Aeroporto Metz - Nancy Lorraine

Aeroporto Metz - Nancy Lorraine

O Aeroporto de Metz-Nancy-Lorraine é um importante aeroporto doméstico e serve à cidade homónima, no departamento da Mosela, na região da Lorena, ao nordeste da França e na fronteira com a Alemanha. Em 2010, cerca de 254.204 passageiros foram atendidos no aeroporto, que é administrado pelo «Groupement Intercommunal de Gestion de l'Aéroport Lorrain (GIGAL)».

Atualmente, em Metz-Nancy-Lorraine, há voos regulares para os seguintes destinos: Argel, Lyon e Nice, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT 1
  • Serviço telefónico: +33 (0) 38 756 70 00
  • Morada/Endereço: Aéroport de Metz-Nancy-Lorraine, Route de Vigny - BP 21, 50178 Goin, France
  • Administração: Groupement Intercommunal de Gestion de l'Aéroport Lorrainb (GIGAL)
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 1.200 lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Metz (18 km), Nancy (33 km), Saarbrücken (62 km), Trier (90 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 20 km ao sudeste do centro de Metz e Nancy, sendo acessível pela autoestrada A31/E21 até a saída 28 «Aéroport Régional» e de lá, pela autoestrada vicinal D 910.
  • Estações de comboios: O passageiro deverá ir até as estações ferroviárias de Metz ou de Nancy «Gare de Metz ou de Nancy» e prosseguir no autocarro vaivém/shuttlebus da METROLOR. A viagem dura cerca de 40 minutos.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (17.86%), terça-feira (25.00%), quarta-feira (17.86%), quinta-feira (17.86%), sexta-feira (8.93%), sábado (12.50%), domingo (0.00%)
  • Outras denominações: Мец-Нанси, Μετς-Νανσύ, ميتز-نانسي, متز-نانسی, מץ-נאנסי, 메스-낭시, メス-ナンシー, 梅斯-南锡

Destinos mais populares a partir de Metz - Nancy Lorraine (Voos semanais )


Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. Twin Jet (52, 61,90 %)
  2. Air Algérie (28, 33,33 %)
  3. outros (4.76 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 20 km ao sudeste de Metz; a 30 km ao norte de Nancy, na localidade de Goin.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes de Metz ou Nancy deverão primeiro conduzir pela A31/E21 Metz-Nancy até à saída 28 «Aéroport Régional» e entrar na autoestrada vicinal D 910. E então seguir a sinalização até ao aeroporto.

Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Metz ou de Nancy e prosseguir o shuttlebus da empresa METROLOR, que em dias úteis, parte diariamente a cada hora. A viagem de Metz ou de Nancy dura cerca de 40 minutos.

História
Antes da abertura de Metz-Nancy-Lorraine, as ligações civis eram realizadas no Aeroporto de Nancy-Essay e no Aeroporto Metz-Frescaty. Em 1974, realizam-se os primeiros estudos e seleciona-se a região em Louvigny. Este projeto é aceite pelo Estado e, no ano seguintes, com o financiamento exclusivamente local e com comissionamento previsto entre 1983-1985. Contudo, o projeto cai no esqucimento.

Em 1985, o Estado entra com 35% dos investimentos e dá-se uma reativação dos trabalhos. O conselho regional aprovou o plano em 1986. Existem planos para a construção de uma instalação adequada destinada a receber aeronaves de média distância e o terminal para atender até 500.000 passageiros.

A construção iniciou em 1989 e foi concluída em 1991. Os primeiros anos foram particularmente difíceis. Entre 1992 e 1996, operou com um grande déficit operacional. Na Década de 90, Metz-Nancy foi um dos principais hub da TAT, que tornou-se Air Liberté e, mais tarde, Air Lib. Esta oferecia voos para Pais-Orly, Lyon, Marselha, Toulouse, Nantes, Nice, Bordéus e Montepellier.

A falência da Air Lib em 2001 foi um duro golpe para o aeroporto e apenas uma pequena parte das linhas foram retomadas pela Air France ou TwinJet. Houve uma tentativa de atrair a DHL para o aeroporto, tornando-o brevemente um importante hub postal. No entanto, a DHL foi adquirida pela Deutsche Post, que decidiu-se pela transferência para Leipzig, não obstante os protestos dos moradores.

Em 2003, o conselho regional pretendeu vender o aeroporto. Em Agosto de 2006, a pista foi aumentada para permitir a aterragem de aeronaves de grande porte e encetar o desenvolvimento do aeroporto na área de transporte de carga.

Em inícios de 2007, o aeroporto tenta diversificar-se na área low cost, com voos para Bérgamo e Veneza. Contudo, os maus resultados obtidos, obrigam o fechamento da ligação para Bérgamo.

Nos anos seguintes, a situação econômica do aeroporto agravou-se. E, apesar de encontra-se em uma zona metropolitana de 2.5 milhões de habitantes, mas entre os aeroportos de Luxemburgo, Estrasburgo, Saabrucken e Basileia, Metz-Nancy-Lorraine ocupa a 27a. posição entre os aeroportos domésticos franceses. Além disto, sofre com a concorrência do comboio de alta velocidade para Roissy.


Estatística de dados climáticos Metz - Nancy Lorraine

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez
3.8
6.0
9.8
13.8
18.1
21.4
23.7
23.2
20.1
14.7
8.2
4.7
1.2
2.6
5.5
8.8
12.8
16.0
18.0
17.7
14.8
10.4
5.1
2.1
-1.4
-0.9
1.1
3.7
7.4
10.7
12.3
12.1
9.5
6.1
2.0
-0.5