Frota
Atualmente, a frota da KLM é composta por aeronaves dos seguintes modelos: Airbus A330-200, Airbus A330-300, Boeing 737-700, Boeing 737-800, Boeing 737-900, Boeing 747-400, Boeing 747-400M, Boeing 777-200ER, Boeing 777-300ER e McDonnell Douglas MD-11.
História
Em 1918, durante uma exposição aeroespacial muito bem sucedida e frequentada, o piloto Alberto Plesman propôs à comissão responsável pela exposição a fundação de uma companhia aérea. O capital inicial desta companhia, que foi a primeira em todo mundo, foi de 1,2 milhões de florins. Muitos homens de negócios neerlandeses puseram seu capital à disposição para a criação desta companhia. Albert Plesman foi escolhido como seu primeiro presidente e é considerado como o pai da KLM. O primeiro voo teve lugar em 17 de Maio de 1920, com uma aeronave DeHavilland D.H. 16, que ligava Londres a Amsterdão. Este primeiro voo transportou jornais e a bordo estavam dois jornalistas ingleses. As primeiras aeronaves foram postas à disposição pela firma AT&T, mas a KLM rapidamente comprou algumas do construtor de aviões neerlandês Fokker, pois o vice-presidente da companhia KLM era Antony Fokker, que pôs à disposição da KLM os seus conhecimentos técnicos. A companhia recebeu da rainha à época, Guilhermina, o predicado “real”. Com isto, estava assegurado pelo Estado a ligação aérea regular entre os Países Baixos e suas colônias indonésias, de então. E assim, a KLM iniciou a estratégia adequada da ligação aéreas Amsterdão - Jacarta, que era a a mais longa do mundo nesta época.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a companhia interrompeu quase de uma hora para outra o tráfego aéreo internacional. E pintou suas aeronaves em cor laranja para evitar qualquer confusão. A companhia partiu para a Inglaterra com os aviões que não foram requisitados pela Wehrmacht (Forças Armadas Alemã) e continuou a assegurar seus voos a partir de Londres para a Indonésia e as Caraíbas. Ainda a KLM recebeu a tarefa do governo inglês de transportar soldados e passageiros de Bristol para Lisboa e Gibraltar. Com o fim da guerra, o governo neerlandês pôs à disposição uma soma de 23 milhões de florins para reconstituir uma nova frota. E assim, a KLM pôde realizar o primeiro voo do pós-guerra, entre Amsterdão e Nova Iorque, em 21 de Maio de 1946.
A KLM foi também a primeira companhia aérea a introduzir em 1971 aviões de grande capacidade da marca Boeing para o transporte de passageiros. Afim de assegurar a manutenção dos aviões, a KLM fundou uma aliança com outras companhias que possuíam aviões da marca Boeing. Esta aliança é considerada como uma das primeiras associações deste genro e como modelo para todas as cooperações internacionais que existem actualmente. A aliança desta época reuniu a KLM, a SAS, a Swissair e a companhia francesa UTA, que foi assumida pela AirFrance em 1990. Nestes anos muito turbulentos, a KLM auxiliou a fundação de outras companhias aéreas como a Garuda Indonesia, a Phillippine Airlines e a VIASA na Venezuela. Em 1998, a KLM assinou o contrato a selar sua aliança transatlântica com a Northwest Airlines, da qual participou por muitos anos financeiramente. Em 1991, a KLM mostrou novamente o seu espírito pioneiro progressista, Após muita reflexão, decidiu cancelar a primeira classe dos voos entre Amsterdão e as Caraíbas, pois esta classe não era muito requisitada. Esta decisão corajosa trouxe à KLM um aumento considerável do número de passageiros.
Destinos
Atualmente, a malha aérea da KLM-Air France serve à 250 destinos em todo o mundo, a partir do Aeroporto de Amsterdão Schiphol, o seu hub principal. Entre estes destinos figuram: Auckland, Banguecoque, Beijing, Berlim, Boston, Bremen, Chicago, Déli, Detroit, Dusseldorf, Frankfurt, Hamburgo, Munique, Osaka, São Paulo, Tel Aviv e Vancouver.