Aeroporto London - Oxford

O Aeroporto de Londres-Oxford, conhecido como Oxford Airport, é um aeroporto doméstico na localidade de Kidlington e que serve às cidade homónima, no condado de Oxfordshire e à capital do Reino Unido. É o único aeroporto comercial atualmente, entre os aeroportos de Londres e Birmingham. Sua administração é realizada pela Oxford Aviation Services Limited.

Atualmente, em Londres-Oxford, há voos regulares para Jérsei e Isle of Man, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: London - Oxford (OXF)
  • Fuso horário: GMT 0
  • Serviço telefónico: +44 1865 290-600 / 710
  • Morada/Endereço: Oxford Airport, Langford Lane, Kidlington, Oxfordshire, OX5 1RA, United Kingdom.
  • Administração: Oxford Aviation Services Ltd.
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Oxford (10 km), Reading (50 km), Cheltenham (53 km), Northampton (55 km), Luton (62 km), Slough (63 km), Gloucester (64 km), Watford (66 km), Coventry (66 km), Worcester (73 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 9 km ao norte de Oxford, sendo acessível pelas autoestradas nacionais A44 e A4260.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (0.00%), terça-feira (0.00%), quarta-feira (0.00%), quinta-feira (0.00%), sexta-feira (0.00%), sábado (0.00%), domingo (0.00%)
  • Outras denominações: Oxford-Kidlington, Kidlington, Oxford, Оксфорд, オックスフォード, אוקספורד, 옥스퍼드, أكسفورد, 牛津, آکسفورڈ, ऑक्सफ़ोर्ड

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 9 km ao norte de Oxford, na localidade de Kidlington.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pelas Motorways A44 e A4260. Oxford encontra-se a cerca de 80 km ao noroeste da região metropolitana de Londres.

Para chegar em autocarro ao aeroporto, os passageiros provenientes dos aeroportos Londres Gatwick/Heathrow deverão tomar os autocarros da empresa «Oxford Express Bus» para Oxford-gloucester Green; ou o «Jetlink», de Londres-Luton; ou o «Jetlink 757», de Londres-Stansted.

Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro proveniente de Londres-Gatwick, Londres-Paddington ou de Reading poderá seguir num comboio da First Great Western até à Oxford City Railway Station. De lá, há autocarros (rota 2 A/B/C) da empresa «Oxford Bus Company» que circulam regularmente entre o aeroporto e esta estação. A viagem dura cerca de 40 minutos.

História
O aeroporto foi estabelecido originalmente pelo Concelho da Cidade de Oxford para operar como aeroporto municipal. Contudo, com a eclosão da Segunda Guerra Munidal, tornou-se um centro de formação de pilotos, de serviços charter, de manutenção e de instalações.

Em 1968, foi o segundo aeroporto britânico quanto ao volume de passageiros transportados.

Em 1981, foi vendido por um valor simbólico. Em 2007, os empresários David e Simon Reuben compraram-no. Em 2009, foi rebatizado como Aeroporto Londres Oxford. No entanto, foi criticado o fato de Londres figurar em seu nome, pois o aeroporto encontra-se a cerca de 95 km de Marble Arch.

Em 2010, o aeroporto anunciou o lançamento de voos diários para Edimburgo, realizados pela Vasity Expresso. Mas estes encerram-se uma semana depois, pois a companhia faliu.

Em 2011, foi anunciada a rota Oxford - Nova Iorque, via Dublin. E, em 2012, a Manx2 anunciou o início de um serviço regular entre Oxford e a Ilha de Man.