Aeroporto Burgas
Atualmente, em Burgas, há voos domésticos e internacionais regulares e sazonais para vários destinos, entre outros: Bratislava (sazonal), Brno (sazonal), Budapeste (sazonal), Copenhaga/ Copenhague (sazonal), Dublin, Ecaterimburgo (sazonal), Katowice (sazonal), Kosice (sazonal), Londres-Luton, Luxemburgo (sazonal), Moscovo-Domodedovo, Moscovo-Sheremetyevo (sazonal), Novosibirsk (sazonal), Oslo-Gardermoen (sazonal), Ostrava (sazonal), Poznan (sazonal), Praga (sazonal), S. Petersburgo (sazonal), Sófia e Varsóvia-Modlin (sazonal), onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 2
- Serviço telefónico: +359 56 870-133 (Passenger Service)
- Morada/Endereço: Burgas Airport, 8016 Burgas, Bulgaria
- Administração: Burgas Airport Ltd.
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Burgas (9 km), Varna (79 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 10 km ao nordeste de Burgas, sendo acessível pela autoestrada 9/E-87, que liga Burgas à Nesebar.
- Estações de comboios: O passageiro deverá ir de comboio até à estação ferroviária de Burgas e prosseguir com o autocarro 15 até ao aeroporto.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (17.94%), terça-feira (13.16%), quarta-feira (13.16%), quinta-feira (7.64%), sexta-feira (19.41%), sábado (15.18%), domingo (13.52%)
- Outras denominações: Бургас, Μπουργκάς, Burgasz, Burgaz, Boergas, Bourgas, بورگاس, 布尔加斯, 布爾加斯, بورغاس, ブルガス, 부르가스, Բուրգաս, בורגס, ბურგასი
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 10 km ao nordeste do centro de Burgas, na localidade de Sarofovo.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes de Burgas deverão conduzir pela autoestrada 9/E-87, em direção à Nesebar; e então, seguir a sinalização.
Para chegar em comboio ou de autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá ir até àestação ferroviária / ao terminal rodoviário de Burgas e prosseguir em táxi ou no autocarro 15, que parte diariamente a cada 30 minutos.
História
O Aeroporto de Burgas foi inaugurado em 1927. Neste mesmo dia, a companhia francesa CIDNA, mais tarde Air France, escolhe o Aeroporto de Burgas, como estação para um transmissor rádio. O contrato da empresa francesa estipulava claramente que os funcionários do aeroporto deveriam ser búlgaros. O primeiro operador de rádio-telégrafo búlgaro, Danail Denev, havia iniciado a trabalhar em 1938.
Em 1942, chegam engenheiros alemães qualificados e geodesistas para conduzir a construção do aeroporto e facilitar a aterragem de aeronaves de porte maior. O aeroporto é conectado ao sistema de eletricidade e equipado com tanques de combustível de grande volume. Em 1947, aterram ali aeronaves inglesas de passageiros, que voavam entre Sófia e Burgas. Esta linha ainda é mantida até hoje.
Os Anos 50 e 60 do século passado foram marcados por uma prosperidade sem precedentes do Aeroporto de Burgas. O aeroporto foi ampliado e modernizado: foi construída uma pista de aterragem e descolo em betão e o equipamento totalmente atualizado. Como resultado disto, a imprensa nacional búlgara elegeu-o como o «aeroporto mais moderno da Bulgária», alcunhando-o como o «Palácio Aéreo de Burgas».
Nos Anos 70, Burgas tornou-se um aeroporto internacional, quando o aeroporto passou a servir cerca de 45 destinos.
Em 2006, é assinado o contrato de concessão dos aeroportos de Burgas e Varna. Em Novembro de 2006, a empresa Fraport Twin Star AD assume a gestão e a responsabilidade pelo pessoal no aeroporto, bem como sobre os ativos e os planos futuros de ambos os aeroportos. O consórcio teuto-búlgaro ganhou a concessão por 35 anos e 403 milhões de Euros para a construção de novos terminais, melhorias da infra-estrutura do aeroporto, ampliação dos lotes de estacionamento e também para a aquisição de equipamento de atendimento em terra.