Frota
Atualmente, a frota da Japan Airlines é composta por 121 aeronaves dos seguintes modelos: Airbus A 300 - 622R (6); Boeing B-767 - 300 (18); Boeing B-767 - 300ER (25); Boeing B-777 - 200 (16); Boeing B-777 - 200ER (11); Boeing B-777 - 300 (7); Boeing B-777 - 300ER (14); e Boeing (McDonnell Douglas) MD-90 (16).
História
A Japan Airlines surgiu em Agosto de 1951, com o reconhecimento do governo japonês da necessidade da existência de uma companhia aérea confiável no crescimento do país após a Segunda Guerra Mundial. Em Outubro de 1951, iniciou suas operações com três aeronaves com destinos a várias cidades japonesas a partir de Tóquio. Em Agosto de 1953, a Dieta japonesa aprovou uma lei que objectivava a formação de uma companhia aérea estatal, a Japan Air Lines. Em Fevereiro de 1952, a Japan Airlines iniciou suas operações internacionais, com voos entre Tóquio e São Francisco, com escalas em Honolulu e Wake Island. Em 1960, esta companhia recebeu seu primeiro jato - um Douglas DC-8. Logo depois, a direcção da JAL decidiu re-equipar a frota somente com aeronaves deste tipo. Em 1965, a metade das receitas eram geradas pelas rotas transpacíficas para os E.U.A.
Com a promulgação da „Constituição da Aviação“, em 1972, foi garantido à JAL o status de transportadora de bandeira internacional. Também foi-lhe permitido operar serviços domésticos em concorrência com a All Nippon Airways. A crescente demanda de passageiros e de novos destinos contribuiu para o crescimento da frota. Foram adquiridos os Boeing 747, Boeing 727, McDonnell Douglas DC-10. Em 1978, a JAL iniciou seus voos para São Paulo e Rio de Janeiro, via Anchorage e San Juan. Mas, nos anos 80, esta escala foi modificada para Los Angeles e JFK, em Nova York.
O processo de desregulamentação iniciou-se em finais dos anos 70, o que resultou na completa privatização da Japan Airlines em 1987. Consequentemente, deu-se também uma abertura para a concorrência entre a All Nippon Airways, a Japan Air System e a JAL. Com isto, a JAL foi reorganizada: em serviço internacional, serviço doméstico e cargas. Ainda mantinha seu centro principal em Chiyoda.
Destinos
A malha aérea da Japan Airlines serve aos seguintes destinos domésticos e internacionais: Amsterdão; Banguecoque; Beijing; Brisbane; Busan; Chicago; Dalian; Déli; Denpasar; Frankfurt; Fukuoka; Guam; Guangzhou; Hangzhou; Hanói; Hiroshima; Ho Chi Minh City; Hong Kong; Honolulu; Jacarta; Kagoshima; Kona; Kaohiung; Komatsu; Kuala Lumpur; Las Vegas; Londres; Los Angeles; Manila; Cidade do México; Milão; Moscovo; Nagóia; Nova York; Niigata; Okinawa; Osaka; Papeete; Paris; Qingdao; Rome; San Francisco; São Paulo; Sapporo; Sendai; Seul Gimpo; Seul Incheon; Xangai Pudong; Xangai Hongqiao; Singapura; Sydney; Taipé; Tianjin; Tóquio Narita; Tokyo Haneda; Vancouver; Xi An; Xiamen; Zurique