Aeroporto Chambéry - Savoie (Aix les Bains)

Aeroporto Chambéry - Savoie (Aix les Bains)

O Aeroporto Chambéry - Savoie é um aeroporto doméstico e serve à cidade homónima e sede do departamento da Savóia, na região de Rhône-Alpes, ao sudeste da França.

Atualmente, em Chambéry-Savoie, há voos domésticos e internacionais sazonais para vários destinos, entre outros: Billund, Birmingham, Bristol, Cardiff, Copenhaga/Copenhague, Dublin, East Midlands, Glasgow-International, Londres-City, Londres-Gatwick, Londres-Stansted, Manchester, Moscovo/Moscou-Domodedovo, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Chambéry - Savoie (Aix les Bains) (CMF)
  • Fuso horário: GMT 1
  • Serviço telefónico: +33 (0) 4 79 54 49 54
  • Morada/Endereço: Aéroport de Chambéry-Savoie, 73420 Viviers du Lac, France
  • Administração: Vinci Airports
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 300 lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Grenoble (54 km), Genf (66 km), Villeurbanne (79 km), Lyon (81 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 9 km ao norte do centro de Chambery, acessível pela saída 13 «Chambéry - Nord» da autoestrada A-41/E-72.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (1.56%), terça-feira (9.38%), quarta-feira (1.56%), quinta-feira (1.56%), sexta-feira (0.00%), sábado (72.66%), domingo (13.28%)
  • Outras denominações: Chambery-Aix-lès-Bains, Chamberí, Šamberi, Шамбери, Шамбері, شامبری, تشامبيري, シャンベリ, 尚贝里, 尚貝里, 샹베리, ช็องเบรี, शैमबेरी

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 9 km ao noroeste de Chambéry, às margens do Lago de Bourget, o maior lago natural da França.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir até à saída 13 «Chambéry-Nord» da autoestrada A-41/E-72 .

História
O projeto do Aeroporto de Chambéry-Aix é bastante antigo, pois o compromisso em favor de sua construção remonta a 1929. Mas só passou a funcionar depois de 1960, quando as atividades comerciais foram lançadas no aeroporto, que era usado para propósitos militares. Sob a gestão da Câmera de Comércio e Indústria de Sabóia, as instalações do aeroporto foram continua e gradativamente renovadas.

Em 1993, o terminal do aeroporto ganha novas áreas de desembarque. para voos charter. De 1994 a 2000, deram-se investimentos para adaptar o aeroporto ao tráfego crescente de voos charter para as estâncias de esqui na região. Em 1996, a Proteus Airlines assume o serviço entre Paris e Chambéry. Em 1999, cerca de 110.000 passageiros são atendidos no aeroporto anualmente.

Em 2000, a Buzz inicia voos semanais para Londres-Stansted. Em 2001, Chambéry recebe o primeiro Boeing 757. Um novo recorde de 3.600 movimentos de aeronaves foi estabelecido em 2002, ano em que foram ampliadas as aŕeas de embarque e desembarque em resposta à crescente procura dos operadores turísticos na Europa Setentrional e no Reino Unido. Também foram introduzidos nos controlos de segurança para os passageiros e bagagem.

Depois de atingir o seu ápice em 1983, o aeroporto entrou em declínio gradual, ocasionado principalmente pela alta-velocidade e o menor custo oferecido pelo TGV, o comboio/trem de alta velocidade. Este declínio acirrou-se quando a Air France decidiu sair do aeroporto para concentrar-se no Aeroporto de Lyon-Saint-Exupéry. A Ryanair comprou a Buzz e suspendeu os serviços que eram operacionais.

Em 2004, o aeroporto alcançou a marca de 172.000 passageiros. E, em 2005, foi alcançado o recorde de 12.000 passageiros num fim-de-semana.