2 Rotas-de-voo de & para Toulouse - Blagnac (TLS)
TAP Air Portugal (TP497, TP499, TP493, TP491)
TAP Air Portugal (TP492, TP498, TP494, TP496)
Aeroporto Toulouse - Blagnac
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +33 1 70 46 74 74; +33 825 380 000 (€0,15 MIN/INC. VAT)
- Morada/Endereço: Aéroport de Toulouse - Blagnac, BP 90103, 31703 Blagnac Cedex, France
- Administração: SA Aéroport Toulouse-Blagnac
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca 7.000 lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Toulouse (7 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 8 km ao noroeste do centro de Toulouse, sendo acessível pelas autoestradas A-620 e A-621
- Estações de comboios: Terminal rodoviário «Gare Routière»
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (15.31%), terça-feira (14.69%), quarta-feira (14.85%), quinta-feira (14.99%), sexta-feira (15.65%), sábado (11.62%), domingo (12.89%)
- Outras denominações: Тулуза, تولوز, Tolosa de Llenguadoc, Τουλούζη, טולוז, टूलूस, तुलूज़, ツールーズ, トゥールーズ, ტულუზა, 툴루즈, Tuluza, Тулуз, Tuluz, ตูลูซ, 圖盧茲, 图卢兹
Destinos mais populares a partir de Toulouse - Blagnac (Voos semanais )
- Aeroportos Paris - Orly (203, 14,51 %)
- Aeroportos Paris - Charles de Gaulle (57, 4,07 %)
- Aeroportos Lisboa (54, 3,86 %)
- Aeroportos Frankfurt (46, 3,29 %)
- Aeroportos Londres - Heathrow (44, 3,15 %)
- Aeroportos Amesterdão - Schiphol (44, 3,15 %)
- Aeroportos Marseille (42, 3,00 %)
- Aeroportos Munique (38, 2,72 %)
- Aeroportos Bruxelas - Zaventem (34, 2,43 %)
- Aeroportos Lyon - Saint-Exupéry - Satolas (33, 2,36 %)
- outros (57,46 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Air France (958, 34,36 %)
- easyJet (430, 15,42 %)
- British Airways (172, 6,17 %)
- Lufthansa (158, 5,67 %)
- KLM (88, 3,16 %)
- Twin Jet (82, 2,94 %)
- Volotea (80, 2,87 %)
- Brussels Airlines (68, 2,44 %)
- Iberia (66, 2,37 %)
- TAP Air Portugal (60, 2,15 %)
- outros (22,45 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 8 km ao noroeste do centro de Toulouse.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pelas autoestradas A-620 e A-621.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, o passageiro proveniente do centro de de Toulouse deverá seguir pela Allée de Barcelone, em direção à Bordéus e Blagnac. No cruzamento A620, deverá tomar a A620-E9 e, depois, entrar na saída 31 e, em seguida, à direita na A621 e, na saída 2, deverá mudar de pista, indicada como «Aéroport Blagnac, Grenade». Assim, chega-se à D-901, a partir da qual chega-se à saída 4 do aeroporto.
O terminal rodoviário «Gare Routière» oferece interface de ligação com o aeroporto por meio dos «Courriers de la Garonne» ou pode-se tomar um autocarro vaivém/shuttlebus ou autocarros de carreiras normais para chegar ao centro da cidade. As paragens principais do shuttlebus incluem a «Gare Routière»,«Allées Jean Jaurès», «Place Jeanne d’Arc», «Centre Compans Caffarelli». Há autocarros que circulam na região em torno de Tolosa. Por exemplo, a firma NOVATEL oferece um serviço de transferência diário para Andorra. A firma Interlignes oferece ligações por autocarro para muitas cidades da região, como por exemplo: Albi, Carmaux, Castres e Mazamet.
História
No início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, a aeronáutica francesa construiu no campo de aviação uma oficina de manutenção e duas pistas de cerca 800 metros de comprimento; neste mesmo local, onde o piloto famoso da companhia aérea de fretes Latécoère, Antoine de Saint-Exupéry, iniciara voos para Casablanca e Dacar.
Só pouco tempo após a capitulação das forças armadas alemãs em 1945, o aeroporto foi aberto para o tráfego aéreo civil.
No início, o embarque era feito provisoriamente em barracas de madeira. Nos oito anos subsequentes, realizaram-se grandes construções, até que em 1953, o aeroporto de Blagnac pudesse ser inaugurado. Outras construções que se seguiram foram: o prolongamento da pista para 3 quilómetros em 1964 e para 3,5 quilómetros, em 1968. Desta forma, em 2 de Março de 1969 foi possível realizar o primeiro teste de voo com o protótipo 001 do avião supersónico Concorde, que estava a ser desenvolvido desde 1962.
O número de passageiros cresceu continuamente. Como o terminal de embarque Blagnac 1 fora projectado para o máximo de 400.000 passageiros por ano, foi inevitável que se construísse o terminal Blagnac 2, em 1978, que ganhou novos átrios em 1994 e 2004. Em 1993, foi construída uma nova torre de controlo e a última grande construção foi a realização de um grande edifício-garagem para vários automóveis, inaugurado em 2002.
Atualmente, há uma nova ampliação no aeroporto, de modo que já em 2009 o quarto átrio entrará em operação. Com isto, a capacidade atual do aeroporto, de 6 milhões de passageiros anualmente, crescerá para até 9 milhões, em 2015.