Aeroporto Wellington

Aeroporto Wellington

O Aeroporto Internacional de Wellington é um importante aeroporto que serve à Wellington, a capital e segunda zona metropolitana do país, na Ilha do Norte da Nova Zelândia.

Atualmente, em Wellington, há voos regulares domésticos e internacionais para vários destinos, entre outros: Auckland, Blenheim, Brisbane, Chatham, Christchurch, Dunedin, Gisborne, Hamilton, Invercargill, Kaikoura, Melbourne, Nadi, Napier, Nelson, New Plymouth, Palmerston North, Picton, Queenstown, Rotorua, Sydney, Taupo, Tauranga, Timaru, Wanganui, Westport, Whakatane e Whangarei, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Wellington (WLG)
  • Fuso horário: GMT 12
  • Serviço telefónico: +64 4 385 5100 (24 hours)
  • Morada/Endereço: Wellington International Airport, Stewart Duff Drive, PO Box 14175, Rongotai, Wellington, New Zealand
  • Administração: Wellington International Airport Ltd.
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Wellington (4 km), Lower Hutt (15 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a 5 km ao sudeste do centro de Wellington, sendo acessível pela autoestrada SH1 «Cobham Drive».
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.18%), terça-feira (13.12%), quarta-feira (14.55%), quinta-feira (14.97%), sexta-feira (16.19%), sábado (12.54%), domingo (14.45%)
  • Outras denominações: Te Whanganui-a-Tara, Velingtonas, Vellinqton, Welington, Velington, Велингтон, Веллингтон, Уелингтън, Ουέλλινγκτον, Веллінгтон, וולינגטון, ولينغتون, ويلينغتون, ولینگتون, ওয়েলিংটন, વેલિંગ્ટન, 웰링턴, Վելինգտոն, वेलिंग्टन, ולינגטון, ველინგტონი, वेलिंगटन, ウェリントン, เวลลิงตัน, 威靈頓, 惠灵顿, 惠靈頓

Destinos mais populares a partir de Wellington (Voos semanais )

  1. Auckland (148, 17,79 %)
  2. Nelson (90, 10,82 %)
  3. Blenheim (87, 10,46 %)
  4. Christchurch (84, 10,10 %)
  5. Sydney - Kingsford Smith (48, 5,77 %)
  6. Hamilton (Nova Zelândia) (48, 5,77 %)
  7. Tauranga (37, 4,45 %)
  8. Napier Hawkes Bay (34, 4,09 %)
  9. Brisbane (32, 3,85 %)
  10. Melbourne - Tullamarine (26, 3,13 %)
  11. outros (23,77 %)

Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. Air New Zealand (1209, 73,36 %)
  2. Sounds Air (241, 14,62 %)
  3. Qantas Airways (96, 5,83 %)
  4. Jetstar Airways (78, 4,73 %)
  5. Virgin Australia (16, 0,97 %)
  6. outros (0.49 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a 5 km ao sudeste do centro de Wellington.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada «State Highway 1».

Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar os autocarros da empresa «Metlink».

Além destas alternativas, o passageiro poderá utilizar o autocarro 91 («Airport flyer») que liga o terminal com o centro e a estação ferroviária de Wellington e a Lower Hutt e a Upper Hutt; e autocarro 11 («Seatoun») para a cinco minutos do terminal e liga o aeroporto com a Estação de Wellington.

Além destas alternativas, há numerosos táxis e automóveis de aluguer à disposição dos passageiros.

História
Com a criação do Aeroporto de Rangotai, em 1929, deu-se o início da história do Aeroporto de Wellington, inaugurado em 1935. No entanto, este foi fechado em 1947. Após o encerramento do Aeroporto de Paraparaumu, ao norte de Wellington, ele tornou-se o mais movimentado do país em 1949. Em 1956, deu-se a proposta de transferência para o Campo de folfe de Miramar, onde foi construído o novo Aeroporto de Wellington, 1958.

O atual aeroporto foi reaberto oficialmente, em 1959. O Aeroporto de Paraparaumu foi considerado impróprio para receber aeronaves de grande porte devido ao terreno adverso. O terminal doméstico original foi construído como uma medida temporária, em um hangar de ferro corroído. Era famoso por ser superlotado, seus vazamentos e suas correntes de ar. Ele permaneceu visível do «SoundsAir Terminal», de onde havia uma passagem coberta usada para ligar o terminal antigo ao novo, mas já removida.

Em 1981, foi anunciada a construção de um novo temrinal doméstico. Contudo, esses planos não realizaram-se, pois constatou-se em 1983 que os custos da construção duplicar-se-iam. Em 1986, a Air New Zealand e a Ansett New Zealand renovaram-no e construíram um novo terminal como extensão ao terminal internacional. Neste ano iniciaram-se os serviços aéreos domésticos.

Em 1991, foi lançado um plano para o alargamento da pista de taxiamento, no que nada resultou, face aos veementes protestos da população. Em 1992, considerou-se outras alternativas para o aeroporto, em te Horo, Paraparaumu, Mana Island, Vale de Ohariu, Horokiwi, Wairarapa e Pancarrow. Contudo, decidiu-se pela ampliação do sítio existente, em Rongotai.

Em 1999, foi construído e concluído um novo terminal. Desde 1998, o aeroporto pertence à empresa Infratil e â cidade de Wellington. Em 2006, a Air New Zealand e a Qantas anunciaram seu propósito de celebrar um acordo de codeshare


Estatística de dados climáticos Wellington

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20.6
19.4
17.2
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12.8
11.7
12.2
13.9
15.6
17.2
19.4
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8.8
8.1
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15.1
13.3
13.3
12.2
10.6
8.3
6.7
5.6
6.1
7.8
8.9
10.0
12.2
17.0
18.0
18.0
17.0
14.0
14.0
13.0
13.0
12.0
14.0
14.0
17.0