51 Voos diretos baratos de & para Madrid - Barajas (MAD)
Deutsche Lufthansa (LH1802, LH1806, LH1804, LH1800), American Airlines (AA8834), SAS Scandinavian Airlines (SK3346, SK3342), Iberia (IB3191)
TAP Air Portugal (TP1024, TP1018, TP1020), Iberia (IB3111, IB3105), Azores Airlines (S48718, S48694), Etihad Airways (EY5886)
easyJet (U25643), Iberia Express (I23677, I23671, I23673), Iberia (IB3677, IB3671), American Airlines (AA8735, AA8679)
Iberia (IB6827, IB7065), British Airways (BA4287), El Al Israel Airlines (LY9201), LATAM Chile (LA7099, LA8065), Air China (CA7104), Etihad Airways (EY4375)
Iberia (IB3150, IB3280, IB3152), Aegean Airlines (A3703, A3701), TAP Air Portugal (TP7427, TP7449), Air Europa Lineas Aereas (UX1087)
Iberia (IB3232, IB3236, IB3230, IB3234, IB3238), LATAM Chile (LA5411), Air Europa Lineas Aereas (UX1047), Japan Airlines (JL6949)
Iberia (IB3490, IB3482, IB3480, IB3486), Japan Airlines (JL6953), LATAM Chile (LA7140), American Airlines (AA8827, AA8678)
Air Europa Lineas Aereas (UX51), Turkish Airlines (TK9382), Cubana de Aviacion (CU471), Evelop Airlines (E9825), Iberia (IB6621), British Airways (BA4213), FlexFlight (W21725), China Eastern Airlines (MU4507)
Iberia (IB8910), Iberia Express (I23812), British Airways (BA7246), Aeroméxico (AM6863), KLM (KL3329), Air Europa Lineas Aereas (UX6027), Vueling Airlines (VY3447), American Airlines (AA8562)
Iberia (IB3096, IB3092, IB3094), TAP Air Portugal (TP1005, TP1007), British Airways (BA7112), Qatar Airways (QR6901), Air China (CA7043)
Iberia Express (I23912, I23916), Qatar Airways (QR6996), Iberia (IB3916, IB3912), LATAM Chile (LA7115), Aeroméxico (AM6814), Turkish Airlines (TK9388)
Iberia (IB831, IB2001, IB1001, IB631, IB1101), Cathay Pacific Airways (CX1832), LATAM Chile (LA7104), Vueling Airlines (VY1615)
El Al Israel Airlines (LY9203), Qatar Airways (QR5060), British Airways (BA4209), Iberia (IB6025), LATAM Chile (LA7123)
El Al Israel Airlines (LY9203), Qatar Airways (QR5060), British Airways (BA4209), Iberia (IB6025), LATAM Chile (LA7123)
Aeroméxico (AM22, AM24, AM2), Iberia (IB6409, IB6405, IB6403), Finnair (AY5554), El Al Israel Airlines (LY8205)
Deutsche Lufthansa (LH1805, LH1801, LH1807, LH1803), South African Airways (SA7547), ANA All Nippon Airways (NH6096), Iberia (IB3190), Austrian Airlines (OS7448)
Air Europa Lineas Aereas (UX83), Avianca Brazil (O64103)
Iberia (IB8652, IB8656), American Airlines (AA8552)
Société Tunisienne de l'Air-Tunisair (TU607), Air Europa Lineas Aereas (UX1115)
Aeroporto Madrid - Barajas
Além disto, é o hub nonstop mais importantesde ligações intercontinentais para a América do Sul e o principal centro de operações de várias companhias aéreas espanholas, tais como: Iberia ou Spanair.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +34 902 404 -704; +34 913 211 000
- Morada/Endereço: Aeropuerto de Madrid-Barajas, Avenida de la Hispanidad, s/n. 28042 Madrid, Espana
- Administração: AENA
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com 12.500 lugares de estacionamento, dos quais 2.300 ligam o estacionamento e o terminal C por meio de uma ponte e 2.600 disponíveis no estacionamento no terminal A
- Cidades próximas: Alcobendas (9 km), Torrejón de Ardoz (9 km), Madrid (14 km), Alcalá de Henares (17 km), Getafe (25 km), Leganés (25 km), Alcorcón (28 km), Fuenlabrada (31 km), Móstoles (32 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 17 km ao noroeste do centro de Madrid. Os terminais T1 - T3 encontram-se na Motorvia M-13; o terminal T4, na saída 4 da Motorvia M-12.
- Estações de comboios: A linha 8 do metro liga o centro de Madrid ao terminal.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.47%), terça-feira (14.01%), quarta-feira (13.91%), quinta-feira (14.36%), sexta-feira (14.79%), sábado (14.01%), domingo (14.45%)
- Outras denominações: Madril, Madrit, Madryt, Мадрид, Мадрыд, Μαδρίτη, மத்ரித், माद्रिद, മാഡ്രിഡ്, मद्रिद, মাদ্রিদ, मैड्रिड, مدريد, میدرد, مادرید, מדריד, Մադրիդ, მადრიდი, มาดริด, マドリード, 马德里, 마드리드, 馬德里
Destinos mais populares a partir de Madrid - Barajas (Voos semanais )
- Aeroportos Lisboa (378, 4,65 %)
- Aeroportos Roma - Fiumicino (246, 3,02 %)
- Aeroportos Londres - Heathrow (216, 2,65 %)
- Aeroportos Paris - Orly (180, 2,21 %)
- Aeroportos Porto (158, 1,94 %)
- Aeroportos Munique (152, 1,87 %)
- Aeroportos Amesterdão - Schiphol (150, 1,84 %)
- Aeroportos Bruxelas - Zaventem (142, 1,75 %)
- Aeroportos Palma de Maiorca - Sont Sant Joan (141, 1,73 %)
- Aeroportos Barcelona (138, 1,70 %)
- outros (76,64 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Iberia (6882, 42,15 %)
- Air Europa Lineas Aereas (2266, 13,88 %)
- Vueling Airlines (1264, 7,74 %)
- easyJet (376, 2,30 %)
- Air France (368, 2,25 %)
- British Airways (344, 2,11 %)
- Wizz Air (236, 1,45 %)
- Lufthansa (226, 1,38 %)
- TAP Air Portugal (216, 1,32 %)
- American Airlines (162, 0,99 %)
- outros (24,43 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 17 km ao noroeste do «Kilómetro Cero», o ponto central geográfico da Espanha, na Puerta del Sol.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela Autovia M-13 até ao terminal T1 - T3; ou conduzir até à saída 4 da Autovia M-12 ou para M-110.
Para chegar em comboio ao aeroporto, os passageiros podem utilizar a linha metropolitana 8 (Nuevos Ministerios - Aeropuerto T4), que para nos terminais T1 - T3. Esta linha funciona diariamente, entre 06:00 - 02:00 h. O percurso dura entre 15 - 20 minutos.
Além desta alternativa, há ainda os autocarros 101, 200, 822 e 824 que circulam até aos terminais T1 -T3 e os autocarros 201, 204, 827 e 828 até aos terminais T4.
História
Em 1928, o planeamento para a construção de um grande aeroporto foi apresentado pelo arquiteto Luís Gutierrez Soto e pelo engenheiro Marques de los Álamos. Três anos depois, em 1931, foi aberto o campo de aviação, onde realizaram-se os primeiros voos comerciais. Contudo, somente em 1933, estabeleceu-se a rota Madri - Barcelona, pela antiga Postlinie Líneas Aéreas Postales Españolas. Logo depois, estabeleceram-se rapidamoente rotas internacionais para o exterior europeu, destinos próximos a Madrid e na África. No início, o volume anual de passageiros era de 30.000.
A pista inicial, com 1.400 m de comprimento e 48 metros, foi asfaltada em 1944. Até à esta altura, este aeroporto era o mais moderno em toda a Europa.
Em inícios dos Anos 50, começaram os voos intercontinentais para a América do Norte, como por exemplo, para Nova Iorque. E nos anos seguintes, o volume de passageiros anual aumentou rapidamente. Já em meados da década de 50, já haviam passado por este aeroporto cerca de 500.000 de passageiros. Em 1952, construiu-se o terminal 2.
No outono de 1965, deu-se a redenominação para a razão social atual Madrid-Barajas. Ao final dos Anos 60, na era dos Jumbos (Boeing 747) e início da indústria turismo, o número de passageiros subiu para mais de 4 milhões. Então, em 1971, foi construído outro terminal, o atual terminal 1, no qual concentrava-se todo o movimento aéreo internacional. Em 1980, seguiu-se, finalmente, um saneamento geral deste terminal, que terminou antes do início da Copa do Mundo em 1982. A construção de um terminal de cargas ocorreu em 1994.
No Milénio, em 2000, o número de passageiros atingiu a casa dos 30 milhões. Com isto, as capacidades máximas foram atingidas e, portanto, planeou-se a construção de uma nova pista e de um novo terminal, o atual terminal 4. Já em 2006, a construção deste terminal foi concluída. Atualmente, Madrid - Barajas pode atender a cerca de 70 milhões de passageiros. Este número poderá chegar aos 90 milhões.