Aeroporto Montreal - Mirabel International
Atualmente, ele oferece exclusivamente serviços de transporte de mercadorias, serviços de assistência médica e da aviação geral. A Bombardier Aerospace mantém nele uma seção de montagem final de seus jatos regionais. O antigo terminal de passageiros é atualmente uma pista de corridas.
Montreal é servida pelo Aeroporto Internacional Pierre-Elliott-Trudeau («Dorval»), em que há voos internacionais.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT -5
- Serviço telefónico: +1 514-394-7377
- Morada/Endereço: Montréal-Mirabel International Airport, 12300 Rue Services A-4, Mirabel, QC J7N 1E8, Canada
- Administração: Aéroports de Montréal (ADM)
- Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Montreal (33 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 55 km ao noroeste do centro de Montreal, sendo acessível pela autoestrada 15 «Trans Canada Highway» ou pela autoestrada 50.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (25.00%), terça-feira (25.00%), quarta-feira (25.00%), quinta-feira (25.00%), sexta-feira (0.00%), sábado (0.00%), domingo (0.00%)
- Outras denominações: Montreal-Mirabel, 蒙特利尔-米拉贝勒国际机场, נמל התעופה הבינלאומי מונטריאול מירבל, モントリオール・ミラベル国際空港
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 55 km ao noroeste do centro de Montreal, na localidade de Mirabel.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes do centro de Montreal deverão conduzir pela autoestrada 15 «Trans Canada Highway» ou pela autoestrada 50.
História
A história do Aeroporto Internacional Montreal-Mirabel inicia com sua construção em 1975. Foi construído para substituir o Aeroporto de Dorval como o hub aéreo do leste do Canadá, tanto que, entre 1975 e 1997, todos os voos internacionais de / para Montreal eram obrigados a usá-lo. O declínio económico de Montreal em detrimento de Toronto, a distância de Mirabel e a falta de ligações de transporte, tornaram-no desinteressante para as companhias aéreas e passageiros. Face à estes fatos, o Aeroporto de Dorval não foi fechado, como planejado e o Aeroporto de Mirabel assumiu o papel de carga.
Inicialmente tido como motivo de orgulho, Mirabel tornou-se um grande embaraço para as autoridades canadianas, tornando-se um elefante branco. Ironicamente, o Aeroporto de Dorval foi renomeado como Pierre Elliot Trudeau, o político que liderou o projeto de substituir Dorval por Mirabel.