Frota
Atualmente, a frota da Austrian Airlines é composta de 76 aeronaves dos seguintes modelos: Airbus A 319 (7), Airbus A 320 - 200 (9), Airbus A 321 - 100 (6), Boeing B-767 - 300ER (6), Boeing B-777 - 200ER (4), De Havilland DHC-8 Dash 8 (13), Fokker 70 (9) e Fokker F.100 (15).
História
Esta companhia aérea existe desde os anos 30 do século XX. Originariamente seu hub encontrava-se ao norte do centro de Viena, no Aeroporto de Aspern, que era o mais moderno e o maior aeroporto em 1912. Em 30 de Setembro de 1957, finalmente deu-se a fusão das companhias aéreas Air Austria e a Austrian Airways: a austríaca Luftverkehrs A.G. Depois de um longo planejamento estratégico de construção, deu-se o voo inicial em 31.03.1958 de Viena para Londres. Nos anos seguintes esta teve um grande êxito e possuia uma frota muito grande de aviões Douglas DC-9 que foram utilizados em trajetos de curta e longa distâncias. Em 1976, a companhia aérea, até então regional dominante, enfrentou concorrências. Muitos passageiros austríacos da Estíria e Caríntia voavam a partir de então do aeroporto de Maribor, a antiga companhia aérea jugoslava INEX-Adria Airways reaberta e, com isto, oferecia uma alternativa mais económica. Mas a Austrian não deixou-se impressionar especialmente com a nova concorrência. Com isto, os destinos foram coordenados com êxito. Com isto, ela pôde também ordenar mais aviões nos anos oitenta do construtor de aviões Douglas, em Santa Mônica, na Califórnia.
Nos Anos 90, quando muitas companhias aéreas começaram a ligar-se por alianças extra-nacionais, a Austrian foi uma das primeiras, que - sob a liderança da Swiss Air - tornaram-se grupos qualificados. Depois de uma disputa financeira com a parceira Swiss-Air no final do último século e com a compra da Lauda Air e sua integração na Austrian Airline Group, ao qual também ainda pertence a Austrian Arrows, a Austrian Airline Group decidiu tornar-se membro da Star Alliance Gruppe. Com esta decisão estratégica, a Austrian tornou-se também a líder de mercado para voos em países do leste europeu.
Em 2009, a Austrian Airlines tornou-se uma subsidiária da Deutsche Lufthansa.
Destinos
Atualmente, a Austrian e suas parceiras - Laudair e Austrian Arrows - transportam mais de dez milhões de passageiros e atendem a cerca de 130 destinos em todos os continentes, como por exemplo, para Moscovo, Banguecoque, Chicago, Cairo, Sarajevo, Tóquio e Erevã, onde há outras ligações possíveis.