Aeroporto Wellington

Aeroporto Wellington

O Aeroporto Internacional de Wellington é um importante aeroporto que serve à Wellington, a capital e segunda zona metropolitana do país, na Ilha do Norte da Nova Zelândia.

Atualmente, em Wellington, há voos regulares domésticos e internacionais para vários destinos, entre outros: Auckland, Blenheim, Brisbane, Chatham, Christchurch, Dunedin, Gisborne, Hamilton, Invercargill, Kaikoura, Melbourne, Nadi, Napier, Nelson, New Plymouth, Palmerston North, Picton, Queenstown, Rotorua, Sydney, Taupo, Tauranga, Timaru, Wanganui, Westport, Whakatane e Whangarei, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT 12
  • Serviço telefónico: +64 4 385 5100 (24 hours)
  • Morada/Endereço: Wellington International Airport, Stewart Duff Drive, PO Box 14175, Rongotai, Wellington, New Zealand
  • Administração: Wellington International Airport Ltd.
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Wellington (4 km), Lower Hutt (15 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a 5 km ao sudeste do centro de Wellington, sendo acessível pela autoestrada SH1 «Cobham Drive».
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.18%), terça-feira (13.12%), quarta-feira (14.55%), quinta-feira (14.97%), sexta-feira (16.19%), sábado (12.54%), domingo (14.45%)
  • Outras denominações: Te Whanganui-a-Tara, Velingtonas, Vellinqton, Welington, Velington, Велингтон, Веллингтон, Уелингтън, Ουέλλινγκτον, Веллінгтон, וולינגטון, ولينغتون, ويلينغتون, ولینگتون, ওয়েলিংটন, વેલિંગ્ટન, 웰링턴, Վելինգտոն, वेलिंग्टन, ולינגטון, ველინგტონი, वेलिंगटन, ウェリントン, เวลลิงตัน, 威靈頓, 惠灵顿, 惠靈頓

Destinos mais populares a partir de Wellington (Voos semanais )


Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. Air New Zealand (1209, 73,36 %)
  2. Qantas Airways (96, 5,83 %)
  3. Jetstar Airways (78, 4,73 %)
  4. Virgin Australia (16, 0,97 %)
  5. Fiji Airways (8, 0,49 %)
  6. outros (14,62 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a 5 km ao sudeste do centro de Wellington.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada «State Highway 1».

Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar os autocarros da empresa «Metlink».

Além destas alternativas, o passageiro poderá utilizar o autocarro 91 («Airport flyer») que liga o terminal com o centro e a estação ferroviária de Wellington e a Lower Hutt e a Upper Hutt; e autocarro 11 («Seatoun») para a cinco minutos do terminal e liga o aeroporto com a Estação de Wellington.

Além destas alternativas, há numerosos táxis e automóveis de aluguer à disposição dos passageiros.

História
Com a criação do Aeroporto de Rangotai, em 1929, deu-se o início da história do Aeroporto de Wellington, inaugurado em 1935. No entanto, este foi fechado em 1947. Após o encerramento do Aeroporto de Paraparaumu, ao norte de Wellington, ele tornou-se o mais movimentado do país em 1949. Em 1956, deu-se a proposta de transferência para o Campo de folfe de Miramar, onde foi construído o novo Aeroporto de Wellington, 1958.

O atual aeroporto foi reaberto oficialmente, em 1959. O Aeroporto de Paraparaumu foi considerado impróprio para receber aeronaves de grande porte devido ao terreno adverso. O terminal doméstico original foi construído como uma medida temporária, em um hangar de ferro corroído. Era famoso por ser superlotado, seus vazamentos e suas correntes de ar. Ele permaneceu visível do «SoundsAir Terminal», de onde havia uma passagem coberta usada para ligar o terminal antigo ao novo, mas já removida.

Em 1981, foi anunciada a construção de um novo temrinal doméstico. Contudo, esses planos não realizaram-se, pois constatou-se em 1983 que os custos da construção duplicar-se-iam. Em 1986, a Air New Zealand e a Ansett New Zealand renovaram-no e construíram um novo terminal como extensão ao terminal internacional. Neste ano iniciaram-se os serviços aéreos domésticos.

Em 1991, foi lançado um plano para o alargamento da pista de taxiamento, no que nada resultou, face aos veementes protestos da população. Em 1992, considerou-se outras alternativas para o aeroporto, em te Horo, Paraparaumu, Mana Island, Vale de Ohariu, Horokiwi, Wairarapa e Pancarrow. Contudo, decidiu-se pela ampliação do sítio existente, em Rongotai.

Em 1999, foi construído e concluído um novo terminal. Desde 1998, o aeroporto pertence à empresa Infratil e â cidade de Wellington. Em 2006, a Air New Zealand e a Qantas anunciaram seu propósito de celebrar um acordo de codeshare


Estatística de dados climáticos Wellington

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez
20.6
20.6
19.4
17.2
14.4
12.8
11.7
12.2
13.9
15.6
17.2
19.4
16.2
16.4
15.4
13.5
10.9
8.8
8.1
8.8
10.2
11.7
13.3
15.1
13.3
13.3
12.2
10.6
8.3
6.7
5.6
6.1
7.8
8.9
10.0
12.2
17.0
18.0
18.0
17.0
14.0
14.0
13.0
13.0
12.0
14.0
14.0
17.0