Voos - Canadá

Dicas de viagem sobre o destino: Canadá

Canadá – o país, sua geografia e fatos interessantes

Canadá é um país na América do Norte. Trava intensas relações económicas com E.U.A., seu único país limítrofe ao sul. E ainda com a Gronelândia (Dinamarca) e com as Ilhas de São Pedro e Miquelão, (França).

Politicamente, é uma monarquia parlamentar, parte do Commonwealth (após 1931). A população deste vasto país concentra-se sobretudo em grandes aglomerações urbanas. O Canadá caracteriza-se por sua diversidade étnica, linguística e cultural; e, para mantê-la, o país é organizado em uma federação, como o modelo do mosaico de culturas, do «melting pot». No entanto, tanto o desejo crescente de independência de Quebec do resto do Canadá inglês, como todas as reivindicações dos indígenas caracterizam a sociedade canadense.

No Canadá, há duas línguas oficiais: o inglês e o francês, falado sobretudo no Quebéc, além dos idiomas falados pelas populações inuítes.

Com uma superfície de 10 milhões de km², o Canadá é o segundo maior país em superfície do mundo. Ele possui igualmente as maiores reservas de água potável do planeta. É fronteiriço com os Estados Unidos (ao sul e ao oeste com o Alasca). Também é margeado pelos oceanos Pacífico e Ártico. E, finalmente, compartilha suas fronteiras marítimas com a Gronelândia. Uma grande parte do país é coberta por lagos, rios e florestas e, também, por montanhas, planícies e mesmo por um pequeno deserto. As pradarias concentram-se nas Províncias de Manitoba, Saskatchewan e em certas regiões de Alberta. Estas regiões são consideradas o celeiro do país. Ao oeste da região das pradarias, a cadeia de montanhas «Rocky Mountains» e o Oceano Pacífico dominam a paisagem. Ao Leste, encontramos, entre outras coisas, a Queda do Niagara. 

O ponto culminante do Canadá é o Mount Logan, com cerca de 5.959 m. O maior rio do país é o Mackenzie que corre por 4.241 metros, seguido pelo Rio S. Lourenço, com 3.058 km. O principal lago canadiano é o Lago de Huron, que ocupa cerca de 36.000 km²; o Lago Superior, por sua vez, ocupa cerca de 28.000 km².

Canadá – seu clima e melhor época para visitar

O Canadá possui diferentes zonas climáticas. Ao Norte, o clima é polar (as temperaturas podem descer até -40º). No interior do país, o clima é continental, com invernos frios e verões quentes e com chuvas moderadas. Na costa atlântica, as temperaturas são frescas por causa da Corrente do Labrador. Seis meses do ano, a Baía de Hudson e a Costa do Labrador estão congeladas. Nas regiões da costa atlântica, ao contrário, há um clima ameno, mas pluvioso.

Canadá – saúde, entrada, chegada e prosseguimento de viagem

O sistema de saúde é excelente. Os tratamentos médicos deverão ser pagos antecipadamente em espécie e, portanto, são caríssimas para os estrangeiros. Portanto, recomenda-se um seguro-saúde que assegure o tratamento local, bem como o repatriamento médico aéreo, se necessário.

É necessário portar um passaporte com validade de até 6 meses. Não é necessário visto para permanências até 6 meses. Caso se viaje com miúdos, por favor dirija-se à representação diplomática canadiana responsável pela zona de sua morada. Informações adicionais relevantes são fornecidas nos sítios das autoridades competentes.

Air Transat e Air Canada oferecem inúmeros voos internacionais e domésticos. Os aeroportos de Québec, Toronto, Montréal, Calgary, Edmonton, Halifax e Vancouver são importantes aeroportos internacionais. Face às grandes e consideráveis distâncias canadianas, o transporte aéreo doméstico é essencial, este oferecido por: Air Canada, Air BC, Air Canada Jazz, Horizont Air, Air Alliance, Air Ontario, Air Creebec, Air North, Bearskin Airlines, Canadian North e Air Inuit.

Canadá - sua capital, outras cidades e atrações turísticas

Ottawa é a capital do Canadá. Toronto e Québec são quase equidistantes da mesma. A população da capital é cerca de 1.400 habitantes, com a área metropolitana. A atração mais famosa desta cidade, que vive substancialmente de atividades governamentais, é a colina do Parlamento, onde estão a Câmera e o Senado. Entre os vários museus, indicamos o «Canadian Museum of Civilization», o «Canadian War Museum», a «National Gallery of Canada», o «Canada Aviation Museum». Para aqueles, à busca de emoções, não se deve perder as excursões organizadas em canoas pelas corredeiras do Rio Ottawa.

Toronto é a cidade mais grande do Canadá, com cerca de 2.5 milhões de habitantes que chegam até 5.5, caso se considere a área metropolitana. É o centro económico e financeiro do Canadá e uma jovem cidade universitária, com 3 universidades

Montréal é a segunda cidade canadiana mais grande e se encontra na província francófona de Québec. Toda a área metropolitana conta com cerca de 3.7 milhões de habitantes. Foi fundada em 1642 pelos franceses em uma ilha no rio de S. Lourenço e Ottawa se conjuminam. Seguramente curiosamente é a cidade subterrânea construída para se fugir ao frio durante o inverno.

Vancouver é uma das cidades canadianas mais grandes: em sua área metropolitana habitam a cerca de 2.2 milhões. Vancouver encontra-se na costa ocidental, no Oceano Pacífico e está a cerca de 45 km dos Estados Unidos. É uma cidade extremamente multicultural, com uma minoria de chineses (30%). Próximo à cidade encontra-se a montanha «Grouse Mountain», onde se pode praticar o esqui e o «snowboard», graças às boas estruturas esportivas.