nelson, New Plymouth, Palmerston North, Picton, Queenstown, Rotorua, Sydney, Taupo, Tauranga, Timaru, Wanganui, Westport, Whakatane e Whangarei, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 12
- Serviço telefónico: +64 4 385 5100 (24 hours)
- Morada/Endereço: Wellington International Airport, Stewart Duff Drive, PO Box 14175, Rongotai, Wellington, New Zealand
- Administração: Wellington International Airport Ltd.
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Wellington (4 km), Lower Hutt (15 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a 5 km ao sudeste do centro de Wellington, sendo acessível pela autoestrada SH1 «Cobham Drive».
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.18%), terça-feira (13.12%), quarta-feira (14.55%), quinta-feira (14.97%), sexta-feira (16.19%), sábado (12.54%), domingo (14.45%)
- Outras denominações: Te Whanganui-a-Tara, Velingtonas, Vellinqton, Welington, Velington, Велингтон, Веллингтон, Уелингтън, Ουέλλινγκτον, Веллінгтон, וולינגטון, ولينغتون, ويلينغتون, ولینگتون, ওয়েলিংটন, વેલિંગ્ટન, 웰링턴, Վելինգտոն, वेलिंग्टन, ולינגטון, ველინგტონი, वेलिंगटन, ウェリントン, เวลลิงตัน, 威靈頓, 惠灵顿, 惠靈頓
Destinos mais populares a partir de Wellington (Voos semanais )
- Aeroportos Auckland (148, 17,79 %)
- Aeroportos Nelson (90, 10,82 %)
- Aeroportos Blenheim (87, 10,46 %)
- Aeroportos Christchurch (84, 10,10 %)
- Aeroportos Sydney - Kingsford Smith (48, 5,77 %)
- Aeroportos Hamilton (Nova Zelândia) (48, 5,77 %)
- Aeroportos Tauranga (37, 4,45 %)
- Aeroportos Napier Hawkes Bay (34, 4,09 %)
- Aeroportos Brisbane (32, 3,85 %)
- Aeroportos Melbourne - Tullamarine (26, 3,13 %)
- outros (23,77 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Air New Zealand (1209, 73,36 %)
- Qantas Airways (96, 5,83 %)
- Jetstar Airways (78, 4,73 %)
- Virgin Australia (16, 0,97 %)
- Fiji Airways (8, 0,49 %)
- outros (14,62 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a 5 km ao sudeste do centro de Wellington.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada «State Highway 1».
Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar os autocarros da empresa «Metlink».
Além destas alternativas, o passageiro poderá utilizar o autocarro 91 («Airport flyer») que liga o terminal com o centro e a estação ferroviária de Wellington e a Lower Hutt e a Upper Hutt; e autocarro 11 («Seatoun») para a cinco minutos do terminal e liga o aeroporto com a Estação de Wellington.
Além destas alternativas, há numerosos táxis e automóveis de aluguer à disposição dos passageiros.
História
Com a criação do Aeroporto de Rangotai, em 1929, deu-se o início da história do Aeroporto de Wellington, inaugurado em 1935. No entanto, este foi fechado em 1947. Após o encerramento do Aeroporto de Paraparaumu, ao norte de Wellington, ele tornou-se o mais movimentado do país em 1949. Em 1956, deu-se a proposta de transferência para o Campo de folfe de Miramar, onde foi construído o novo Aeroporto de Wellington, 1958.
O atual aeroporto foi reaberto oficialmente, em 1959. O Aeroporto de Paraparaumu foi considerado impróprio para receber aeronaves de grande porte devido ao terreno adverso. O terminal doméstico original foi construído como uma medida temporária, em um hangar de ferro corroído. Era famoso por ser superlotado, seus vazamentos e suas correntes de ar. Ele permaneceu visível do «SoundsAir Terminal», de onde havia uma passagem coberta usada para ligar o terminal antigo ao novo, mas já removida.
Em 1981, foi anunciada a construção de um novo temrinal doméstico. Contudo, esses planos não realizaram-se, pois constatou-se em 1983 que os custos da construção duplicar-se-iam. Em 1986, a Air New Zealand e a Ansett New Zealand renovaram-no e construíram um novo terminal como extensão ao terminal internacional. Neste ano iniciaram-se os serviços aéreos domésticos.
Em 1991, foi lançado um plano para o alargamento da pista de taxiamento, no que nada resultou, face aos veementes protestos da população. Em 1992, considerou-se outras alternativas para o aeroporto, em te Horo, Paraparaumu, Mana Island, Vale de Ohariu, Horokiwi, Wairarapa e Pancarrow. Contudo, decidiu-se pela ampliação do sítio existente, em Rongotai.
Em 1999, foi construído e concluído um novo terminal. Desde 1998, o aeroporto pertence à empresa Infratil e â cidade de Wellington. Em 2006, a Air New Zealand e a Qantas anunciaram seu propósito de celebrar um acordo de codeshare