Aeroporto Inverness
Atualmente, em Inverness, há voos domésticos e internacionais regulares, charter ou não para vários destinos, entre os quais: Benbecula, Bergen, Bristol, Dusseldorf, Frankfurt, Jérsei, Kirkwall - Órcades, Londres-Gatwick, Londres - Luton, Manchester, Southampton, Stornoway, Sumburgh e Zurique, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 0
- Serviço telefónico: +44 1667 464 000
- Morada/Endereço: Inverness Airport Ltd., Inverness-Dalcross , Scotland, IV2 7JB, United Kingdom
- Administração: Highlands and Islands Airports Limited (HIAL)
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 650 lugares destinados à breves e longas permanências. Os 20 primeiros minutos são gratuitos.
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 15 km ao leste do centro de Inverness, sendo acessível pela autoestrada A96, em direção à Aberden, e seguir a sinalização até ao aeroporto, por cerca de 12 km.
- Estações de comboios: O passageiro deverá ir em comboio até à estação ferroviária de Inverness e prosseguir com o Bus Jet 11 que parte da «Falcon Square». O trajeto é percorrido em cerca de 25 minutos.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (13.31%), terça-feira (14.21%), quarta-feira (14.98%), quinta-feira (16.09%), sexta-feira (15.28%), sábado (12.73%), domingo (13.40%)
- Outras denominações: Inbhear Nis, Invernesas, Инвърнес, Инвернесс, Інвернесс, Ινβερνές, انفرنيس, اینورنس, 印威內斯, 因弗內斯, इन्वरनेस, 인버네스, インヴァネス, อินเวอร์เนส
Destinos mais populares a partir de Inverness (Voos semanais )
- Aeroportos Londres - Gatwick (18, 11,11 %)
- Aeroportos Amesterdão - Schiphol (16, 9,88 %)
- Aeroportos Londres - Heathrow (14, 8,64 %)
- Aeroportos Manchester (12, 7,41 %)
- Aeroportos Stornoway (12, 7,41 %)
- Aeroportos Birmingham (8, 4,94 %)
- Aeroportos Sumburgh (Shetland) (8, 4,94 %)
- Aeroportos Kirkwall (7, 4,32 %)
- Aeroportos Londres - Luton (7, 4,32 %)
- Aeroportos Belfast City (6, 3,70 %)
- outros (33,33 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Loganair (134, 40,36 %)
- easyJet (106, 31,93 %)
- British Airways (60, 18,07 %)
- outros (9.64 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 15 km ao leste do centro da cidade, próximo à localidade de Dalcross.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes de Inverness deverão conduzir pela autoestrada A 96 (Inverness - Aberdeen) e seguir a sinalização por cerca de 12 km até ao aeroporto.
Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Inverness; e de lá, prosseguir com autocarro Jet11 que saem regularmente da «Falcon Square», entre 7.40 h - 23.15 h, todos os dias. O trajeto é percorrido em cerca de 25 minutos.
História
O aeroporto foi utilizado inicialmente pela Força Áerea Real durante a Segunda Guerra Mundial e aberto para operações civis em 1947. A British European Airways, um antecessor da British Airways, iniciou a rota para Londres Heathrow, em meados dos anos 1970. Em finais dos Anos 70 e inícios dos Anos 80, havia dois voos diários entre Inverness e Heathrow, mas esta rota foi fechada face ao péssimo desempenho econômico.
E a Dan-Air herdou o serviço, oferecendo-o três vezes ao dia. E manteve esta rota, acrescentando as ligações para Londres Gatwick e Manchester, no final dos Anos 80. Porém estes serviços não foram bem sucedidos economicamente e, consequentemente, foram desativados.
Em 1992, a British Airways adquire a Dan-Air, que mantve o serviço sob bandeira por mais de cinco anos, adicionando uma quarta frequência diária, pouco antes de retirar o link, em meio a considerável controvérsia e indignação pública, em Outubro de 1997. O surgimento de uma força na aviação britânica, a EasyJet, coincidiu com o lançamento do serviço diário para Londres-Luton, em 1996. Outros destinos e companhias aéreas chegaram ao aeroporto, principalmente em 2003.
A ligação com Londres-Heathrow foi reestabelecida em 2004. Mas o serviço foi interrompido em 2008, com alegações por parte da companhia de que os custos no Aeroporto de Heathrow eram muito altos. Em 2009, a Ryanair corta suas últimas rotas para East Midlands e Liverpool, durante uma revisão de rotas em que Inverness era classificada como uma das piores da rede.
Serviços regulares internacionais revelaram-se difíceis de estabelecer com sucesso até ao final dos anos 2000, quando foi introduzido o serviço entre Duesseldorf e Inverness e, em 2001, quano a Flybe iniciou suas operações diárias para Amsterdão/Amsterdã. A extinta Snowflake (subsidiária low cost da SAS) oferecia duas ligações semanais para Estocolmo, em 2004, mas que foi desativado face à falta de demanda. A KLM UK ofereceu um serviço diário para Amsterdão/Amsterdã via Edimburgo, em 1997, que foi de curta duração. Em 2001, a ScotAirways oferece um serviço para Amsterdão/Amsterdã, este retirado face aos eventos do World Trade Center.
Durante o verão de 1990, a British Airways oferecia uma ligação aos sábados para Bergen, na Noruega, via Kirkwall e Sumburgh.
A Flybe é atualmente a maior operadora no Aeroporto de Inverness. Ela oferece duas vezes ao dia uma ligação com Londres-Gatwick, herdado da BA Conexão. Inverness é um hub na rede entre as «Highlands» e as ilhas, onde os serviços ligam as ilhas ao Cinturão Central.