Partidas Sofia (SOF)

Horários dos voos de partida quinta-feira, 22 de Outubro de 2020*
Rota do voo
Partida
Avião
Sofia - Vrazhdebna - Paris - Charles de Gaulle
20:20
Airbus 320
Companhia aérea (Número de voo): Air France (AF1789), KLM (FB1431), Bulgaria Air (KL2121)
Sofia - Vrazhdebna - Londres - Heathrow
20:40
Airbus 320
Companhia aérea (Número de voo): American Airlines (BA891), British Airways (AA6379)
Sofia - Vrazhdebna - Bari
20:55
Airbus 321
Companhia aérea (Número de voo): Wizz Air (W64361)
Sofia - Vrazhdebna - Atenas
21:00
Airbus 320
Companhia aérea (Número de voo): Aegean Airlines (A3983), Bulgaria Air (FB1509)
Sofia - Vrazhdebna - istambul
21:10
73J
Companhia aérea (Número de voo): Turkish Airlines (TK1030)
Página 1 de 1

Chegadas Sofia (SOF)

Horários dos voo de chegada quinta-feira, 22 de Outubro de 2020*
Rota do voo
Partida
Avião
istambul - Sofia - Vrazhdebna
20:20
73J
Companhia aérea (Número de voo): Egyptair (TK1029), Turkish Airlines (MS9667)
Atenas - Sofia - Vrazhdebna
20:20
Airbus 320
Companhia aérea (Número de voo): Aegean Airlines (A3982), Bulgaria Air (FB1508)
Londres - Luton - Sofia - Vrazhdebna
20:20
Airbus 321
Companhia aérea (Número de voo): Wizz Air (W64306)
Varna - Sofia - Vrazhdebna
22:20
Embraer E90
Companhia aérea (Número de voo): Bulgaria Air (FB974)
Frankfurt - Sofia - Vrazhdebna
23:00
32N
Companhia aérea (Número de voo): Lufthansa (LH1428), TAP Air Portugal (TP7538)
Tel Aviv - Sofia - Vrazhdebna
23:55
Embraer E90
Companhia aérea (Número de voo): Bulgaria Air (FB572), Air Serbia (JU7715)
Página 1 de 1

1 Rotas-de-voo de & para Sofia - Vrazhdebna (SOF)

Voos Praga - Ruzyne (PRG) - Sofia - Vrazhdebna (SOF)
Bulgaria Air (FB302), CSA Czech Airlines (OK4850)
133,00 €

Aeroporto Sofia

O Aeroporto de Sofia é o mais importante aeroporto búlgaro e serve à Sofia, a capital da Bulgária. Em 2009, cerca de 3.3 milhões de passageiros foram atendidos em Sófia, aeroporto que recebe voos de toda Europa de Leste.

Atualmente, em Sófia, há voos regulares domésticos e internacionais para vários destinos, entre outros: Amsterdão/Amsterdã, Atenas, Barcelona, Beauvais-Tillé, Beirute, Berlim-Brandemburgo (inicia em 03.06.2012), Berlim-Tegel (terminal 02.06.2012), Bourgas, Bristol (sazonal), Bruxelas Sul-Charleroi, Bruxelas, Bucareste-Henri Coanda, Budapeste, Doha, Dortmund, Dusseldorf, East Midlands (sazonal), Edimburgo (sazonal), Eindhoven, Forli, Frankfurt-Hahn, Frankfurt, Istambul-Ataturk, Kiev-Boryspil, Larnaca, Londres-Gatwick (sazonal), Londres-Gatwick, Londres-Heathrow, Londres-Luton, Madrid, Málaga, Malta, Manchester (sazonal), Manchester, Milão-Malpensa, Milão-Orio al Serio, Moscovo/Moscou-Sheremetyevo, Newcastle upon Tyne (sazonal), Pafos, Palma de Maiorca, Paris-Charles De Gaulle, Praga, Roma-Fiumicino, São Petersburgo (sazonal), Tel Aviv-Ben Gurion, Valencia, Varsóvia, Veneza-Marco Polo, Veneza-TrevisoViena, Zurique, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Sofia (SOF)
  • Fuso horário: GMT 2
  • Serviço telefónico: +35 92 937-2211
  • Morada/Endereço: Sofia Vrazhdebna International Airport, Hristofor Columb Boulevard, 1540 Sofia, Bulgaria
  • Administração: Sofia Airport EAD
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 820 lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Sofia (7 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 10 km ao leste do centro de Sofia, sendo acessível ao final da autoestrada «Hristofor Columb Boulevard».
  • Estações de comboios: O passageiro deverá ir em comboio até à estação ferroviária de Sofia e, então, prosseguir com os autocarros 84 ou 284 até ao aeroporto.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.51%), terça-feira (14.55%), quarta-feira (14.99%), quinta-feira (15.05%), sexta-feira (15.44%), sábado (11.86%), domingo (13.60%)
  • Outras denominações: Sofia-Vrazhdebna, София, Sofiya, Sofja, Sofya, Sofie, Sofija, Szófia, Σόφια, Софи, Софија, Сафія, Софія, صوفيا, صوفیه, সফিয়া, സോഫിയ, ਸੋਫ਼ੀਆ, சோஃவியா, सोफिया, סופיה, סאפיע, Սոֆիա, სოფია, โซเฟีย, ソフィア (ブルガリア), 소피아, 索菲亞

Destinos mais populares a partir de Sofia (Voos semanais )

  1. Frankfurt (41, 7,84 %)
  2. Viena (39, 7,46 %)
  3. Varna (30, 5,74 %)
  4. Munique (24, 4,59 %)
  5. Istambul (24, 4,59 %)
  6. Varsóvia (22, 4,21 %)
  7. Londres - Luton (20, 3,82 %)
  8. Tel Aviv - Ben Gurion (20, 3,82 %)
  9. Paris - Charles de Gaulle (16, 3,06 %)
  10. Londres - Heathrow (14, 2,68 %)
  11. outros (52,19 %)

Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. Bulgaria Air (365, 17,78 %)
  2. Wizz Air (287, 13,98 %)
  3. TAP Air Portugal (102, 4,97 %)
  4. United Airlines (101, 4,92 %)
  5. Thai AirAsia (86, 4,19 %)
  6. Air Canada (69, 3,36 %)
  7. ALITALIA (62, 3,02 %)
  8. Lufthansa (61, 2,97 %)
  9. Air France (54, 2,63 %)
  10. KLM (46, 2,24 %)
  11. outros (39,94 %)

Localização
Este aeroporto e ncontra-se a cerca de 10 km ao leste do centro de Sofia.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas /os passageiros deverão conduzir pelo Boulevard Bryksel e seguir a sinalização até ao aeroporto.

Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Sófia, de onde partem os autocarros 84 no terminal 1 ou os autocarros 284, no terminal 2. A distância entre estes terminais é de 300 metros.

História
A construção do Aeroeporto de Sofia iniciou-se em 1930 foi inaugurado em 1935, em substituição ao pequeno aeroporto civil da cidade de Bozhurishte. À altura, Sófia tinha cerca de 250.000 habitante e o aeroporto atende ainda hoje à mesma cidade, com cerca de 1,2 milhões de habitantes.

Durante a Segunda Guerra Mundial, as instalações foram utilizadas pelos militares. As operações de transporte de carga, correios, de perecíveis e de passageiros inciaram-se em 1947, nos edifícios do lado norte do aeroporto. O terminal de passageiros (atual Terminal 1), no lado sul do aeroporto, foi concluído durante a Segunda Guerra Mundial na forma de um moderno terminal ferroviário europeu. Foi inaugurada em 1947, com vários anos de atraso. a estrutura compreendia uma ala destinada ao governo, ao oeste, uma ala internacional, no centro; e uma ala doméstica, ao leste. Previa-se que o aeroporto teria eventualmente duas pistas cruzadas.

Até 1960 atingiu sua capacidade, com 600.000 passageiros e sofreu uma série de reformas e ampliações até 1968. Em 1975, foi inaugurada uma nova ala internacional ao oeste do terminal; a ala doméstica, ao leste, foi ampliada; e a ala do governo foi removida para um terminal específico a alguma distância; e uma ala VIP foi aberta no antigo terminal e abertos novos taxiways. O novo sistema de manuseio de despacho de bagagem foi aberto ao norte do edifício, em 1980. Em 1990, foram realizadas novas mudanças do tráfego, com uma extensão substancial terrestre, em 2000.

Em finais dos Anos 70, o aeroporto atendia a cerca de 3 milhões de passageiros por ano, dos quais 1 milhão deles, em rotas domésticas. Este número reduziu-se face à crise do petróleo, tanto que o tráfego doméstico praticamente cessou e o trafégo internacional reduziu-se significativamente. Mas, em finais dos Anos 90 e inícios do século XXI estes números começaram a melhorar e alcançam seus níveis atuais.

Em 1990, o terminal foi reformado parcialmente. Em 2000, sofreu uma atualização. A nova pista e algumas taxiways foram concluídas em meados de 2006. O terminal 2 foi inaugurado formalmente em Dezembro de 2006.


Estatística de dados climáticos Sofia

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez
1.8
4.1
10.4
15.8
20.7
24.4
27.1
26.0
22.1
17.4
9.1
3.5
-1.7
0.6
4.6
10.6
15.5
19.0
21.3
20.7
17.0
11.1
5.5
0.7
-4.0
-2.9
0.8
5.3
10.2
13.5
15.6
14.9
11.3
7.9
2.5
-2.1