Aeroporto Saarbrücken
Atualmente, em Saabruecken, há voos domésticos e internacionais regulares para os seguintes destinos: Antália, Berlim, Grã - Canária, Hamburgo, Luxemburgo, Nuremberga / Nurembergue, Palma de Maiorca, Varsóvia - Chopin, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +49 6893 83-0; +49 6893 83-272
- Morada/Endereço: Flughafen Saarbrücken, Balthasar-Goldstein-Straße, D-66131 Saarbrücken
- Administração: Flug-Hafen-Saarland GmbH
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Saarbrücken (8 km), Trier (69 km), Metz (69 km), Strasbourg (84 km), Nancy (89 km), Karlsruhe (96 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 9 km ao leste de Saarbrücken, acessível pelas autoestradas: A-1 por Sulzbach; autoestrada A-6, em direção à Mannheim (saída «Fechingen», respectivamente, saída «St. Ingbert-Ost») ou estrada B-406 ou estrada vi
- Estações de comboios: Ligação entre o aeroporto e a estação ferroviária de Saarbrücken com a linha regional de autocarro RSW R10 e a linha S1 de comboio da Saarbahn.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.42%), terça-feira (15.13%), quarta-feira (14.18%), quinta-feira (13.24%), sexta-feira (17.73%), sábado (6.15%), domingo (19.15%)
- Outras denominações: Ensheim, Saarbrécken, Sarbriukenas, Sarbriken, Sarrebruck, Saarbrécken, Zārbrikene, Saarbrigge, Сарбрикен, Саарбрукен, Саарбрюкен, Саарбрюккен, Σααρμπρύκεν, זארבריקן, ساربروكن, زاربروکن, ზაარბრიუკენი, ซาร์บรึคเคิน, ザールブリュッケン, 자르브뤼켄, 薩爾布呂肯, 萨尔布吕肯
Destinos mais populares a partir de Saarbrücken (Voos semanais )
- Aeroportos Berlim-Brandemburgo (14, 51,85 %)
- Aeroportos Hamburgo - Fühlsbüttel (4, 14,81 %)
- Aeroportos Hurghada (4, 14,81 %)
- Aeroportos Antalya (3, 11,11 %)
- outros (7.41 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- DAT Danish Air Transport (36, 66,67 %)
- Corendon Airlines (4, 7,41 %)
- Sun Express (2, 3,70 %)
- outros (22,22 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a 9 km ao leste de Saarbrücken e a 15 km do centro de Saarbrücken.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada A6.
Para chegar em comboio ao aeroporto, no centro da cidade ou na estação de Saarbrücken, o passageiro deverá utilizar a linha S1 da Saarbahn e descer em Brebach, de onde prosseguirá com o autocarro 27 até ao terminal do aeroporto de Saarbrücken.
Há uma ligação direta entre a estação ferroviária ou de Blieskastel até ao Aeroporto de Saarbrücken, pela linha regional de autocarro R10 da empresa RSW - Regionalbus Saar-Westpfalz GmbH, no percurso Saarbrücken - «Flughafen(Aeroporto) - Assweiler - Blieskastel».
História
Saarbrücken é o hub de operações da Cirrus Airlines e era, anteriormente, estação-intermédia da companhia - Frankfurt - Saarbrücken - Paris. Com a abertura desta linha em 17. 09.1928, inaugurou-se o Aeroporto de Saarbrücken - St. Arnual e a Lufthansa abriu as operações áereas com uma linha regular de Frankfurt. Em Maio de 1929 expandiu-se a ligação Saarbrücken - Frankfurt para Berlim e, em Julho de 1929 deu-se a abertura da linha Budapeste - Viena - Munique - Karlsruhe - Saarbrücken - Paris. Com isto, houve um aumento do volume do número de passageiros em Saarbrücken, Colónia e Dusseldórfia.
Em 1967, a LTU iniciou a primeira linha de voo regular de Saarbrücken para Dusseldorf; e até 1979, deram-se os trabalhos de prolongamento da pista para 2.100 metros. E isto resultou em um aumento, nos anos subsequentes, das conexões domésticas para as cidades mais importantes da Alemanha, como para Berlim (Modern Air, Pan American e TAT), Hamburgo, Kassel, Munique e Frankfurt. Após a estagnação da Segunda Guerra Mundial, a partir de 1964 o objectivo era possibilitar o trânsito aéreo nacional e internacional de meio percurso. Em 1972, o aeroporto de Saarbrücken finalmente tornou-se o 11°. aeroporto internacional da Alemanha. Novos projectos de construção e planos deverão apoiar o crescimento do número de passageiros, uma tendência desde 1998. E, com isto, garantir o futuro do aeroporto de Saarbrücken.