1 Rotas-de-voo de & para Sydney - Kingsford Smith (SYD)
Qantas Airways (QF149, QF143), Air New Zealand (NZ104, NZ112), Virgin Australia (VA141, VA147), Turkish Airlines (TK8782), Emirates Airline (EK5049)
Aeroporto Sydney - Kingsford Smith
Ele é o principal de Sydney e o mais antigo do mundo, em contínuo funcionamento. Atualmente é o mais movimentado da Austrália.
No terminal 1, encontram-se as seguintes companhias aéreas: Auckland, Banguecoque/Bangkok-Suvarnabhumi, Beijing / Pequim-Capital, Buenos Aires-Ezeiza, Christchurch, Denpasar / Bali, Frankfurt, Hanói, Ho Chi Minh City / Saigão / Saigon, Hong Kong, Honolulu, Jacarta, Joanesburgo, Kuala Lumpur, Londres-Heathrow, Los Angeles, Manila, Melbourne, Mumbai, Nova Iorque-JFK, Queenstown, São Francisco, Seul-Incheon, Singapura/Cingapura, Taipé-Taiwan Taoyuan, Tóquio-Narita, Vancouver, Viena, Wellington e Xangai-Pudong, onde há outras ligações possíveis.
No terminal Doméstico 2, encontram-se as seguintes companhias aéreas: Adelaide, Avalon, Ballina, Cairns, Dubbo, Gold Coast, Griffith, Merimbula, Mildura, Moruya, Mudgee, Narrandera, Rockhampton, Sunshine Coast e Williamtown. E no terminal 3, para: Alice Springs, Ayers Rock, Brisbane, Canberra, Darwin, Hamilton Island, Hobart, Perth e Townsville.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 10
- Serviço telefónico: +61 2 9667-9111
- Morada/Endereço: Sydney Airport, Central Terrace Building, 10 Arrivals Court, NSW 2020, Australia
- Administração: Sydney Airport Corporation Limited (SACL)
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Sydney (9 km), Wollongong (61 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 9 km ao sul do centro de Sydney, sendo acessível pela autoestrada «South Cross Drive (M1)» e pela «M South Western Motorway»
- Estações de comboios: Estações nos terminais com ligação com «Sydney Central Station»; «Terminal Transfer» pela «Airporlink» e «T-Bus Shuttle Service».
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.71%), terça-feira (13.94%), quarta-feira (14.33%), quinta-feira (14.60%), sexta-feira (15.38%), sábado (12.65%), domingo (14.37%)
- Outras denominações: Sidney, Sidnėjus, Sidneja, Сидни, Сідней, Сыднэй, Сидней, Σίδνεϊ, Сиднеј, Сиднеи, სიდნეი, Սիդնի, סידני, سیدنی, سيدني, سيدنى, سڈنی, সিডনি, સીડની, सिडनी, სიდნეი, സിഡ്നി, ਸਿਡਨੀ, சிட்னி, ซิดนีย์, シドニー, 시드니, 悉尼
Destinos mais populares a partir de Sydney - Kingsford Smith (Voos semanais )
- Aeroportos Melbourne - Tullamarine (581, 14,22 %)
- Aeroportos Brisbane (364, 8,91 %)
- Aeroportos Gold Coast (192, 4,70 %)
- Aeroportos Canberra (188, 4,60 %)
- Aeroportos Auckland (184, 4,50 %)
- Aeroportos Adelaide (124, 3,03 %)
- Aeroportos Perth (102, 2,50 %)
- Aeroportos Nadi (72, 1,76 %)
- Aeroportos Sunshine Coast (71, 1,74 %)
- Aeroportos Singapura - Changi (70, 1,71 %)
- outros (52,33 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Qantas Airways (2949, 35,88 %)
- Virgin Australia (1493, 18,17 %)
- Jetstar Airways (1010, 12,29 %)
- Regional Express (951, 11,57 %)
- Air New Zealand (228, 2,77 %)
- United Airlines (128, 1,56 %)
- Cathay Pacific Airways (106, 1,29 %)
- Korean Air (96, 1,17 %)
- British Airways (80, 0,97 %)
- Emirates Airline (78, 0,95 %)
- outros (13,38 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 9 km ao sul do centro de Sydney.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes do centro de Sydney deverão conduzir pela «Eastern Dstr.» em sentido sul até depois de seu nome tornar-se «Southern Cross Dr» e passar pelo cruzamento com a «Garderners Rd» e prosseguir pela «Eastern Dstr» em sentido oeste até ao aeroporto.
Para chegar em autocarro ao aeroporto, há varios autocarros regulares que transportam os passageiros até ao aeroporto, contudo é necessário reservar antecipadamente.
Para chegar em comboio ao aeroporto, há também os «Airportlink», que liga o aeroporto ao centro de Sydney. As estações da «Airportlink» encontram-se no terminal internacional 1 e nos terminais domésticos T2 e T3.
Dado que os terminais são distantes uns dos outros, há um autocarro não gratuito, chamado «Terminal Transfer», que transporta os passageiros de um terminal ao outro. E ainda há também o «T-Bus Shuttle Service» à disposição dos passageiros.
Destas estações, pode-se chegar às circulares ou à estação central de comboios, onde há ligações para as proximidades vizinhas.
História
Inicialmente foi declarado aeródromo em 1920 (depois, conhecido como Aeroporto de Sydney). Em 1953 foi renomeado para Sydney-Kingsford Smith, pioneiro da avião australiana. Em 1933 foram construídas as primeiras pistas. Em 1960, notou-se a necessidade de um novo aeroporto internacional, cujos trabalhos iniciaram-se em 1966. Quatro anos mais tarde, a rainha Isabel II inaugurou o novo terminal.
Nos Anos 70, a pista norte-sul foi ampliada para tornar-se uma das mais longas do Hemisfério Austral.
Em 1992, foi ampliado o terminal internacional, que sofreu várias ampliações desde então.
Nos anos 60, as limitações de ter-se somente duas pistas a cruzarem-se tornou-se aparente. Por décadas, vários governos australianos não deram importância a estas limitações. A terceira pista foi construída, após controvérsias, pois é paralela à pista "Norte-Sul" existente, no terrenos valorizados de Botany Bay. E, com isto, a proposta de um novo aeroporto nas periferias de Sydney foi finalmente engavetada.
Nos Anos 90, houve a fundação do partido No Aircraft Noise Party, que obteve apoio da população das áreas habitacionais afetadas pelo ruído das aeronaves.
Em 2002, o governo australiano vendeu a Sydney Airports Corporation Limited (mais tarde renomeada Sydney Airport Corporation Limited), que gere o aeroporto, Southern cross Airports cororation Holdings Ltd, cujas ações majoritariamente são detidas pelos fundos de investimento de infra-estrutura da Macquarie Bank. Este banco mantém um contrato de arrendamento por 99 anos no aeroporto, que ainda assim é terra da Coroa.
Desde a conclusão do terminal internacional, este sofreu duas grandes ampliações: uma destas ocorrerá no espaço de 20 anos (2005-2025). Nela está prevista a construção de um grande edifício de escritórios e de um parque de estacionamento de níveis, bem como a expansão da ambos os terminais internacional e doméstico. Estes planos e políticas de expansão do aeroporto por parte do Banco Macquarie são controversas, uma vez que são realizadas sem a supervisão jurídica dos concelhos locais, que costumam atuar como autoridade de planeamento local em tais casos.
Em Abril de 2006, houve um redimensionamento das propostas de desenvolvimento.