Aeroporto Sydney - Kingsford Smith

1 Rotas-de-voo de & para Sydney - Kingsford Smith (SYD)

Voos Sydney - Kingsford Smith (SYD) - Auckland (AKL)
Qantas Airways (QF149, QF143), Air New Zealand (NZ104, NZ112), Virgin Australia (VA141, VA147), Turkish Airlines (TK8782), Emirates Airline (EK5049)
283,78 €

Aeroporto Sydney - Kingsford Smith

O Aeroporto Internacional de Sydney (Kingsford Smith), conhecido como Sydney Airport é um importante aeroporto e serve à localidade homónima, na Nova Gália do Sul, ao sudeste da Austrália. Mascot é o centro administrativo da cidade de Botany Bay e encontra-se a cerca de 9 km ao sul do centro financeiro de Sydney.

Ele é o principal de Sydney e o mais antigo do mundo, em contínuo funcionamento. Atualmente é o mais movimentado da Austrália.

No terminal 1, encontram-se as seguintes companhias aéreas: Auckland, Banguecoque/Bangkok-Suvarnabhumi, Beijing / Pequim-Capital, Buenos Aires-Ezeiza, Christchurch, Denpasar / Bali, Frankfurt, Hanói, Ho Chi Minh City / Saigão / Saigon, Hong Kong, Honolulu, Jacarta, Joanesburgo, Kuala Lumpur, Londres-Heathrow, Los Angeles, Manila, Melbourne, Mumbai, Nova Iorque-JFK, Queenstown, São Francisco, Seul-Incheon, Singapura/Cingapura, Taipé-Taiwan Taoyuan, Tóquio-Narita, Vancouver, Viena, Wellington e Xangai-Pudong, onde há outras ligações possíveis.

No terminal Doméstico 2, encontram-se as seguintes companhias aéreas: Adelaide, Avalon, Ballina, Cairns, Dubbo, Gold Coast, Griffith, Merimbula, Mildura, Moruya, Mudgee, Narrandera, Rockhampton, Sunshine Coast e Williamtown. E no terminal 3, para: Alice Springs, Ayers Rock, Brisbane, Canberra, Darwin, Hamilton Island, Hobart, Perth e Townsville.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT 10
  • Serviço telefónico: +61 2 9667-9111
  • Morada/Endereço: Sydney Airport, Central Terrace Building, 10 Arrivals Court, NSW 2020, Australia
  • Administração: Sydney Airport Corporation Limited (SACL)
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Sydney (9 km), Wollongong (61 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 9 km ao sul do centro de Sydney, sendo acessível pela autoestrada «South Cross Drive (M1)» e pela «M South Western Motorway»
  • Estações de comboios: Estações nos terminais com ligação com «Sydney Central Station»; «Terminal Transfer» pela «Airporlink» e «T-Bus Shuttle Service».
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.71%), terça-feira (13.94%), quarta-feira (14.33%), quinta-feira (14.60%), sexta-feira (15.38%), sábado (12.65%), domingo (14.37%)
  • Outras denominações: Sidney, Sidnėjus, Sidneja, Сидни, Сідней, Сыднэй, Сидней, Σίδνεϊ, Сиднеј, Сиднеи, სიდნეი, Սիդնի, סידני, سیدنی, سيدني, سيدنى, سڈنی, সিডনি, સીડની, सिडनी, სიდნეი, സിഡ്നി, ਸਿਡਨੀ, சிட்னி, ซิดนีย์, シドニー, 시드니, 悉尼

Destinos mais populares a partir de Sydney - Kingsford Smith (Voos semanais )


Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. Qantas Airways (2949, 35,88 %)
  2. Virgin Australia (1493, 18,17 %)
  3. Jetstar Airways (1010, 12,29 %)
  4. Regional Express (951, 11,57 %)
  5. Air New Zealand (228, 2,77 %)
  6. United Airlines (128, 1,56 %)
  7. Cathay Pacific Airways (106, 1,29 %)
  8. Korean Air (96, 1,17 %)
  9. British Airways (80, 0,97 %)
  10. Emirates Airline (78, 0,95 %)
  11. outros (13,38 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 9 km ao sul do centro de Sydney.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes do centro de Sydney deverão conduzir pela «Eastern Dstr.» em sentido sul até depois de seu nome tornar-se «Southern Cross Dr» e passar pelo cruzamento com a «Garderners Rd» e prosseguir pela «Eastern Dstr» em sentido oeste até ao aeroporto.

Para chegar em autocarro ao aeroporto, há varios autocarros regulares que transportam os passageiros até ao aeroporto, contudo é necessário reservar antecipadamente.

Para chegar em comboio ao aeroporto, há também os «Airportlink», que liga o aeroporto ao centro de Sydney. As estações da «Airportlink» encontram-se no terminal internacional 1 e nos terminais domésticos T2 e T3.

Dado que os terminais são distantes uns dos outros, há um autocarro não gratuito, chamado «Terminal Transfer», que transporta os passageiros de um terminal ao outro. E ainda há também o «T-Bus Shuttle Service» à disposição dos passageiros.

Destas estações, pode-se chegar às circulares ou à estação central de comboios, onde há ligações para as proximidades vizinhas.

História
Inicialmente foi declarado aeródromo em 1920 (depois, conhecido como Aeroporto de Sydney). Em 1953 foi renomeado para Sydney-Kingsford Smith, pioneiro da avião australiana. Em 1933 foram construídas as primeiras pistas. Em 1960, notou-se a necessidade de um novo aeroporto internacional, cujos trabalhos iniciaram-se em 1966. Quatro anos mais tarde, a rainha Isabel II inaugurou o novo terminal.

Nos Anos 70, a pista norte-sul foi ampliada para tornar-se uma das mais longas do Hemisfério Austral.

Em 1992, foi ampliado o terminal internacional, que sofreu várias ampliações desde então.

Nos anos 60, as limitações de ter-se somente duas pistas a cruzarem-se tornou-se aparente. Por décadas, vários governos australianos não deram importância a estas limitações. A terceira pista foi construída, após controvérsias, pois é paralela à pista "Norte-Sul" existente, no terrenos valorizados de Botany Bay. E, com isto, a proposta de um novo aeroporto nas periferias de Sydney foi finalmente engavetada.

Nos Anos 90, houve a fundação do partido No Aircraft Noise Party, que obteve apoio da população das áreas habitacionais afetadas pelo ruído das aeronaves.
Em 2002, o governo australiano vendeu a Sydney Airports Corporation Limited (mais tarde renomeada Sydney Airport Corporation Limited), que gere o aeroporto, Southern cross Airports cororation Holdings Ltd, cujas ações majoritariamente são detidas pelos fundos de investimento de infra-estrutura da Macquarie Bank. Este banco mantém um contrato de arrendamento por 99 anos no aeroporto, que ainda assim é terra da Coroa.

Desde a conclusão do terminal internacional, este sofreu duas grandes ampliações: uma destas ocorrerá no espaço de 20 anos (2005-2025). Nela está prevista a construção de um grande edifício de escritórios e de um parque de estacionamento de níveis, bem como a expansão da ambos os terminais internacional e doméstico. Estes planos e políticas de expansão do aeroporto por parte do Banco Macquarie são controversas, uma vez que são realizadas sem a supervisão jurídica dos concelhos locais, que costumam atuar como autoridade de planeamento local em tais casos.

Em Abril de 2006, houve um redimensionamento das propostas de desenvolvimento.


Estatística de dados climáticos Sydney - Kingsford Smith

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez
25.6
25.6
24.4
21.7
18.9
16.1
15.6
17.2
19.4
21.7
23.3
25.0
22.0
21.9
20.8
18.3
15.1
12.8
11.8
13.0
15.2
17.6
19.5
21.1
18.3
18.3
17.2
14.4
11.1
8.9
7.8
8.9
10.6
13.3
15.6
17.2
23.0
24.0
23.0
20.0
18.0
18.0
16.0
17.0
18.0
19.0
19.0
21.0