Aeroporto Wick

Aeroporto Wick

O Aeroporto de Wick é um importante aeroporto doméstico escocês e serve à cidade homónima, no condado de Caithness, a cerca de 280 km ao norte de Edimburgo, a capital da Escócia, parte do Reino Unido. É administrado pela empresa Highlands and Islands Airports Limited, subordinada ao Ministério dos Transportes e cuja base encontra-se no Aeroporto de Inverness e administra também 10 pequenos aeroportos escoceses.

Atualmente, em Wick, há voos regulares oferecidos para Aberdeen, Newcastle, Humberside e Edimburgo, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Wick (WIC)
  • Fuso horário: GMT 0
  • Serviço telefónico: +44 1955 602 215
  • Morada/Endereço: Wick Airport, Wick, Caithness, KW1 4QP, United Kingdom
  • Administração: Highlands and Islands Airports Limited
  • Estacionamento: Sim. Sem cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 2.5 km ao norte do centro de Wick, sendo acessível pelas autoestradas A882 ou A99.
  • Estações de comboios: O passageiro deverá ir em comboio a partir das estações de Thurso, Inverness e outras até à estação de Wick.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (18.42%), terça-feira (21.05%), quarta-feira (17.11%), quinta-feira (17.11%), sexta-feira (17.11%), sábado (0.00%), domingo (9.21%)
  • Outras denominações: Caithness, Inbhir Uige, Gallaibh

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 2.5 km, diretamente ao norte do centro de Wick.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pelas autoestradas A882 ou A99 até Wick e então, seguir somente a sinalização até ao aeroporto. Por favor, informe-se sobre os horários atuais diretamente na internet: www.stagecoach.co.uk/highlands.

Para chegar em comboio ou de autocarro, o passageiro deverá ir até Wick. Atualmente, não há serviço de transporte em autocarro vaivém/shuttlebus.

História
Este aeroporto era originalmente um aeródromo usado pela companhia aérea Highland Airways Ltd. do Capitão E. E. Fresson (esta, mais tarde: Scottisch Airways Ltd). Entre 1933 e 1939 passou ao controlo do Ministério da Aeronáutica, que o modernizou, construindo pistas pavimentadas, hangares e outros edifícios.

Wick, como aeródromo satélite em Skitten, tornou-se um dos catorze campos de aviação entre a Islândia e Norte Yorkshire, administrado pelo Grupo 18 do Comando Costeiro da RAF (Real Força Aérea Britânica), com sede em Pitreavie. Em 1939, o Esquadrão 269 do Comando Costeiro transferiu-se de Montrose para Wick, a fim de realizar patrulhas de reconhecimento tanto no Atlântico quanto no Mar do Norte.

Em 1940, em um patrulha, o Esquadrão 269 atacou seis submarinos, que reinvindica-se provavelmente destruídos pelos referidos ataques. Em Março de 1940 podia-se medir a intensidade dos ataques alemães pelo número de saídas do Esquadrão 269, que à altura era de 200. Este mês também viu a chegada dos primeiros Lockheed Hudson, que entraram em atividade em Abril. Com o decorrer da guerra, o Hudson americano tornou-se uma aeronave estreitamente ligada com Wick.

Embora o seu afastamento das bases que operavam ataques blitz, Wick não estava inteiramente imune às atenções da Luftwaffe. Tanto que em Outubro de 1940, tanto o aeródromo e a cidade foram alvo de três Heinkel He111, que lançaram bombas altamente explosivas. Milagrosamente somente um Hudson foi destruído e houve apenas 3 baixas civis.

A tarefa do Comando Costeiro era a proteção dia-e-noite das rotas marítimas em torno da Grã-Bretanha e as linhas atlânticas vitais ao país, o que perdurou até ao final da guerra, em 1945. Duas quizenas antes da declaração formal da guerra e do início das hostilidades, o Comando Costeiro havia já sido totalmente mobilizado e muitas patrulhas aéreas cobriam o Mar do Norte, o Canal da Mancha e as proximidades ocidentais.