Aeroporto Tóquio - Narita

Aeroporto Tóquio - Narita

O Aeroporto Internacional de Tóquio - Narita, conhecido por seu antigo nome de New Tokyo International Airport, é um importante aeroporto doméstico que serve à cidade homónima, na prefeitura de Chiba, na região de Kanto, ao sudeste do Japão. É o centro de operações principal da All Nippon Airways, Japan Airlines, JAL Express e Skymark Airlines e também um hub importante da Delta Airlines, da United Airlines, da Air China e da China Southern Airlines.

Tóquio e sua região metropolitana são servidas ainda pelo Aeroporto Tóquio - Haneda, na localidade de Ota, a cerca de 18 km ao sul do conhecido bairro toquiota de Shibuya. Narita oferece mais serviços internacionais do que Haneda.

Atualmente, em Narita, há voos domésticos e internacionais regulares e sazonais para vários destinos, entre outros: Atlanta, Auckland, Banguecoque / Bangkok-Suvarnabhumi, Beijing / Pequim-Capital, Boston, Busan, Calgary, Cantão / Guangzhou, Chengdu, Chicago-O'Hare, Chongqing, Christchurch (sazonal), Cidade do México, Dalian, Dallas/Fort Worth, Déli, Detroit, Frankfurt, Fukuoka, Guam, Hangzhou, Hanói, Hiroshima, Ho Chi Minh, Hong Kong, Honolulu, Jacarta-Soekarno-Hatta, Kaohsiung, Komatsu, Kuala Lumpur, Londres-Heathrow, Los Angeles, Macau, Manila, Milão-Malpensa, Minneapolis/St. Paul, Moscovo / Moscou-Domodedovo, Munique, Nagóia-Centrair, Naha, Nouméa, Nova Iorque-JFK, Osaka-Itami, Papeete, Paris-Charles de Gaulle, Port Moresby, Portland (OR), Qingdao, Saipan, São Francisco, Sapporo-Chitose, Seattle/Tacoma, Sendai, Seul-Incheon, Shenyang, Shenzhen, Singapura, Sydney, Taipé-Taoyuan, Toronto-Pearson, Vancouver, Washington-Dulles, Wuhan e Xangai-Pudong, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT 9
  • Serviço telefónico: +81 476-34-8000 (Airport Information, available 24 hours a day, 365 days a year)
  • Morada/Endereço: Tokyo - Narita Airport, Airport Administration Building, Narita City 282-0004, Chiba PREF, Japan
  • Administração: Narita International Airport Corporation (NAA)
  • Estacionamento: Sim. Com cobranças de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências. E há dois estacionamentos «Car Park» em vários níveis.
  • Cidades próximas: Narita (7 km), Sakura (15 km), Chiba (30 km), Narashino (33 km), Abiko (35 km), Funabashi (37 km), Ichihara (39 km), Kashiwa (39 km), Ichikawa (42 km), Matsudo (44 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 60 km ao nordeste do centro de Tóquio, sendo acessível pela «Higashi Kanto Expressway», «Shin-Kuko Expressway»; Route 295; Route 296, Yokaichiba - Sakura Road ou Narita - Matsuo Road.
  • Estações de comboios: A estação ferroviária Higashi-Narita «Higashi-Narita Station» (ex Narita Airport Station no terminal 1) e estação no terminal 2: «Narita Express» até à «Tokyo Station, Skyliner».
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.21%), terça-feira (13.62%), quarta-feira (14.19%), quinta-feira (14.01%), sexta-feira (14.71%), sábado (14.55%), domingo (14.70%)
  • Outras denominações: Tokyo-Narita, Tokyo, Tokjo, Токіа, Tòquio, Tōkyō, Tokijas, Tóquiu, Tóiceo, Токіё, Токио, Токіо, Τόκιο, טוקיו, טאקיא, توکیو, طوكيو, ٹوکیو, Տոկիո, Տոկիոյի, टोक्यो, টোকিও, டோக்கியோ, ཐོ་ཁེ་ཡོ།, ടോക്കിയോ, ტოკიო, ቶክዮ, โตเกียว, 도쿄, 東京, 东京, 東京都

Destinos mais populares a partir de Tóquio - Narita (Voos semanais )


Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. Japan Airlines (1083, 15,43 %)
  2. ANA All Nippon Airways (1007, 14,34 %)
  3. Jetstar Japan (735, 10,47 %)
  4. Peach Aviation (594, 8,46 %)
  5. Jeju Air (320, 4,56 %)
  6. Korean Air (316, 4,50 %)
  7. United Airlines (304, 4,33 %)
  8. Tway Air (216, 3,08 %)
  9. Spring Airlines Japan (180, 2,56 %)
  10. Cathay Pacific Airways (162, 2,31 %)
  11. outros (29,96 %)

Localização
O Aeroporto de Narita encontra-se a cerca de 60 km ao nordeste do centro de Tóquio e a 7 km de Narita.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir diretamente pela autoestrada «Higashi Kanto», até à saída para a autoestrada «Shin Kuko», onde escolher-se-á a saída 1 ou 2, a depender do terminal desejado. Também pode-se utilizar a autoestrada 296, quando se entra pela Porta Sul.

Para chegar em autocarro, há várias ligações entre o Tóquio - Narita e a capital nipónica, como também outros destinos. O autocarro vaivém/shuttlebus sai a cada 15 minutos para o aeroporto. Por favor, informe-se sobre as alternativas no balcão de bilhetes, no hall de chegadas.

Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro poderá utilizar o «Narita Express (NEX)», que é a ligação mais rápida. O trajeto até à estação ferroviária de Tóquio é percorrido em cerca de 60 minutos. Os bilhetes são adquiridos (lugares reservados) no balcão do hall de chegadas. A linha Sobu também liga o aeroporto à estação ferroviária de Tóquio - embora dure mais, é bem mais barata. As empresas Keisei Skyliner e Keisei Ltda. transportam os passageiros até à Estação Nippori Station, ao norte da Estação de Tóquio.

Além destas alternativas, há táxis à disposição dos passageiros.

História
A história do Aeroporto Internacional de Narita remonta ao início dos Anos de 1960, quando o Aeroporto Internacional de Haneda tornou-se rapidamente congestionado e pelo facto deste não se poder ser expandido, uma vez que encontra-se diretamente na Baía de Tóquio.

Emm 1962, o governo nipónico começou a investigar alternativas possíveis para Haneda e propôs um novo aeroporto internacional de Tóquio para assumir os voos internacionais de Haneda. O rápido crescimento de Tóquio no Pós-Guerra causou uma escassez de terrenos planos na Região de Kanto, então a Província de Chiba foi o único local viável. Escolheram-se as aldeias de Sanrizuka e Shibayama, onde a Casa Imperial possuia uma grande propriedade agrícola. O plano diretor tornou-se público em 1966.

O movimento socialista japonês era muito forte à esta altura. E muitos esquerdistas opuseram-se à construção do aeroporto, argumentando que o propósito deste era o de promover o capitalismo e fornecer facilidades adicionais aos aviões militares norte-americanos, no caso de uma guerra com a União Soviética. Por volta de 1966, surgiu a União Sanrizuka-Shibayama contra o Aeroporto, que manteve-se até se desfazer em 1983.

Tradicionalmente, o governo raramente usava do poder de propriedade e realocava os proprietários desapropriados em outras regiões. No caso de Narita, foi somente paga uma indemnização nos termos de lei. E não ocorreu a expropriação cooperativa, tanto que alguns moradores usaram o terror, ameaçando a queimar as casas de quem se mudasse voluntariamente.

Segundo o plano de 1966, o aeroporto estaria concluído em 1971, o que não aconteceu face às questões de reassentamento que não deixava terreno disponível ao aeroporto. Em 1971, começou a expropriação à força. O primeiro terminal foi concluído em 1972 após severos distúrbios e protestos. A abertura do aeroporto estava programada para Março de 1978, o que não ocorreu pois a torre de controlo foi destruída por um grupo armado com coquetéis molotov. No entanto, o aeroporto foi aberto dois meses mais tarde, sob um esquema de segurança sem precedentes no Japão.

Os confitos de Narita foram um fator importante na decisão de construir o Aeroporto Internacional de Kansai.

Em 2003, foi sancionada a Lei de Corporação do Aeroporto de Narita, que regula sua privatização. Com isto, o aeroporto foi renomeado para Aeroporto Internacional de Narita.


Estatística de dados climáticos Tóquio - Narita

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez
8.3
8.9
12.2
17.2
21.7
24.4
28.3
30.0
21.1
20.6
15.6
11.1
3.7
4.3
7.6
13.1
17.6
21.1
25.1
26.4
22.8
16.7
11.3
6.1
-1.7
-0.6
2.2
7.8
12.2
17.2
21.1
22.2
18.9
12.8
6.1
0.6
14.0
14.0
14.0
16.0
18.0
21.0
23.0
24.0
24.0
21.0
18.0
14.0