Aeroporto Brest
Atualmente, em Brest-Bretanha, há voos domésticos e internacionais regulares e sazonais para vários destinos, entre outros: Barcelona, Birmingham, Bordeaux, Londres-City, Lyon, Marrakech, Marselha, Ouessant, Paris-CDG, Paris-Orly, Southampton e Toulon, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +33 (0) 2 98 32 86 00
- Morada/Endereço: Aéroport de Brest Bretagne, 29490 Guipavas, France
- Administração: Chambre de commerce et d'industrie de Brest
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 2.250 lugares destinados à breves e a longas permanências. No estacionamento P0, há 60 vagas não sujeitas a pagamento na primeira hora.
- Cidades próximas: Brest (7 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 11 km ao nordeste do centro de Brest, sendo acessível pela autoestrada Route National RN-12, em direção à Morlaix, até à saída Guipavas e então, seguir a sinalização na RD 67.
- Estações de comboios: O passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Brest «Gare de Brest» e prosseguir com autocarro vaivém/shuttlebus diário até ao aeroporto.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (15.68%), terça-feira (14.68%), quarta-feira (14.64%), quinta-feira (14.70%), sexta-feira (15.05%), sábado (11.58%), domingo (13.68%)
- Outras denominações: Brest Guipavas, Брест, Брэст, Βρέστη, เบรสต์-ฝรั่งเศส, ברסט-צרפת, بريست, برست, ब्रैस्त, ブレスト (フランス), ბრესტი (საფრანგეთი), 布雷斯特 (法国), Բրեստ (Ֆրանսիա), 브레스트 (프랑스)
Destinos mais populares a partir de Brest (Voos semanais )
- Aeroportos Paris - Charles de Gaulle (31, 23,85 %)
- Aeroportos Lyon - Saint-Exupéry - Satolas (23, 17,69 %)
- Aeroportos Bordéus - Mérignac (14, 10,77 %)
- Aeroportos Marseille (7, 5,38 %)
- Aeroportos Porto (4, 3,08 %)
- Aeroportos Paris - Orly (4, 3,08 %)
- Aeroportos Toulon - Hyeres (3, 2,31 %)
- Aeroportos Agadir - Al Massira (2, 1,54 %)
- Aeroportos Montpellier - Méditerranée (2, 1,54 %)
- Aeroportos Nice - Costa Azul (2, 1,54 %)
- outros (29,22 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Air France (162, 62,31 %)
- Transavia France (48, 18,46 %)
- Chalair Aviation (27, 10,38 %)
- easyJet (8, 3,08 %)
- Volotea (8, 3,08 %)
- outros (2.69 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 11 km ao nordeste do centro de Brest.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela RN-12/E-50 até à saída para a localidade Guipavas e então, seguir a sinalização na RD 67 até ao aeroporto.
Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir até a «Gare de Brest». Há um serviço diário de shuttle da estação ferroviária de Brest «Gare de Brest» até ao aeroporto. Os horários estão coordenados com as chegadas e partidas das companhias aéreas.
História
A história do Aeroporto de Brest iniciou durante a Primeira Guerra Mundial, em 1917, quando foram construídos dois hangares de dirigíveis pela Marinha Americana, em Guipavas. Era o início do que viria a se tornar o Aeroporto de Brest-Bretanha. Após à Primeira Guerra Mundial, o local foi abandonado pela Marinha Francesa.
Em 1931, a Câmera de Comércio de Brest decidiu que era importante para Finistère ter uma base aérea transatlântica, e investiu no desenvolvimento do site de Guipavas. O primeiro aeroclube em Finistère, recém-criado por Charles-Yves Peslin, organizou o seu primeiro show aéreo. Em 1935, a Câmera de Comércio começou a obter o usufruto deste sítio aéreo, que recebeu novas instalações, hangar, sede do clube, etc, para se tornar um aeródromo real.
Em 1937, foi inaugurado o Aeroporto de Brest-Guipavas. Entre 1940 e 1945, o aeródromo foi ocupado pelo exército alemão, que o deixou em ruínas. Em 1946, foram realizados os primeiros voos de mercadoria perecíveis para a Inglaterra. Em 1953, foi realizado o primeiro voo charter de Brest para Jérsei. E, em 1955, o primeiro voo regular entre Brest e Ouessant.
Em 1961, foi inaugurada a linha Brest-Paris. Em 1963, o tráfego comercial alcançou 10.000 passageiros, o que tornou necessária novas instalações aeroportuárias. Em 1986, o terminal do aeroporto é ampliado. Em 1992, a pista, prolongada por diversas vezes, chega agora a 3.100 metros. E, em 1993, é construído o terminal de carga. Em 1997, o tráfego comercial ultrapassa a marca de 600.000 passageiros. E, no ano seguinte, o terminal foi ampliado. Em 2007 foi aberto o novo terminal do aeroporto. É um edifício ultra-moderno que pode receber 1.4 milhões de passageiros por ano.
Em 2010, a marca de 900.000 passageiros é atingida pela primeira vez.