Aeroporto Lübeck - Blankensee
Atualmente, em Lübeck, há voos domésticos e internacionais regulares, sazonais e charter para vários destinos, entre outros: Antália, Barcelona, Bérgamo-Ório al Serio, Budapeste, Estocolmo-Skavsta, Gdánsk, Kiev-Zhuliany, Marrakech, Palma de Maiorca, Pisae Samarkand, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +49 451 583 01-0
- Morada/Endereço: Flughafen Lübeck, Blankenseer Straße 101, D-23560 Lübeck
- Administração: Flughafen Lübeck GmbH
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências. Os 15 primeiros minutos são gratuitos.
- Cidades próximas: Lübeck (7 km), Hamburg (55 km), Kiel (70 km), Rostock (98 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 8 km do centro de Lübeck, acessível pela saída «Lübeck-Mitte» (sinalização para o aeroporto) da autoestrada 1 ou na saída «Groß Sarau» da autoestrada A20, em direção ao aeroporto de Lübeck.
- Estações de comboios: A estação ferroviária «Luebeck-Flughafen» encontra-se a cerca de 300 metros ao oeste do terminal.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (0.00%), terça-feira (0.00%), quarta-feira (0.00%), quinta-feira (0.00%), sexta-feira (0.00%), sábado (0.00%), domingo (0.00%)
- Outras denominações: Libek, Lyypekki, Luebeck Blanqensee, Lubeka, Lībeka, Lubecca, Liubekas, Lybeku, Либек, Hamburg Lübeck Airport, Любек, Λίμπεκ, لوبيك, لوبک, ליבק, ლიუბეკი, ลือเบค, リューベック, 뤼베크, 吕贝克
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 8 km ao sul do centro de Luebeck.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada federal 207 ou pelas autoestradas A20/E22 (saída «Ausfahrt Lübeck-Süd»).
Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar o autocarro 6. O trajeto é percorrido em cerca de 30 minutos. Por favor, informe-se sobre os horários atuais diretamente no local ou na internet.
Além desta alternativa, há autocarros vaivém/shuttle da VHH que circulam entre o terminal rodoviário de Hamburgo e o aeroporto regularmente. Os horários estão condicionados aos horários de chegada e partida da Ryanair. O trajeto é percorrido em cerca de 75 minutos.
História
A história do Aeroporto de Luebeck foi iniciada com sua construção em 1916 e concluída em 1917. Depois disto, a Base Aérea de Luebeck iniciou suas operações com o início da Primeira Guerra Mundial, ao cabo da qual foi desativada. Em 1933, foi reaberta e ampliada. Durante o Bloqueio de Berlim, em 1949, a Real Força Aérea usou-a para o transporte de carvão e de refugiados de guerra para a Alemanha Ocidental.
Depois da Reunificação das Alemanhas, o aeroporto cresceu fortemente, com mais e mais companhias aéreas voando a partir dele. Em 2000, a Ryanair começou a operar a rota para Londres-Stansted. E manteve a expansão de sua malha até 2009. A Wizz Air iniciou operações em 2006, com voos de Gdánsk e outras cidades da Europa de Leste. Em 2010, devido à crise financeira e à erupção do vulcão Eyjafjallajökull, houve um decréscimo no número de passageiros e destinos servidos.
A compania neozelandesa Infratil adquiriu 90% das ações do aeroporto em 2005, mas vendeu-as à cidade de Lubeck em 2009. O novo operador do aeroporto esteve procurando um novo investidor, desde então. A cidade de Luebeck anunciou, então, que cortaria as verbas do aeroporto ao final de 2012, caso nenhum novo investidor fosse encontrado até então.