Aeroporto Hamburgo - Fühlsbüttel

6 Rotas-de-voo de & para Hamburgo - Fühlsbüttel (HAM)

Voos Hamburgo - Fühlsbüttel (HAM) - Lisboa (LIS)
Deutsche Lufthansa (LH6948, LH6946), TAP Air Portugal (TP567, TP569, TP561)
156,20 €
Voos Lisboa (LIS) - Hamburgo - Fühlsbüttel (HAM)
Deutsche Lufthansa (LH6947, LH6949), TAP Air Portugal (TP568, TP562, TP564, TP566)
129,00 €

Aeroporto Hamburgo - Fühlsbüttel

O Aeroporto Internacional Hamburgo - Fühlsbüttel, conhecido como Aeroporto de Hamburgo, é um aeroporto que serve à cidade homónima e capital da cidade-estado de Hamburgo, ao norte da Alemanha. Com sua modernização em 2005, tornou-se um dos mais modernos aeroportos de passageiros europeus.
  • URL: Hamburgo - Fühlsbüttel (HAM)
  • Fuso horário: GMT 1
  • Serviço telefónico: +49 40 50 75-0
  • Morada/Endereço: Flughafen Hamburg, Flughafenstr. 1-3, D-22335 Hamburg
  • Administração: Flughafen Hamburg GmbH
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 10.000 lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Hamburg (9 km), Lübeck (54 km), Kiel (79 km), Bremerhaven (93 km), Bremen (100 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 9 km ao noroeste de Hamburgo, sendo acessível pela autoestrada 433.
  • Estações de comboios: Os comboios S-Bahn 1 circulam entre o aeroporto e a Estação de Hamburgo. O trajeto é percorrido em cerca de 25 minutos.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (15.66%), terça-feira (14.37%), quarta-feira (14.94%), quinta-feira (14.36%), sexta-feira (15.16%), sábado (11.53%), domingo (13.97%)
  • Outras denominações: Hamburg Flughafen, Hamburg Airport Helmut Schmidt, Hamburk, Hamborg, Hambourg, Amburgo, Hampuri, Hamburq, Хамбург, Αμβούργο, Гамбург, Համբուրգ, ჰამბურგი, ሃምቡርግ, هامبورغ, هامبورگ, המבורג, हैम्बर्ग, ฮัมบูร์ก, 함부르크, ハンブルク, 汉堡, 漢堡, همبورغ, هامبورج

Destinos mais populares a partir de Hamburgo - Fühlsbüttel (Voos semanais )

  1. Munique (119, 5,61 %)
  2. Londres - Heathrow (102, 4,80 %)
  3. Frankfurt (100, 4,71 %)
  4. Viena (98, 4,62 %)
  5. Paris - Charles de Gaulle (98, 4,62 %)
  6. Zurique - Kloten (90, 4,24 %)
  7. Amesterdão - Schiphol (90, 4,24 %)
  8. Estugarda - Stuttgart (51, 2,40 %)
  9. Copenhaga (44, 2,07 %)
  10. Palma de Maiorca - Sont Sant Joan (34, 1,60 %)
  11. outros (61,09 %)

Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. Eurowings (1392, 33,03 %)
  2. Lufthansa (393, 9,33 %)
  3. British Airways (240, 5,70 %)
  4. Air France (232, 5,51 %)
  5. Ryanair (210, 4,98 %)
  6. Condor (196, 4,65 %)
  7. easyJet (172, 4,08 %)
  8. Wizz Air (149, 3,54 %)
  9. KLM (128, 3,04 %)
  10. Swiss International Air Lines (124, 2,94 %)
  11. outros (23,2 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 9 km ao norte do centro de Hamburgo e a 8 km ao sul do centro de Norderstedt, em Fuhlsbüttel - entre os centros de Niendorf, ao oeste e de Langenhorn, ao nordeste; bem como a 12 km da estação ferroviária, ao norte de Hamburgo.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada B433.

Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar o comboio S-Bahn 1, que circula durante o dia entre o terminal e a estação de Hamburgo. O trajeto é percorrido em cerca de 25 minutos.

Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar os autocarros 26, 39, 274 e 292 da empresa Hamburger Verkehrsverbund (VBB), que param no terminal; e também os autocarros 23, 34, 114 e 292, que param próximo à base da Lufthansa. À noite, circulam os autocarros 606.

Além destas alternativas, há um serviço de transferência regular privado vaivém/shuttle, entre o aeroporto e as cidades hanseáticas de Lübeck e Kiel.

História
Depois da fundação dos hangares Hamburger Luftschiffhallen GmbH (HLG) em 1912, esta zona também foi escolhida para abrigar o aeroorto. No primeiro ano, o campo de aviação era reservado apenas aos zeppelins, mas em 1913, a área sudeste também foi aberta a aeronaves. Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, o hangar abrasou-se por completo. A HLG reconstruiu-o novamente, mas não pôde utilizá-lo devido ao Tratado de Versalhes.

Em 1945, as forças aliadas britânicas assumiram o controlo do aeroporto e, em cooperação com os aliados norte-americanos e franceses, construíram uma pista de aterragem e descolagem com o objetivo de transportar víveres para a população de Berlim Ocidental. Em 1955, a Deutsche Lufthansa assumiu o controlo do aeroporto e fundou ao mesmo tempo um hangar para manutenção de suas aeronaves, com o Lufthansa Technik Group. Embora existam cerca de 30 hangares de manutenção em todo o mundo, o de Hamburgo é a central.

Nos Anos 60, tentou-se transferir o aeroporto para Kaltenkirchen, com base no fato de que as capacidades do aeroporto estavam saturadas e que o aeroporto fora construído entre várias zonas residenciais. Contudo, esse projeto foi abandonado, pois a economia de Hamburgo era voltada primordialmente ao sector de prestação de serviços e as empresas de porte-médio em Hamburgo necessitavam de um aeroporto de fácil acesso.

No início dos Anos 90, foi iniciado o projeto "HAM21" com vistas à modernização e ampliação do aeroporto. Em consequência disto, o antigo terminal 2 foi demolido e reconstruído segundo os padrões atuais. Em 2005, foi reinaugurado e redenominado como terminal 1. E, em seguida, o antigo terminal 4 foi redenominado em terminal 2.


Estatística de dados climáticos Hamburgo - Fühlsbüttel

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez
2.3
3.0
7.3
12.5
17.4
20.5
22.2
22.0
18.7
12.9
7.3
3.9
0.0
0.3
3.3
7.5
12.0
15.3
17.0
16.6
13.5
9.1
4.9
1.8
-2.6
-2.5
-0.3
3.1
6.5
9.9
12.3
12.0
9.2
5.5
2.4
-0.5