Aeroporto Shannon (Limerick)
Atualmente, em Shannon, há voos domésticos e internacionais regulares e sazonais para vários destinos, entre outros: Birmingham, Bodrum, Bordéus / Bordeaux, Boston, Bristol, Dubrovnik, Edimburgo, Esmirna / Izmir, Estrasburgo, Faro, Grã - Canária, Graz, Lançarote, Linz, Liverpool, Londres - Gatwick, Londres-Heathrow, Londres - Stansted, Lyon, Málaga, Manchester, Marselha, Nantes, Newark, Nova Iorque - JFK, Palma de Maiorca, Paris-CDG, Rennes, Reus, Tenerife-Sul, Toronto-Pearson, Toulouse, Viena, Wroclaw / Breslávia e Zurique, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 0
- Serviço telefónico: +353 61 712-000
- Morada/Endereço: Shannon Airport, County Clare, Ireland
- Administração: Dublin Airport Authority
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 5.000 lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Cork (94 km)
- Transportes: O aeoroporto encontra-se ao oeste do centro de Shannon, sendo acessível pela autoestrada N-19.
- Estações de comboios: O passageiro deverá ir em comboio até à estação ferroviária de Limerick «Limerick Railway Station» e prosseguir com o autocarro da empresa «Bus Eireann».
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.58%), terça-feira (13.66%), quarta-feira (12.83%), quinta-feira (14.20%), sexta-feira (16.19%), sábado (12.52%), domingo (16.02%)
- Outras denominações: Шаннон, Sionna, Sionnainne, Шэнан, Шанън, Šanonas, Σάνον, Шеннон, שאַננאָן, שאנון, シャノン, 香農, 香农, शान्नोन, 섀넌
Destinos mais populares a partir de Shannon (Limerick) (Voos semanais )
- Aeroportos Londres - Heathrow (44, 13,41 %)
- Aeroportos Londres - Stansted (32, 9,76 %)
- Aeroportos Boston Logan (16, 4,88 %)
- Aeroportos Londres - Gatwick (16, 4,88 %)
- Aeroportos Nova Iorque / Nova York - John F. Kennedy (16, 4,88 %)
- Aeroportos Manchester (10, 3,05 %)
- Aeroportos Birmingham (8, 2,44 %)
- Aeroportos Wroclaw - Strachowice (Breslau) (6, 1,83 %)
- Aeroportos Tenerife Sul - Rainha Sofia (6, 1,83 %)
- Aeroportos Kaunas (6, 1,83 %)
- outros (51,21 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se ao oeste do centro de Shannon.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada N18 até Shannon e seguir a sinalização na autoestrada N-19 até ao aeroporto.
Não há uma ligação de comboios com o aeroporto. A estação ferroviária mais próxima encontra-se a cerca de 24 km ao leste, em Limerick. De lá, pode-se prosseguir de ônibus da Bus Aerann até Shannon. Além destas possibilidades, pode-se ir de autocarro da Bus Aerann que parte de várias cidades irlandesas.
História
Em fins dos Anos 30, o tráfego aéreo transatlântico foi dominado por hidroaviões. Porém, percebeu-se que a mudança da tecnologia exigiria uma pista e um aeroporto.
Em 1936, o Governo da Irlanda confirmou que iria desenvolver em Rineanna o primeiro aeroporto transatlântico do país. Contudo, o terreno onde seria construído era muito pantanoso e deveria ser drenado primeiramente. Em 1942, o aeroporto foi estabelecido e nomeado como Aeroporto de Shannon. Em 1945, as pistas existentes em Shannon foram alongadas para permitir voos transatlânticos.
Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, o aeroporto foi usado por companhias aéreas comerciais da América do Norte e Europa. Em Setembro de 1945, foi realizado o primeiro voo transatlântico entre Nova Iorque e Shannon. Em 1947, Shannon tornou-se o primeiro «free shop» do mundo. Em 1958, começaram os serviços transatlânticos regulares para Nova Iorque e Boston, três vezes por semana.
A Década de 60 foi muito difícil para o Aeroporto de Shannon, com o advento dos aviões a jato de longo alcance, pois estes não precisavam ser reabastecidos. O volume do movimento aéreo caiu drasticamente. De 1966 a 1979, a Aer Lingus manteve um serviço entre Shannon e Chicago, com uma parada em Montreal.
Em 1969, a administração de Shannon passa à autoridade governamental Aer Rianta, atualmente, Dublin Airport Authority. Neste mesmo ano, o número de passageiros cresceu para 460.000. E, com isto, decidiu-se que seria necessário um novo terminal. Em 1971, realizou-se a primeira operação comercial de um Boeing 747. E, neste mesmo ano, foi inaugurado o novo terminal. A Crise do Petróleo de 1974 teve um efeito dramático sobre o trânsito.
Durante os anos de 1980, novas companhias aéreas chegaram a Shannon. A Aer Rianta e a companhia aérea soviética, Aeroflot, assinaram um acordo em que a Aeroflot construiria um parque de combustível para abastecer suas aeronaves com destino à América do Sul, Central e América do Norte. Em 1989, a companhia norte-americana Delta Air Lines lançou voos entre Shannon e Dublin para Atlanta e Nova Iorque-JFK.
Nos Anos 90, o aeroporto começou a lutar. O acordo bilateral com os Estados Unidos foi renegociado, resultando daí que menos aviões parariam em Shannon. Em 1996, a Continental Airlines começa a oferecer serviços entre Dublin, Shannon e Newark, Nova Jérsei.
Com o desaparecimento da União Soviética em 1990, a Aeroflot começou a sofrer, o que foi uma grande perda para o aeroporto. Shannon começou a recuperar-se em finais desta década com o sucesso da economia irlandesa, a melhoria da situação da Irlanda do Norte e o afluxo de turistas norte-americanos. Ao final da década, Shannon já havia transportado cerca de 2 milhões de passageiros e, em 2000, foi aberto o novo terminal. Em 2012, com a parada das operações da Malev, muitas de suas aeronaves ficaram estacionadas no aeroporto.