Aeroporto Tóquio - Narita
Tóquio e sua região metropolitana são servidas ainda pelo Aeroporto Tóquio - Haneda, na localidade de Ota, a cerca de 18 km ao sul do conhecido bairro toquiota de Shibuya. Narita oferece mais serviços internacionais do que Haneda.
Atualmente, em Narita, há voos domésticos e internacionais regulares e sazonais para vários destinos, entre outros: Atlanta, Auckland, Banguecoque / Bangkok-Suvarnabhumi, Beijing / Pequim-Capital, Boston, Busan, Calgary, Cantão / Guangzhou, Chengdu, Chicago-O'Hare, Chongqing, Christchurch (sazonal), Cidade do México, Dalian, Dallas/Fort Worth, Déli, Detroit, Frankfurt, Fukuoka, Guam, Hangzhou, Hanói, Hiroshima, Ho Chi Minh, Hong Kong, Honolulu, Jacarta-Soekarno-Hatta, Kaohsiung, Komatsu, Kuala Lumpur, Londres-Heathrow, Los Angeles, Macau, Manila, Milão-Malpensa, Minneapolis/St. Paul, Moscovo / Moscou-Domodedovo, Munique, Nagóia-Centrair, Naha, Nouméa, Nova Iorque-JFK, Osaka-Itami, Papeete, Paris-Charles de Gaulle, Port Moresby, Portland (OR), Qingdao, Saipan, São Francisco, Sapporo-Chitose, Seattle/Tacoma, Sendai, Seul-Incheon, Shenyang, Shenzhen, Singapura, Sydney, Taipé-Taoyuan, Toronto-Pearson, Vancouver, Washington-Dulles, Wuhan e Xangai-Pudong, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 9
- Serviço telefónico: +81 476-34-8000 (Airport Information, available 24 hours a day, 365 days a year)
- Morada/Endereço: Tokyo - Narita Airport, Airport Administration Building, Narita City 282-0004, Chiba PREF, Japan
- Administração: Narita International Airport Corporation (NAA)
- Estacionamento: Sim. Com cobranças de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências. E há dois estacionamentos «Car Park» em vários níveis.
- Cidades próximas: Narita (7 km), Sakura (15 km), Chiba (30 km), Narashino (33 km), Abiko (35 km), Funabashi (37 km), Ichihara (39 km), Kashiwa (39 km), Ichikawa (42 km), Matsudo (44 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 60 km ao nordeste do centro de Tóquio, sendo acessível pela «Higashi Kanto Expressway», «Shin-Kuko Expressway»; Route 295; Route 296, Yokaichiba - Sakura Road ou Narita - Matsuo Road.
- Estações de comboios: A estação ferroviária Higashi-Narita «Higashi-Narita Station» (ex Narita Airport Station no terminal 1) e estação no terminal 2: «Narita Express» até à «Tokyo Station, Skyliner».
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.21%), terça-feira (13.62%), quarta-feira (14.19%), quinta-feira (14.01%), sexta-feira (14.71%), sábado (14.55%), domingo (14.70%)
- Outras denominações: Tokyo-Narita, Tokyo, Tokjo, Токіа, Tòquio, Tōkyō, Tokijas, Tóquiu, Tóiceo, Токіё, Токио, Токіо, Τόκιο, טוקיו, טאקיא, توکیو, طوكيو, ٹوکیو, Տոկիո, Տոկիոյի, टोक्यो, টোকিও, டோக்கியோ, ཐོ་ཁེ་ཡོ།, ടോക്കിയോ, ტოკიო, ቶክዮ, โตเกียว, 도쿄, 東京, 东京, 東京都
Destinos mais populares a partir de Tóquio - Narita (Voos semanais )
- Aeroportos Seul - Incheon (282, 8,05 %)
- Aeroportos Sapporo-Shin-Chitose (166, 4,74 %)
- Aeroportos Hong Kong - Chep Lak Kok (144, 4,11 %)
- Aeroportos Busan - Gimhae (124, 3,54 %)
- Aeroportos Fukuoka (108, 3,08 %)
- Aeroportos Taipé-Taoyuan (92, 2,63 %)
- Aeroportos Manila - Ninoy Aquino (84, 2,40 %)
- Aeroportos Los Angeles (82, 2,34 %)
- Aeroportos Aeroporto Internacional de Osaka-Kansai (64, 1,83 %)
- Aeroportos Honolulu (62, 1,77 %)
- outros (65,51 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Japan Airlines (1083, 15,43 %)
- ANA All Nippon Airways (1007, 14,34 %)
- Jetstar Japan (735, 10,47 %)
- Peach Aviation (594, 8,46 %)
- Jeju Air (320, 4,56 %)
- Korean Air (316, 4,50 %)
- United Airlines (304, 4,33 %)
- Tway Air (216, 3,08 %)
- Spring Airlines Japan (180, 2,56 %)
- Cathay Pacific Airways (162, 2,31 %)
- outros (29,96 %)
Localização
O Aeroporto de Narita encontra-se a cerca de 60 km ao nordeste do centro de Tóquio e a 7 km de Narita.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir diretamente pela autoestrada «Higashi Kanto», até à saída para a autoestrada «Shin Kuko», onde escolher-se-á a saída 1 ou 2, a depender do terminal desejado. Também pode-se utilizar a autoestrada 296, quando se entra pela Porta Sul.
Para chegar em autocarro, há várias ligações entre o Tóquio - Narita e a capital nipónica, como também outros destinos. O autocarro vaivém/shuttlebus sai a cada 15 minutos para o aeroporto. Por favor, informe-se sobre as alternativas no balcão de bilhetes, no hall de chegadas.
Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro poderá utilizar o «Narita Express (NEX)», que é a ligação mais rápida. O trajeto até à estação ferroviária de Tóquio é percorrido em cerca de 60 minutos. Os bilhetes são adquiridos (lugares reservados) no balcão do hall de chegadas. A linha Sobu também liga o aeroporto à estação ferroviária de Tóquio - embora dure mais, é bem mais barata. As empresas Keisei Skyliner e Keisei Ltda. transportam os passageiros até à Estação Nippori Station, ao norte da Estação de Tóquio.
Além destas alternativas, há táxis à disposição dos passageiros.
História
A história do Aeroporto Internacional de Narita remonta ao início dos Anos de 1960, quando o Aeroporto Internacional de Haneda tornou-se rapidamente congestionado e pelo facto deste não se poder ser expandido, uma vez que encontra-se diretamente na Baía de Tóquio.
Emm 1962, o governo nipónico começou a investigar alternativas possíveis para Haneda e propôs um novo aeroporto internacional de Tóquio para assumir os voos internacionais de Haneda. O rápido crescimento de Tóquio no Pós-Guerra causou uma escassez de terrenos planos na Região de Kanto, então a Província de Chiba foi o único local viável. Escolheram-se as aldeias de Sanrizuka e Shibayama, onde a Casa Imperial possuia uma grande propriedade agrícola. O plano diretor tornou-se público em 1966.
O movimento socialista japonês era muito forte à esta altura. E muitos esquerdistas opuseram-se à construção do aeroporto, argumentando que o propósito deste era o de promover o capitalismo e fornecer facilidades adicionais aos aviões militares norte-americanos, no caso de uma guerra com a União Soviética. Por volta de 1966, surgiu a União Sanrizuka-Shibayama contra o Aeroporto, que manteve-se até se desfazer em 1983.
Tradicionalmente, o governo raramente usava do poder de propriedade e realocava os proprietários desapropriados em outras regiões. No caso de Narita, foi somente paga uma indemnização nos termos de lei. E não ocorreu a expropriação cooperativa, tanto que alguns moradores usaram o terror, ameaçando a queimar as casas de quem se mudasse voluntariamente.
Segundo o plano de 1966, o aeroporto estaria concluído em 1971, o que não aconteceu face às questões de reassentamento que não deixava terreno disponível ao aeroporto. Em 1971, começou a expropriação à força. O primeiro terminal foi concluído em 1972 após severos distúrbios e protestos. A abertura do aeroporto estava programada para Março de 1978, o que não ocorreu pois a torre de controlo foi destruída por um grupo armado com coquetéis molotov. No entanto, o aeroporto foi aberto dois meses mais tarde, sob um esquema de segurança sem precedentes no Japão.
Os confitos de Narita foram um fator importante na decisão de construir o Aeroporto Internacional de Kansai.
Em 2003, foi sancionada a Lei de Corporação do Aeroporto de Narita, que regula sua privatização. Com isto, o aeroporto foi renomeado para Aeroporto Internacional de Narita.