Aeroporto Oslo - Sandefjord (Torp)

Aeroporto Oslo - Sandefjord (Torp)

O Aeroporto Internacional Sandefjord, conhecido como Oslo-Sandefjord ou Oslo-Torp, é um importante aeroporto regional naNoruegae serve à cidade homónima, na província Vestfold, ao sudoeste do país. É o único aeroporto norueguês não administrado pelas autoridades aeronáuticas AVINOR.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT 1
  • Serviço telefónico: +47 33 42 70-00
  • Morada/Endereço: Sandefjord Airport, Torpveien 130, 3241 Sandefjord, Norway
  • Administração: Sandefjord Lufthavn AS
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 2.300 lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Oslo (86 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 8 km ao norte de Sandefjord, exatamente entre Kullerød e Stokke; sendo acessível pela autoestrada da Europa E-18 até à saída «Fokserød».
  • Estações de comboios: O passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Sandefjord e prosseguir de táxi ou de autocarro do aeroporto «Telemark Ekspressen».
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (16.38%), terça-feira (11.70%), quarta-feira (16.47%), quinta-feira (13.26%), sexta-feira (16.95%), sábado (8.85%), domingo (16.39%)
  • Outras denominações: Sandefjord, Oslo-Torp, Torp, Sandefjordas, Sandefjordi, Осло-Санефьор, Осло-Сандефјорд, Осло-Саннефьорд

Destinos mais populares a partir de Oslo - Sandefjord (Torp) (Voos semanais )


Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. Wizz Air (220, 28,68 %)
  2. Wideroe (197, 25,68 %)
  3. KLM (38, 4,95 %)
  4. Norwegian Air Shuttle (16, 2,09 %)
  5. outros (38,6 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 8 km ao norte de Sandefjord e a cerca de 115 km ao sul de Oslo, próximo à localidade de Stokke.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes de Sandefjord ou Oslo deverão, primeiro, conduzir até à saída «Fokserød» («Kullerød») da autoestrada da Europa E-18 e, a partir de então, deverá seguir a sinalização existente na autoestrada principal «Torpveien».

Para chegar em comboio ou de autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Sandefjord / ao terminal rodoviário e prosseguir com o autocarro do aeroporto «Telemark Ekspressen» ou de táxi até ao aeroporto.

Além destas ligações, há também uma oferta de serviços dos «Telemarken Ekspressen» de Seljord, Bø, Ulefoss, Skien, Porsgrunn, Torp und Tønsberg. E há também um shuttlebus que circula conforme os horários de partida e chegada das companhias aéreas Ryanair e Wizzair.

História
A história do aeroporto começa em 1952, quando o governo norueguês informa à OTAN que não aceitaria as forças aéreas norte-americanas em Vestfold, durante os tempos de paz. Embora nenhum soldado ou aeronaves estivessem postados ali, a OTAN resolveu financiar o aeroporto em Sandfjord.

Mas o início factual de Torp, deu-se com o memorando militar da NATO ao governo norueguês, em 1951. O chefe da Força Aérea da NATO, à época pensava que a força aérea na Europa Setentrional era muito fraca e que os países da NATO tinham poucas aeronaves. A NATO queria postar ali 75 bombardeiros e soldados também. Se este desejo tivesse sido atendido, talvez a história do aeroporto fosse muito diferente durante os últimos 50 anos, e Vestfold seria uma cidade de guarnição e não baleeira.

Entre 1953 e 1956, iniciou-se a construção na Grande Torp. O primeiro voo oficial para o aeroporto foi realizado com uma aeronave millitar tipo F-84, em 1956. Em 1959, a Direção da Aviação Civil permite o recebimento de voos domésticos e fretados. em Outubro de 1959, foi aberto como aeroporto civil. Entre 1959 e 1961, a companhia Oyvind Skauenfelt recebe a permissão para realizar voos comerciais, de treino, panorâmicos e transferências.

Em 1968, o município de Sandefjord adquire cerca de 93 por cento das ações. Em 1978, passam pelo aeroporto cerca de 3.000 passaeiros. Já em 1980, cerca de 8.300 passageiros. Em 1988, recebe uma concessão para operar por mais cinco anos.

A partir de 1991, o aeroporto sofre um revés causado pela Primeira Guerra do Golfo. No entanto, é construído um novo terminal projetado para atender a cerca de 300.000 passageiros. A Wideroe NorskAIR abre a linha Torp - Kristiansand - Londres. Em 1994, deu-se o drama de reféns em Setembro. Em 1997, com o aumento do número de passageiros, foi construída a nova torre de controlo.


Estatística de dados climáticos Oslo - Sandefjord (Torp)

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez