Aeroporto Coventry - Baginton

O Aeroporto de Coventry é um importante aeroporto regional britânico e serve à localidade homónima, uma cidade industrial no condado de West Midlands, ao centro-sudoeste do Reino Unido. É um hub de operações importante da companhia aérea Thomson Airways, que pertence à empresa alemã TUI e que assumiu a administração do aeroporto.

Atualmente, em Coventry, há voos regulares para Dublin, Frankfurt, Lille e Maastricht, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Coventry - Baginton (CVT)
  • Fuso horário: GMT 0
  • Serviço telefónico: +44 24 7630 8600
  • Morada/Endereço: Coventry Airport, Coventry Airport South, Siskin Parkway West, Coventry CV3 4PB, United Kingdom
  • Administração: West Midlands International Airport Ltd.
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Coventry (7 km), Birmingham (32 km), Sutton Coldfield (32 km), Leicester (38 km), West Bromwich (39 km), Northampton (43 km), Dudley (43 km), Walsall (44 km), Wolverhampton (50 km), Worcester (53 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 8 km ao sul do centro de Conventry, sendo acessível pela autoestrada expressa A45, em sentido sul até ao aeroporto.
  • Estações de comboios: O passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Coventry «Coventry Rail Station» e prosseguir com o autocarro 737, que parte a cada hora diariamente até ao aeroporto.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (0.00%), terça-feira (0.00%), quarta-feira (0.00%), quinta-feira (0.00%), sexta-feira (0.00%), sábado (0.00%), domingo (0.00%)
  • Outras denominações: West Midlands Airport, Koventri, Кавентры, Ковентрі, Ковентри, Ковентры, Ковънтри, Κόβεντρι, Κόβεντρυ, קובנטרי, كوفنتري, کاونتری, コヴェントリー, ქოვენთრი, 코번트리, 考文垂, कोवेन्ट्रीय, โคเวนทรี

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 8 km ao sul do centro de Coventry, próximo à localidade de Beginton.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes de outros sítios deverão conduzir pela autoestrada A45, em sentido sul, até ao aeroporto.

Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Coventry «Coventry Rail Station» e prosseguir com o autocarro da linha 737 que parte a cada hora, entre 06.00 h e 23.00 h. O trajeto é percorrido em cerca de 15 minutos.

História
Em 1933, o Concelho da Cidade de Conventry decidiu construir um aeroporto civil perto da cidade de Baginton. Em 1936, foi inaugurado. E Armstrong Whitwhorth, proprietário de uma fábrica de aeronaves, próxima ao Aeródromo de Whitley, decidiu construir outra fábrica próxima a este aeródromo.

Durante a Segunda Guerra Munidal, foi utilizado como base aérea pela Royal Air Force, sob o nome de RAF Baginton. Na Década de 1940, foi danificado pelos ataques da Luftwaffe alemã. Depois da guerra, retornou ao uso civil, transportando passageiros e cargas. Na Década de 1960, iniciou serviços paras as Ilhas do Canal. Durante a Década de 1980, a companhia aérea West Midlands iniciou serviços de férias para a Espanha, Itália e Áustria e também para Veauvais, na França e para o Aeroporto de Ostende.

Em 1982, o Papa João Paulo II visitou o aeroporto, como parte de sua visita ao Reino Unido.

Entre 1994 e 1995, bezerros foram transportados de Coventry para o Aeroporto de Amsterdão/Amsterdã, para que estes fossem distribuídos em toda a Europa. E, com isto, a cidade tornou-se um foco dos manifestantes pelos direitos dos animais.

Em 2001, o aeroporto foi vendido à TUI AG que iniciou voos regulares internacionais, sob a marca Thomsonfly. Apesar de toda a oposição de grupos ambientalistas, que não foram bem sucedidos na justiça, os voos expandiram-se nos anos seguintes. Em 2008, a Thomsonfly anunciou que deixaria as operações de transporte de passageiros. Mas o transporte de carga permaneceu ativo.

Em 2009, o aeroporto de Coventry foi posto à venda. Os proprietários terceirizaram a segurança e também o Controlo do Tráfego Aéreo para a Marshall Aerospace. Em Dezembro de 2009, a CAA fechou o aeroporto imediatamente.

Em 2010, uma empresa suíça anuncia o seu interesse em adquiri-lo. Então o grupo Patriot Aviation assume o controlo do Aeroporto de Coventry, que foi reinaugurado em 2010.