Aeroporto Leeds - Bradford
Atualmente, em Leeds-Bradford, há voos regulares, charter e sazonais para Aberdeen, Alicante, Amsterdão / Amsterdã, Antália, Barcelona, Belfast-City, Belfast-International, Bergerac, Berlim-Brandemburgo, Bodrum, Bristol, Bruxelas, Budapeste, Burgas, Chambéry, Chania, Corfu, Cós, Cracóvia, Dalamã, Dinard, Dublin, Dubrovnik, Dusseldorf, Edimburgo, Enfidha, Exeter, Faro, Fuerteventura, Gdansk, Genebra, Glasgow-Internacional, Ibiza, Ilha de Man, Innsbruque, Iráclio, Iráclio-Creta, Islamabade, Jedá, Jérsei, Kaunas, Knock, La Rochelle, Lançarote, Larnaca, Las Palmas de Grã Canária, Limoges, Madeira, Málaga, Malta, Menorca, Milão-Bérgamo, Milão-Ório al Sério, Minorca, Montepellier, Múrcia, Nantes, Nice, Ólbia, Pafos, Palma de Maiorca, Paris - CDG, Pisa, Praga, Reus, Riga, Rodes, Roma - Fiumicino, Salzburgo, Sharm el-Sheikh, Southampton, Tenerifa-Sul, Toulouse, Veneza-Marco Polo, Veneza-Treviso, Weeze e Zaquintos, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 0
- Serviço telefónico: +44 871 288 2288
- Morada/Endereço: Leeds Bradford International Airport, Leeds LS19 7TU, United Kingdom
- Administração: Leeds Bradford International Airport Limited
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Leeds (9 km), Bradford (11 km), Huddersfield (25 km), York (39 km), Oldham (46 km), Rotherham (52 km), Manchester (55 km), Blackburn (56 km), Sheffield (57 km), Bolton (60 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 14 km ao nordeste do centro de Bradford, sendo acessível pela autoestrada A658; e a cerca de 18 km ao noroeste do centro de Leeds, pela A65 «West Street/Kirkstall Road» até à saída à direita para a A658 «Green Li
- Estações de comboios: Na estação ferroviária de Bradford «Bradford Railway Station» há várias ligações em autocarro vaivém/airshuttle com os autocarro-metroconnect 737 e 747 e, na estação «Leeds Railway Station», seguir no autocarro-metroconnect 757.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (16.33%), terça-feira (12.51%), quarta-feira (12.23%), quinta-feira (14.38%), sexta-feira (15.78%), sábado (12.19%), domingo (16.56%)
- Outras denominações: Leeds Airport, Лідс-Бредфорд, Лийдс-Брэдфард, Лидс-Брэдфорд, Ληντς-Μπράντφορντ, ليدز, ليدز برادفورد, לידס-ברדפורד, लीड्स-ब्रैडफ़ोर्ड, リーズ-ブラッドフォード, 리즈-브래드퍼드, 利兹-布拉德福德
Destinos mais populares a partir de Leeds - Bradford (Voos semanais )
- Aeroportos Dublin (70, 17,63 %)
- Aeroportos Belfast City (34, 8,56 %)
- Aeroportos Amesterdão - Schiphol (32, 8,06 %)
- Aeroportos Alicante - Elche (27, 6,80 %)
- Aeroportos Tenerife Sul - Rainha Sofia (24, 6,05 %)
- Aeroportos Arrecife - Lançarote (20, 5,04 %)
- Aeroportos Málaga (16, 4,03 %)
- Aeroportos Cracóvia (16, 4,03 %)
- Aeroportos Wroclaw - Strachowice (Breslau) (12, 3,02 %)
- Aeroportos Southampton - Eastleigh (12, 3,02 %)
- outros (33,76 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Jet2.com (248, 30,58 %)
- Aer Lingus Irish Airlines (112, 13,81 %)
- KLM (78, 9,62 %)
- Eastern Airways (38, 4,69 %)
- flybe (32, 3,95 %)
- Wizz Air (16, 1,97 %)
- easyJet (4, 0,49 %)
- outros (34,89 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de14 km ao nordeste do centro de Bradford; e a cerca de 18 km ao noroeste do centro de Leeds, ao norte da cidade de Yeadon.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes de Bradford deverão conduzir pela autoestrada A658 (Bradford-Knaresborough); se provenientes de Leeds, deverão conduzir pela pela A65 «West Street/Kirkstall Road» até à saída à direita para a A658 «Green Line».
Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à estação ferroviária / terminal rodoviário de Bradford «Bradford Interchange Railway and Bus Station» e, prosseguir com o «Metroconnect» 737 ou 747, que partem diariamente para o aeroporto. Pode-se também ir para a «Leeds City Railway» e, prosseguir com o «Metroconnect» 757.
História
Em 1931, foi inaugurado o «Aeródromo Municipal Leeds - Bradford» ou «Aeródromo Yeadon», operado pelo aeroclube de Yorkshire, a encargo da «Leeds and Bradford Corporations». Em 1935, o aeroporto foi ampliado em 35 hectares e voos regulares iniciaram neste ano, com um serviço da «North Eastern Airways», de Londres para Newcastle upon Tyne. Em seguida, Edimburgo-Turnhouse foi acrescentado a este serviço. Em 1935, a Blackpool e West Coast Air Services iniciou um serviço para a Isle of Man.
Em 1936, o serviço Londres/Yeadon/Newcastle/Edimburgo era oferecido três vezes por semana e fazia, inclusive, uma escala em Doncaster. E os voos sazonais entre Yeadon e Liverpool iniciaram-se. A construção do novo terminal iniciou, mas o progresso foi interrompido após um segmento ter sido concluído.
Com a Segunda Guerra Mundial, em 1939, a aviação civil foi interrompida em Yeadon. A Avro construiu uma fábrica fantasma, para produzir aeronaves militares, bem ao norte do aeródromo. E foi construída uma pista de taxeamento para ligar a fábrica ao aeródromo e, com isto, muitas aeronaves voavam primeiramente de Yeadon. E muitas modernizações foram feitas no aeródromo, tais como a adiçaõ de duas pistas e taxiways e uma hangaragem extra, o que levou Yeadon tornar-se importante local para teste de aeronaves militares.
Em 1947, reiniciaram-se os voos civis depois da luta de Geoff Rennard para a criação de um aeródromo em Leeds - Bradford, que teve a permissão de funcionar com aeroclube. Em 1953, foi criada a companhia aérea Yeadon Aviation Ltd. Em 1955, iniciaram os voos para Belfast, Jérsei, Ostend, Southend, Isle of Wight e Dusseldorf. Os voos regulares para Londres iniciaram-se em 1960 e Dublin foi incluído, em seguida. A nova pista foi inaugurada em 1965, ano em que o terminal foi destruído por um incêncio, com a sua reposição em 1968.
Em meados dos Anos 1970, os pacotes de férias tornaram-se muito populares no Reino Unido. Em 1976, partiu o primeiro voo charter de férias para a Península Ibérica, saindo de Leeds-Bradford. Em 1978, com a ampliação das pistas, o aeroporto tornou-se um aeroporto regional. E, com isto, os trabalhos iniciaram-se em 1982 e concluídos em 1984. Estes trabalhos consistiram numa ampliação considerável da pista e do terminal, inaugurado em 1985.
Em 1986, um concorde da Air France, vindo de Paris pousou pela primeira vez em Leeds - Bradford. E os voos charter posteriores, com um concorde da British Airways, continuaram até 2000. Em 1994, o aeroporto recebeu a permissão para operar 24 horas.
Em 2007, quase 3 milhões de passageiros foram atendidos no aeroporto. Esse número deveu-se à introdução de voos regulares da companhia low cost Jet2.com.
Em 2009, o aeroporto perdeu sua ligação direta com Londres. Mas neste ano, a Ryanair anunciou a criação de uma base no aeroporto, oferecendo 17 rotas a partir de 2010. Em 2011, a Ryanair iniciou voos para a Europa de Leste.