Aeroporto Reiquiavique - Keflavique
Desde 1987, nele são realizados quase todos os voos regulares internacionais, domésticos e alguns voos para as Ilhas Feroés e Gronelândia são oferecidos a partir do Aeroporto da Cidade de Reiquejavique, durante o verão.
Atualmente, em Reiquiavique-Keflavique, há voos domésticos e internacionais regulares, sazonais e durante o verão para vários destinos, entre outros: Akureyri (verão), Alicante (verão), Alicante, Barcelona (verão), Basileia / Mulhouse (verão), Basileia / Mulhouse, Berlim, Colónia - Bona / Colônia Bonn, Cracóvia (verão), Cracóvia, Dusseldorf, Estocolmo - Arlanda (verão), Estugarda / Stuttgart, Frankfurt - Hahn (verão), Gotemburgo - Landvetter (verão), Grã-Canária (inverno), Hamburgo, Kaunas, Londres - Luton, Londres - Stansted (verão), Lyon, Munique, Nova Iorque - JFK (verão), Nuuk, (verão), Orlando - Sandford (inverno), Oslo - Gardermoen, Paris - CDG (verão), Paris - Orly (sazonal), Praga (verão), Stavanger, Toronto - Pearson, Trondheim, Varsóvia - Chopin (verão), Viena (sazonal), Vilnius (verão), Washington - Dulles e Zurique, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 0
- Serviço telefónico: +354 425-6000
- Morada/Endereço: Keflavik International Airport, 235 Keflavikurflugvollur, Iceland
- Administração: Keflavik-Leifur Eiriksson Air Terminal Ltd.
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Reykjavík (37 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 50 km ao sudoeste de Reiquiavique, próximo à localidade de Keflavik.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.45%), terça-feira (12.65%), quarta-feira (13.71%), quinta-feira (15.01%), sexta-feira (14.83%), sábado (14.52%), domingo (14.84%)
- Outras denominações: Reikjavikas, Reykyavik, Rėikjavėks, Reikiavik, Rejkjavik, Reykjawik, Рејкјавик, Рейкиявик, Рэйк'явік, Рейкьявик, Рейкявик, Рейк'явік, Ρέυκιαβικ, ريكيافيك, ریکیاویک, ریکیاوک, ریکجاوک, Ռեյկյավիկ, רייקיאוויק, रेक्जाविक, রেইকিয়াভিক, റെയിക്യാവിക്, ரெய்க்யவிக், เรคยาวิก, レイキャヴィーク, 레이캬비크, 雷克雅未克, 雷克雅維克
Destinos mais populares a partir de Reiquiavique - Keflavique (Voos semanais )
- Aeroportos Copenhaga (56, 4,79 %)
- Aeroportos Londres - Heathrow (52, 4,45 %)
- Aeroportos Boston Logan (38, 3,25 %)
- Aeroportos Manchester (36, 3,08 %)
- Aeroportos Londres - Gatwick (36, 3,08 %)
- Aeroportos Paris - Charles de Gaulle (34, 2,91 %)
- Aeroportos Oslo - Gardermoen (26, 2,23 %)
- Aeroportos Frankfurt (26, 2,23 %)
- Aeroportos Dublin (26, 2,23 %)
- Aeroportos Amesterdão - Schiphol (24, 2,05 %)
- outros (69.7 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Icelandair (1206, 51,72 %)
- easyJet (248, 10,63 %)
- Wizz Air (248, 10,63 %)
- British Airways (76, 3,26 %)
- SAS Scandinavian Airlines (32, 1,37 %)
- Transavia France (28, 1,20 %)
- Lufthansa (20, 0,86 %)
- Finnair (20, 0,86 %)
- Transavia Airlines (16, 0,69 %)
- Air Baltic (12, 0,51 %)
- outros (18.27 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 50 km ao sudoeste de Reiquejavique, na localidade de Keflavik.
Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar os «flybus» que circulam regularmente entre o aeroporto e Reiquejavique, cujos horários orientam-se pelas chegadas e partidas das companhias aéreas. Por favor, informe-se sobre os horários atuais diretamente no local.
Além desta alternativa, há também táxis ou automóveis de aluguer à disposição dos passageiros.
História
O Aeroporto Internacional de Reiquiavique-Keflavique - Leifur Eiriksson foi construído inicialmente pelo exército dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, pois necessitava uma pista em Keflavique que fosse capaz de operar bombardeiros pesados, além dos caças normais. Em 1942, foram alocados fundos e iniciada a construção do Campo Patterson. Durante a guerra, o complexo aeroportuário serviu apenas para fins militares. Mas, ao final da guerra, tornou-se uma ponto de reabastecimento para o rápido desenvolvimento da aviação civil transatlântica.
Em 1947, o exército norte-americano retira-se das instalações, que são transferidas ao governo da Islândia. Neste ano, recebe o nome de Keflavik. Em 1951, os norte-americanos retornam a Keflavik com a OTAN em uma operação conjunta que continuou até 2006. Com a reconstrução da base militar nos anos 1950, os passageiros eram obrigados a passarem pela zona militar do aeroporto, sendo controlados antes de seus voos. Tal situação sugeria que os acessos da / para a Islândia eram controlados pelos militares norte-americanos. Em 1987, o terminal civil foi realocado.
O aeroporto possui um terminal chamado Terminal Aéreo Leifur Eiríksson, inaugurado em 1987 e à parte do aeroporto civil. Mas tarde foi ampliado com a abertura do Edifício do Sul, em 2001, para curmprir as exigências do Acordo de Shengen. O Edifício Norte foi ampliado mais tarde e concluído em 2007.