Aeroporto Belfast - International
É um dos dez aeroportos mais importantes do Reino Unido, quanto ao volume de passageiros transportados anualmente (cerca de 5 milhões). É também importante no transporte de cargas, visto que por ele circulam mercadorias e correspondência postal. Além disto, o aeroporto é uma base da Força Aérea Britânica, que o usa para voos de reconhecimento.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 0
- Serviço telefónico: +44 28 9448-4848
- Morada/Endereço: Belfast International Airport, Belfast, BT29 4AB, United Kingdom
- Administração: Belfast International Airport Ltd.
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 8.000 lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Belfast (20 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 28 km ao noroeste do centro de Belfast, sendo acessível pela autoestrada M2, em direção à Antrim e, depois de 17 km, pela autoestrada A57, em direção à Aldergrove.
- Estações de comboios: O passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Belfast «Belfast Central Station» e prosseguir com o «Airport Express 300» que parte a cada 10 minutos da «Belfast Europa Buscentre».
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (15.70%), terça-feira (14.30%), quarta-feira (13.92%), quinta-feira (16.05%), sexta-feira (14.35%), sábado (11.55%), domingo (14.13%)
- Outras denominações: Aerfort Idirnáisiúnta Bhéal Feirste, Aldergrove Airport, Béal Feirste, Belffast, בלפאסט, بلفاست, Белфаст, Бэлфаст, Μπέλφαστ, Բելֆասթ, বেলফাস্ট, ベルファスト, ბელფასტი, 벨파스트, बेलफास्ट, เบลฟาสต์, 贝尔法斯特, 貝爾法斯特
Destinos mais populares a partir de Belfast - International (Voos semanais )
- Aeroportos Londres - Gatwick (35, 7,94 %)
- Aeroportos Londres - Luton (27, 6,12 %)
- Aeroportos Liverpool (27, 6,12 %)
- Aeroportos Birmingham (25, 5,67 %)
- Aeroportos Manchester (24, 5,44 %)
- Aeroportos Edimburgo (24, 5,44 %)
- Aeroportos Londres - Stansted (18, 4,08 %)
- Aeroportos Glasgow (17, 3,85 %)
- Aeroportos Tenerife Sul - Rainha Sofia (16, 3,63 %)
- Aeroportos Arrecife - Lançarote (14, 3,17 %)
- outros (48.54 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 28 km ao noroeste do centro de Belfast.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes de Belfast deverão conduzir por 17 km pela autoestrada M2, em direção à Antrim, e dobrar à esquerda na saída 5, na autoestrada A57, em direção à Aldergrove. E então, deverá seguir a sinalização até ao aeroporto.
Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Belfast «Belfast Central Station» e, prosseguir com o vaivém do aeroporto/airportshuttle Airport Express 300, que parte para o aeroporto diariamente a cada 10 minutos, do Terminal Rodoviário de belfast «Belfast Europa Buscentre». O trajeto é percorrido entre 30 - 40 minutos, a depender do trânsito.
História
O sítio para a construção do Aeroporto Internacional de Belfast foi escolhido em 1917, quando tornou-se uma instalação de formação de pilotos durante a Primeira Guerra Mundial, até cujo final permaneceu como aeroporto militar.
Em 1922, iniciou-se o tráfego civil, quando foram transportados jornais de Chester. Mas o serviço aéreo regular iniciou-se em 1933, com um voo para Glasgow, operado pela «Midland and Schottish Air Ferries». Posteriormente, entraram na malha aérea: a Ilha de Man, Liverpool, Croydon e Londres.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o aeroporto continuou a ser uma base militar, agora sob o Comando Costeiro. E, para que pudesse receber aeronaves de longo alcance e maiores, foi iniciado um programa de obras, com o objetivo de substituir as quatro pistas existentes por duas novas, pavimentadas, formando assim a base do layout do aeroporto ainda existente hoje.
Uma das obras advindas dos programas realizados durante a guerra foi a construção do Aeródromo Nutts Corner, a cerca de 4 km de Aldergrove. Em 1946, o novo sítio substituiu o Aeroporto Belfast Harbour (à altura, Aeroporto George Best Belfast City) como o aeroporto civil da Irlanda do Norte, dado que o sítio em Sydenham foi considerado inapropriado para o efeito.
Em meados dos Anos 50, o tráfego aéreo ultrapassara as capacidades de Nutts Corner e muitas aeronaves eram dirigidas para Aldergrove regularmente face à condições climáticas adversas. Em 1959, decidiu-se transferir todos os voos civis para Aldergrove e isto aconteceu em 1963, quando o novo terminal foi inaugurado pela Rainha Isabel/Elisabeth II. Em 1966, foi lançado o primeiro serviço regular para Londres-Gatwick e, em 1968, a Aer Lingus e a BOAC introduziram as rotas para Nova Iorque, via Shannon e Glasgow-Prestwick.
A partir de 1971, foi realizado um grande programa de modernização do aeroporto, com melhorias nas pistas, nas taxiways e rampas. Foi também construído um novo pier internacional, com uma lounge, estacionamento e uma nova rampa para separar as aeronaves menores da aviação geral dos grandes jatos comerciais. Neste interim, a British Airways lançou o primeiro serviço vaivém/shuttle entre Belfast e Heathrow e o primeiro Boeing 747 operou uma rota charter entre Belfast e Toronto, via Shannon. O primeiro serviço regular para uma cidade europeia foi iniciado pela antiga NLM Cityhopper (atualmente, KLM Cityhopper), para Amsterdão/Amsterdã.
Em 1983, foi renomeado como Belfast International. Em 1985, o número de passageiros em Belfast International atingiu 1.5 milhões. Novos progressos foram feitos na Década de 1980 e 1990. Em 1987, foi inaugurado o novo terminal destinado à aviação executiva e o novo centro de carga, em 1991.
O aeroporto foi privatizado em 1994. Em 1996, o número de passageiros atingiu 2.5 milhões. Em 1998, a EasyJet iniciou suas operações, com voos para Londres-Luton. Desde esta data, esta companhia estabeleceu um grande hub em Belfast International, com mais de dez rotas domésticas e cerca de 12 rotas diretas para destinos europeus foram adicionadas à malha aérea, tornando-a a maior usuária do aeroporto.
Em 2005, a Continental Airlines lançou o serviço direto para Newark e serviços diretos para Vancouver foram introduzidos pela Zoom airlines, que cessaram com a morte do fundador da companhia em 2008.
Em 2007, a Aer Lingus abriu uma base em Belfast International, o seu terceiro hub (e o primeiro fora da República da Irlanda). Em 2008, três aeronaves Airbus A320 estavam baseadas no aeroporto e serviam a nove rotas da Aer Lingus, que restabeleceu a rota entre Belfast e Londres-Heathrow, abandonada pela British Airways. No entanto, esses voos adicionais não contribuíram para o aumento do número de passageiros.
Em 2010, foi concluída a nova zona de desembarque diante do complexo aeroportuário. O aeroporto ganhou uma passarela de embarque localizada na área de embarque internacional, permitindo o rápido embarque. É usado no serviço de Newark, bem como voos charter e serviços com muita demanda para destinos europeus e alguns serviços transcontinental.