Aeroporto Birmingham

2 Rotas-de-voo de & para Birmingham (BHX)

Voos Faro (FAO) - Birmingham (BHX)
Jet2.com (LS1222, LS1296, LS3174), TUI Airways (BY7709, BY7407), Thomas Cook Airlines UK (MT1411)
34,37 €

Aeroporto Birmingham

O Aeroporto de Birmingham é um aeroporto doméstico que serve à região homónima, tida como a segunda maior cidade do país, no distrito metropolitano de Solihull, no condado das Midlands Ocidentais, ao centro do Reino Unido. É o quinto aeroporto britânico mais importante, quanto ao volume de tráfego aéreo.

Atualmente, em Birmingham, há voos domésticos e internacionais para vários destinos, entre outros:Amristsar, Belfast - International, Billund, Bruxelas, Cork, Dublin, Dusseldorf, Edimburgo, Funchal, Gotemburgo - Landvetter, Grã-Canária, Hamburgo, Hanôver, Islamabade, Málaga, Milão - Malpensa, Munique, Newcastle upon Tyne, Orlando - Stanford, Paris - Charles de Gaulle, Shannon, Toulouse, Zurique, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT 0
  • Serviço telefónico: +44 (0) 844 576 6000
  • Morada/Endereço: Birmingham International Airport Ltd., Birmingham, B26 3QJ, United Kingdom
  • Administração: Birmingham International Airport plc
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências; um edifício-garagem com vários andares.
  • Cidades próximas: Birmingham (12 km), Sutton Coldfield (13 km), Coventry (14 km), West Bromwich (18 km), Dudley (23 km), Walsall (24 km), Wolverhampton (30 km), Worcester (42 km), Leicester (46 km), Derby (56 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 11 km ao sudeste do centro de Birmingham, sendo acessível pela saída 6 da autoestrada M42; ou na via-expressa A45, em direção à Coventry.
  • Estações de comboios: Aeroporto Internacional de Birmingham: vaivém/shuttlebus Air-Rail-Link gratuitos até à estação ferroviária (Birmingham New Street) e National Exhibition Center; autocarros regionais para o centro da cidade.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (15.48%), terça-feira (14.39%), quarta-feira (14.18%), quinta-feira (14.25%), sexta-feira (15.48%), sábado (12.42%), domingo (13.80%)
  • Outras denominações: Бирмингем, Бірмінгем, Бірмінгэм, Бирмингам, Μπέρμιγχαμ, Birmingem, برمنغهام, بیرمنگام, બર્મિંગહામ, ברמינגהאם, बर्मिंघम, バーミンガム, ბირმინგემი, 버밍엄, Birmingamas, बर्मिंगहॅम, เบอร์มิงแฮม, 伯明翰

Destinos mais populares a partir de Birmingham (Voos semanais )


Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. Jet2.com (338, 11,68 %)
  2. Aer Lingus Irish Airlines (214, 7,39 %)
  3. Transavia France (186, 6,43 %)
  4. Air France (184, 6,36 %)
  5. Lufthansa (184, 6,36 %)
  6. easyJet (144, 4,98 %)
  7. TUI Airways (130, 4,49 %)
  8. Wizz Air (124, 4,28 %)
  9. flybe (122, 4,22 %)
  10. KLM (116, 4,01 %)
  11. outros (39,8 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a 11 km ao sudeste do centro de Birmingham.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir até à saída 6 da autoestrada M42, em direção à Birmingham e, em seguida, seguir a sinalização. Poderão também conduzir pela autoestrada A45, no sentido de Conventry.

Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir até a estação ferroviária «Birmingham New Street Station», por onde circula a carreira «West Coast Main Line», que liga Londres à Edimburgo. Na estação, há o vaivém/shuttlebus gratuito da Air Rail Link, que circula entre a estação e o aeroporto em apenas 2 minutos.

Além destas alternativas, diariamente - de manhã até à noite, partem os autocarros da empresa de transporte urbano e regional, por exemplo, de Solihull, Coventry, Tamworth ou Atherstone para o aeroporto.

História
Em 1928, o Concelho da Câmara de Birmingham decidiu construir um aeroporto municipal. Com a Grande Depressão de 1929, deram-se atrasos nos planos, que foram apresentados em 1933 e designaram Elmdon como o local para o aeroporto. Em 1939, foi inaugurado o Aeroporto de Elmdon, com serviços iniciais para Croydon, Glasgow, Liverpool, Shoreham, Manchester e Southampton.

Durante a Segunda Guerra Mundial, foi requisitado pelo Ministério da Aeronáutica e usado como aeroporto militar pela RAF e a Força Aérea Real, como escola de pilotagem. Nesta altura, as pistas de grama foram substituídas por pistas pavimentadas. Em 1945, o aeroporto voltou ao uso civil, mas sob o controlo governamental.

De 1946 a 1970, no período Pós-Guerra, foram realizados muitos eventos no sítio, tais como salões aéreos e corridas. Em 1960, Birmingham assume o controlo do aeroporto. E, em 1961, foi inaugurado um terminal adicional para atender ao tráfego internacional, chamado «The International Building». Em 1967, a pista principal foi ampliada, de modo a permitir operações de jato, com serviços para Nova Iorque.

Em 1984, nasce o aeroporto atual. Um novo terminal foi aberto do lado leste da pista, adjacente à Estação Ferroviária Internacional de Birmingham e ao Centro Nacional de Exposições, capaz de atender a cerca de 3 milhões de passageiros por ano. Mas o terminal e a torre de controlo originais de 1939, em art deco, continuam em uso como escritórios, ao oeste da pista.

Em 1987, a propriedade do aeroporto foi transferida para o Aeroporto Internacional de Birmingham. Em 1991, foi inaugurado o segundo terminal, o «Eurohub», que duplicou a mais a capacidade do aeroporto. Este terminal foi projetado em forma radial (hub-and-spoke) para o uso da British Airways e suas parceiras, de modo que as transferências tornassem-se mais fáceis.

Em 1993, o governo restringe investimentos e isto significava que o aeroporto só poderia expandir com financiamento do setor privado. Então 51% das ações da Câmara de Birmingham foram vendidas a investidores para reestruturar o aeroporto a partir de 1997.

Em 2000, o aeroporto foi reinaugurado, com a implantação de uma nova alfândega, salão de imigração, doze novas lojas, novas áreas de recolha de bagagem, saguão de chegada, ums área de embarque com très pontes, 16 novos balcões de check-in e a ligação entre o Terminal Um e o Terminal Dois, anteriormente «Eurohub». E, na sequência, a AirRail link substituiu o antigo sistema ferroviário que ligava o aeroporto à Estação de Comboios de Birmingham.

Durante os primeiros 10 anos do século XXI, o aeroporto ganhou diversas linhas e atraiu diversas companhias aéreas. Em 2007, o Aeroporto de Birmingham foi premiado como o melhor aeroporto da Europa, com cerca de 10 milhões de passageiros. Em 2010, o aeroporto anunciou a fusão dos Terminais 1 e 2, para "melhorar o fluxo dos passageiros e a eficiência operacional, bem como a criação de uma central de segurança única e pontos de encontro e de chegada maiores, um shopping maior e uma oferta de catering mais ampla".


Estatística de dados climáticos Birmingham

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez
5.3
6.0
9.1
12.2
15.6
18.8
20.2
20.0
17.2
13.0
8.8
6.4
4.0
3.8
5.9
8.5
11.5
14.6
16.3
16.1
13.8
10.2
6.8
4.7
1.6
1.5
2.7
4.7
7.3
10.4
12.3
12.1
10.3
7.3
4.7
2.9