Frota
Atualmente a frota aérea da TAP Portugal é composta por aeronaves dos seguintes modelos: Airbus A 319, Airbus A 320 - 200, Airbus A321-200, Airbus A 330 - 200 e Airbus A 340 - 300.
História
A companhia aérea TAP (Transportes Aéreos Portugueses) foi fundada aos 14 de Março de 1945. Com a aquisição de seus primeiros aviões, em 1946, abriu em Setembro deste ano sua primeira rota comercial, entre Lisboa e Madrid. Em Dezembro de 1946, abriu a Linha Aérea Imperial: com voos entre Lisboa, Luanda e Lourenço Marques (actualmente Maputo). No ano seguinte, em 1947, abriu sua primeira rota doméstica, entre Lisboa e o Porto; e também para Londres, Paris e Sevilha. Nos anos 50, para o Marrocos.
Em 1966, a TAP inaugurou a primeira rota para o Rio de Janeiro. A data de 17 de Junho foi especialmente escolhida por ter sido a data em que Sacadura Cabral e Gago Coutinho fizeram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, em 1922. Ainda em 1966 foi aberta a linha para Nova Iorque. Em 1969, foram criados os Transportes Aéreos Continentais (TAC), uma subsidiária que operava táxis aéreos.
Em 1975, após ter conquistado vários prémios como a melhor companhia de aviação, a TAP foi nacionalizada. Em 1979, passou a chamar-se TAP - Air Portugal, adoptando um novo logótipo, novas decorações dos aviões e novos uniformes. No próximo decénio, nos anos 80, a TAP revelou-se uma das empresas mais conceituadas internacionalmente quanto à reparação e aparelhos de outras companhias. Em 1984, foi fundada a operadora de turismo Air Portugal Tours. Em 1985, inaugurou o Museu TAP e criou duas empresas: a Air Atlantis (para voos charter) e a LAR (Linhas Aéreas Regionais), que substituiu os TAC.
Em 1991, foi transformada em sociedade anónima, cujos capitais eram majoritariamente públicos. E enfrentou sérios problemas financeiros. A partir de 1994, planeou-se sua recuperação financeira e sua modernização.
Em 2000, foi fundada a YES (para voos charter), cujo capital majoritário de 51% pertencia à TAP. Em 2001 consolida sua presença no Brasil, hoje com voos diários para o Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, S. Paulo, Recife, Salvador, Natal e Fortaleza.
Em 2005, com a comemoração de seus 60 anos, a TAP ganha novos logótipos, passa a nomear-se TAP Portugal e a fazer parte da Star Alliance.
Em 2006 são adquiridos os primeiros Airbus A330. Em 2007, comprou ao Banco Espírito Santo a companhia Portugália Airlines, considerada 5 anos consecutivamente a melhor companhia regional da Europa. Contudo, a PGA foi integrada à TAP Portugal. Como mantém um contrato de exclusividade com a Airbus, sua frota é moderna. Recentemente seus Airbus 310 foram substituídos por novos A330-200.
Destinos
Atualmente, a malha aérea da TAP Portugal serve aos seguintes destinos domésticos: Faro, Funchal, Horta, Lisboa, Pico, Ponta Delgada, Porto, Porto Santo e Terceira; e aos seguintes destinos internacionais: A Corunha, Argel, Amsterdão, Barcelona, Belo Horizonte, Bilbau, Bolonha, Brasília, Bruxelas, Campinas, Casablanca, Copenhaga, Dacar, Estocolmo, Fortaleza, Frankfurt, Genebra, Hamburgo, Helsínquia, Joanesburgo, Londres-Gatwick, Londres-Heathrow, Luanda, Luxemburgo-Findel, Lyon, Madrid, Málaga, Maputo, Marrakech, Marselha, Milão-Linate, Milão-Malpensa, Moscovo-Domodedovo, Munique, Natal, Nice, Nova Iorque-Newark, Oslo, Pamplona, Paris-ORY, Praga, Praia, Recife, Rio de Janeiro-Galeão, Sal, Salvador, São Paulo, São Tomé, Sevilha, Sibbau, Toulouse, Valência, Varsóvia, Zagreb e Zurique.