Aeroporto Metz - Nancy Lorraine
Atualmente, em Metz-Nancy-Lorraine, há voos regulares para os seguintes destinos: Argel, Lyon e Nice, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +33 (0) 38 756 70 00
- Morada/Endereço: Aéroport de Metz-Nancy-Lorraine, Route de Vigny - BP 21, 50178 Goin, France
- Administração: Groupement Intercommunal de Gestion de l'Aéroport Lorrainb (GIGAL)
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 1.200 lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Metz (18 km), Nancy (33 km), Saarbrücken (62 km), Trier (90 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 20 km ao sudeste do centro de Metz e Nancy, sendo acessível pela autoestrada A31/E21 até a saída 28 «Aéroport Régional» e de lá, pela autoestrada vicinal D 910.
- Estações de comboios: O passageiro deverá ir até as estações ferroviárias de Metz ou de Nancy «Gare de Metz ou de Nancy» e prosseguir no autocarro vaivém/shuttlebus da METROLOR. A viagem dura cerca de 40 minutos.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (17.86%), terça-feira (25.00%), quarta-feira (17.86%), quinta-feira (17.86%), sexta-feira (8.93%), sábado (12.50%), domingo (0.00%)
- Outras denominações: Мец-Нанси, Μετς-Νανσύ, ميتز-نانسي, متز-نانسی, מץ-נאנסי, 메스-낭시, メス-ナンシー, 梅斯-南锡
Destinos mais populares a partir de Metz - Nancy Lorraine (Voos semanais )
- Aeroportos Argel (12, 28,57 %)
- Aeroportos Marseille (11, 26,19 %)
- Aeroportos Toulouse - Blagnac (11, 26,19 %)
- Aeroportos Lyon - Saint-Exupéry - Satolas (4, 9,52 %)
- Aeroportos Casablanca - Mohammed V (2, 4,76 %)
- outros (4.76 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Twin Jet (52, 61,90 %)
- Air Algérie (28, 33,33 %)
- outros (4.76 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 20 km ao sudeste de Metz; a 30 km ao norte de Nancy, na localidade de Goin.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes de Metz ou Nancy deverão primeiro conduzir pela A31/E21 Metz-Nancy até à saída 28 «Aéroport Régional» e entrar na autoestrada vicinal D 910. E então seguir a sinalização até ao aeroporto.
Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Metz ou de Nancy e prosseguir o shuttlebus da empresa METROLOR, que em dias úteis, parte diariamente a cada hora. A viagem de Metz ou de Nancy dura cerca de 40 minutos.
História
Antes da abertura de Metz-Nancy-Lorraine, as ligações civis eram realizadas no Aeroporto de Nancy-Essay e no Aeroporto Metz-Frescaty. Em 1974, realizam-se os primeiros estudos e seleciona-se a região em Louvigny. Este projeto é aceite pelo Estado e, no ano seguintes, com o financiamento exclusivamente local e com comissionamento previsto entre 1983-1985. Contudo, o projeto cai no esqucimento.
Em 1985, o Estado entra com 35% dos investimentos e dá-se uma reativação dos trabalhos. O conselho regional aprovou o plano em 1986. Existem planos para a construção de uma instalação adequada destinada a receber aeronaves de média distância e o terminal para atender até 500.000 passageiros.
A construção iniciou em 1989 e foi concluída em 1991. Os primeiros anos foram particularmente difíceis. Entre 1992 e 1996, operou com um grande déficit operacional. Na Década de 90, Metz-Nancy foi um dos principais hub da TAT, que tornou-se Air Liberté e, mais tarde, Air Lib. Esta oferecia voos para Pais-Orly, Lyon, Marselha, Toulouse, Nantes, Nice, Bordéus e Montepellier.
A falência da Air Lib em 2001 foi um duro golpe para o aeroporto e apenas uma pequena parte das linhas foram retomadas pela Air France ou TwinJet. Houve uma tentativa de atrair a DHL para o aeroporto, tornando-o brevemente um importante hub postal. No entanto, a DHL foi adquirida pela Deutsche Post, que decidiu-se pela transferência para Leipzig, não obstante os protestos dos moradores.
Em 2003, o conselho regional pretendeu vender o aeroporto. Em Agosto de 2006, a pista foi aumentada para permitir a aterragem de aeronaves de grande porte e encetar o desenvolvimento do aeroporto na área de transporte de carga.
Em inícios de 2007, o aeroporto tenta diversificar-se na área low cost, com voos para Bérgamo e Veneza. Contudo, os maus resultados obtidos, obrigam o fechamento da ligação para Bérgamo.
Nos anos seguintes, a situação econômica do aeroporto agravou-se. E, apesar de encontra-se em uma zona metropolitana de 2.5 milhões de habitantes, mas entre os aeroportos de Luxemburgo, Estrasburgo, Saabrucken e Basileia, Metz-Nancy-Lorraine ocupa a 27a. posição entre os aeroportos domésticos franceses. Além disto, sofre com a concorrência do comboio de alta velocidade para Roissy.