Aeroporto Friedrichshafen
Atualmente, em Friedrichshafen, há voos domésticos regulares e sazonais para vários destinos, entre outros: Antália, Calvi, Colónia-Bona/Colônia-Bonn, Cós, Dusseldorf, Elba, Frankfurt, Fuerteventura, Graz, Hamburgo, Ibiza, Iráclio, Las Palmas de Grã-Canária, Londres-Gatwick, Menorca, Nápoles, Nice, Ólbia, Palma de Maiorca, Pristina, Pula, Rhodes, Roterdão/Roterdã, Split, Viena e Zadaronde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +49 7541 2840
- Morada/Endereço: Flughafen Friedrichshafen, Am Flugplatz 64, Postfach 1520, D-88046 Friedrichshafen
- Administração: Flughafen Firedrichshafen GmbH
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 1.400 lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Zürich (80 km), Ulm (89 km), Reutlingen (93 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 4 km ao norte de Friedrichshafen, sendo acessível pelas autoestradas A81 e A98; autoestradas federais B30 e B31 até Friedrichshafen.
- Estações de comboios: O passageiro deverá ir com o comboio da Deutsche Bahn (DB) ou com os comboio da empresa privada Bodensee-Oberschwaben-Bahn, descer na paragem «Flughafen Friedrichshagen» que fica a 5 minutos do aeroporto.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (12.18%), terça-feira (16.55%), quarta-feira (11.38%), quinta-feira (14.37%), sexta-feira (13.91%), sábado (20.34%), domingo (11.26%)
- Outras denominações: Fridrihshafen, Фридрихсхафен, Фрыдрыхсхафен, Фрідріхсхафен, Φριντρισχάφεν, פרידריכסהאפן, Ֆրիդրիխսհաֆեն, ფრიდრიხსჰაფენი, フリードリヒスハーフェン, 腓特烈港 (德国), 프리드리히스하펜, فریدریشهافن, فریدریشسهافن, فريدريشسهافن
Destinos mais populares a partir de Friedrichshafen (Voos semanais )
- Aeroportos Frankfurt (18, 30,00 %)
- Aeroportos Dusseldorf - Weeze (11, 18,33 %)
- Aeroportos Tuzla (8, 13,33 %)
- Aeroportos Ohrid (6, 10,00 %)
- Aeroportos Skopje (6, 10,00 %)
- Aeroportos Tirana - Nënë Tereza (6, 10,00 %)
- Aeroportos Hurghada (2, 3,33 %)
- Aeroportos Las Palmas - Grã Canária (2, 3,33 %)
- outros (1.67 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Wizz Air (50, 40,98 %)
- Lufthansa (40, 32,79 %)
- British Airways (22, 18,03 %)
- Corendon Airlines (2, 1,64 %)
- outros (6,56 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 4 km ao norte de Friedrichshafen, diretamente ao lado do novo parque de exposições e feiras.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas/os passageiros deverão conduzir diretamente pelas autoestradas 30/31.
Para chegar em comboio ao aeroporto, os passageiros deverão utilizar os comboios que circulam entre Basileia e Ulm e a estação de comboios «Airport Friedrichshafen».
Há ligações regulares em autocarros vaivém/shuttlebus com o autocarro urbano 18 para Messe Ost, com o autocarro DB-Bus «Montfort Linie» - 7586, para Tettnang e para os parques de diversões «Ravensburger Spieleland» e «Mini Mundus», em Liebena; e também com diversas empresas de autocarros para diversas cidades na região, tais como: Arosa, Basileia, Bregenz, Brigels, Chur, Constança, Davos, Lenzerheide, Lichtstenstaine, Meersburg ou Ulm.
Além destas alternativas, há também uma ligação diariamente em catamarão/catamarã entre Constança e Friedrichshafen. O trajeto é percorrido em cerca de 50 minutos. Por favor, informe-se sobre os horários atuais diretamente no local ou pela internet.
História
A história do Aeroporto de Friedrichshafen inicia em 1913, é um dos maiores aeroportos no Estado de Baden Württemberg, construído em uma áerea total de 150 hectares. O Império Alemão procurou antigamente uma área próxima à fábrica do Zepelim, onde a tripulação pudesse ser treinada. O primeiro hangar para dirigíveis foi feito em 1915, que é tido como o ano de fundação de Friedrichshafen. No mesmo ano, teve lugar a viagem inaugural do primeiro dirigível ali produzido.
Em 1929, a Deutsche Lufthansa iniciou os primeiros voos a partir de Friedrichshafen. Em 1994, o aeroporto ganhou uma nova pista e foi modernizado tecnicamente. Com isto, o aérodromo foi reavaliado e ganha a permissão de aeroporto para o tráfego aéreo em geral.
Em 1992, com a retirada das forças militares francesas, o governo federal alemão elaborou planos de modernização e da futura utilização das instalações. Somente dois anos mais tarde a pista foi terminada. Além disto, foram tomadas medidas gerais de reestruturação em vez de modernizá-lo. Em 1998, a República Federal da Alemanha vendeu-o para a empresa Flughafen Friedrichshafen GmbH.