Frota
Atualmente, a frota do Grupo SATA é composta por aeronaves dos seguintes modelos: Airbus A 310 - 300, Airbus A 320 - 200, Bombardier Q200, Bombardier Q400.
História
SATA Air Açores surgiu, com a fundação da Sociedade Açoriana de Estudos Aéreos, Limitada, em 21 de Agosto de 1941. Em 1947, foi alterada a sua designação para Sociedade Açoriana de Transportes Aéreos, Limitada. A 15 de Junho, a SATA iniciou os voos, fazendo ligações aérea entre as ilhas de São Miguel, de Santa Maria e Terceira.
Em 1969, foi inaugurado o Aeroporto de Nordela, atualmente, João Paulo II. É ainda a base operacional da SATA. Em 24 de Agosto de 1971, é inaugurado o Aeroporto da Horta e, em 1972, o Aeroporto das Flores. Entre 1981 e 1983 foram construídos aeroportos nas ilhas açorianas restantes.
A SATA International é uma filial da SATA Air Açores. Foi o resultado da aquisição e transformação da companhia de táxi aéreo “Oceanair”, que em 1998 altera sua denominação para SATA International.
Foi inicialmente uma empresa privada, que tornou-se uma empresa pública sob tutela do Governo Regional do Açores. Foi comprada ao Grupo Bensaúde - 50% das acções pertencente ao Governo Regional dos Açores e as restantes, à TAP Air Portugal.
Em 1985, iniciaram-se os voos charters para a América do Norte. A Azores Express, efetua ligações aéreas charter dos Açores para os EUA. A SATA Express efetua voos para o Canadá.
Destinos
Atualmente, a malha aérea da SATA Internacional serve aos seguintes destinos: São Miguel (Ponta Delgada), Terceira, Faial (Horta), Santa Maria, Madeira (Funchal), Lisboa, Porto, Faro, Cabo Verde, Madrid, Paris, Londres, Manchester, Newcastle, Dublin, Amsterdão / Amsterdã, Frankfurt, Zurique, Boston, Providence, Toronto, Montreal, Oakland, Salvador (Bahia), Porto Seguro.
A SATA Air Açores serve aos seguintes destinos: São Miguel, Santa Maria, Terceira (Lajes), Pico, São Jorge, Graciosa, Faial, Flores, Corvo, Madeira, Porto Santo, Gran Canaria.