Aeroporto Shannon (Limerick)

Aeroporto Shannon (Limerick)

O Aeroporto Internacional de Shannon ( irlandês: Aerfort na Sionna) é o segundo mais importante aeroporto, depois do Aeroporto de Dublin, que serve à cidade homónima, no condado de Clare, ao oeste da provincia de Munster, ao sudoeste da Irlanda.

Atualmente, em Shannon, há voos domésticos e internacionais regulares e sazonais para vários destinos, entre outros: Birmingham, Bodrum, Bordéus / Bordeaux, Boston, Bristol, Dubrovnik, Edimburgo, Esmirna / Izmir, Estrasburgo, Faro, Grã - Canária, Graz, Lançarote, Linz, Liverpool, Londres - Gatwick, Londres-Heathrow, Londres - Stansted, Lyon, Málaga, Manchester, Marselha, Nantes, Newark, Nova Iorque - JFK, Palma de Maiorca, Paris-CDG, Rennes, Reus, Tenerife-Sul, Toronto-Pearson, Toulouse, Viena, Wroclaw / Breslávia e Zurique, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT 0
  • Serviço telefónico: +353 61 712-000
  • Morada/Endereço: Shannon Airport, County Clare, Ireland
  • Administração: Dublin Airport Authority
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 5.000 lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Cork (94 km)
  • Transportes: O aeoroporto encontra-se ao oeste do centro de Shannon, sendo acessível pela autoestrada N-19.
  • Estações de comboios: O passageiro deverá ir em comboio até à estação ferroviária de Limerick «Limerick Railway Station» e prosseguir com o autocarro da empresa «Bus Eireann».
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.58%), terça-feira (13.66%), quarta-feira (12.83%), quinta-feira (14.20%), sexta-feira (16.19%), sábado (12.52%), domingo (16.02%)
  • Outras denominações: Шаннон, Sionna, Sionnainne, Шэнан, Шанън, Šanonas, Σάνον, Шеннон, שאַננאָן, שאנון, シャノン, 香農, 香农, शान्नोन, 섀넌

Destinos mais populares a partir de Shannon (Limerick) (Voos semanais )


Localização
Este aeroporto encontra-se ao oeste do centro de Shannon.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada N18 até Shannon e seguir a sinalização na autoestrada N-19 até ao aeroporto.

Não há uma ligação de comboios com o aeroporto. A estação ferroviária mais próxima encontra-se a cerca de 24 km ao leste, em Limerick. De lá, pode-se prosseguir de ônibus da Bus Aerann até Shannon. Além destas possibilidades, pode-se ir de autocarro da Bus Aerann que parte de várias cidades irlandesas.

História
Em fins dos Anos 30, o tráfego aéreo transatlântico foi dominado por hidroaviões. Porém, percebeu-se que a mudança da tecnologia exigiria uma pista e um aeroporto.

Em 1936, o Governo da Irlanda confirmou que iria desenvolver em Rineanna o primeiro aeroporto transatlântico do país. Contudo, o terreno onde seria construído era muito pantanoso e deveria ser drenado primeiramente. Em 1942, o aeroporto foi estabelecido e nomeado como Aeroporto de Shannon. Em 1945, as pistas existentes em Shannon foram alongadas para permitir voos transatlânticos.

Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, o aeroporto foi usado por companhias aéreas comerciais da América do Norte e Europa. Em Setembro de 1945, foi realizado o primeiro voo transatlântico entre Nova Iorque e Shannon. Em 1947, Shannon tornou-se o primeiro «free shop» do mundo. Em 1958, começaram os serviços transatlânticos regulares para Nova Iorque e Boston, três vezes por semana.

A Década de 60 foi muito difícil para o Aeroporto de Shannon, com o advento dos aviões a jato de longo alcance, pois estes não precisavam ser reabastecidos. O volume do movimento aéreo caiu drasticamente. De 1966 a 1979, a Aer Lingus manteve um serviço entre Shannon e Chicago, com uma parada em Montreal.

Em 1969, a administração de Shannon passa à autoridade governamental Aer Rianta, atualmente, Dublin Airport Authority. Neste mesmo ano, o número de passageiros cresceu para 460.000. E, com isto, decidiu-se que seria necessário um novo terminal. Em 1971, realizou-se a primeira operação comercial de um Boeing 747. E, neste mesmo ano, foi inaugurado o novo terminal. A Crise do Petróleo de 1974 teve um efeito dramático sobre o trânsito.

Durante os anos de 1980, novas companhias aéreas chegaram a Shannon. A Aer Rianta e a companhia aérea soviética, Aeroflot, assinaram um acordo em que a Aeroflot construiria um parque de combustível para abastecer suas aeronaves com destino à América do Sul, Central e América do Norte. Em 1989, a companhia norte-americana Delta Air Lines lançou voos entre Shannon e Dublin para Atlanta e Nova Iorque-JFK.

Nos Anos 90, o aeroporto começou a lutar. O acordo bilateral com os Estados Unidos foi renegociado, resultando daí que menos aviões parariam em Shannon. Em 1996, a Continental Airlines começa a oferecer serviços entre Dublin, Shannon e Newark, Nova Jérsei.

Com o desaparecimento da União Soviética em 1990, a Aeroflot começou a sofrer, o que foi uma grande perda para o aeroporto. Shannon começou a recuperar-se em finais desta década com o sucesso da economia irlandesa, a melhoria da situação da Irlanda do Norte e o afluxo de turistas norte-americanos. Ao final da década, Shannon já havia transportado cerca de 2 milhões de passageiros e, em 2000, foi aberto o novo terminal. Em 2012, com a parada das operações da Malev, muitas de suas aeronaves ficaram estacionadas no aeroporto.


Estatística de dados climáticos Shannon (Limerick)

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez
8.2
8.5
9.3
10.1
13.8
15.7
18.4
17.7
15.0
13.7
9.9
9.0
5.5
5.6
7.0
8.7
11.2
13.9
15.5
15.3
13.5
11.1
7.6
6.5
-0.2
2.1
4.7
6.4
9.6
11.4
14.2
13.1
11.6
8.4
5.4
3.6