Aeroporto Weeze (Niederrhein/Weeze)
Face esta condição, algumas companhias aéreas designam-no como Aeroporto de Dusseldorf/Niederrhein ou Dusseldorf/Weeze, o que causou muita confusão entre os passageiros nos últimos anos, dado que o Aeroporto de Dusseldorf encontra-se a cerca de 70 -75 km ao sudeste.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +49 28 37-66 61 11
- Morada/Endereço: Flughafen Weeze-Niederrhein, Flughafen-Ring 60, 47652 Weeze
- Administração: Flughafen Niederrhein GmbH
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 7000 lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Nijmegen (32 km), Moers (39 km), Krefeld (42 km), Arnhem (45 km), Duisburg (46 km), Mönchengladbach (49 km), Eindhoven (50 km), Oberhausen (51 km), Bottrop (54 km), Mülheim (55 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 6 km do centro de Weeze e a 70 km do Aeroporto de Dusseldorf, sendo acessível pela saída «Uedem/Weeze» ou «Goch» da autoestrada A57.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (13.86%), terça-feira (12.31%), quarta-feira (14.73%), quinta-feira (13.69%), sexta-feira (13.69%), sábado (14.90%), domingo (16.81%)
- Outras denominações: Веце, Weeze - Niederrhein, ヴェーツェ, 韦策
Destinos mais populares a partir de Weeze (Niederrhein/Weeze) (Voos semanais )
- Aeroportos Marrakech - Menara (8, 9,52 %)
- Aeroportos Edimburgo (6, 7,14 %)
- Aeroportos Palma de Maiorca - Sont Sant Joan (6, 7,14 %)
- Aeroportos Nador (4, 4,76 %)
- Aeroportos Zagrebe - Pleso (4, 4,76 %)
- Aeroportos Tangier-Boukhalef (4, 4,76 %)
- Aeroportos Tenerife Sul - Rainha Sofia (4, 4,76 %)
- Aeroportos Tessalónica - Salónica (4, 4,76 %)
- Aeroportos Rabat - Sale (4, 4,76 %)
- Aeroportos Oviedo - Astúrias (4, 4,76 %)
- outros (42,88 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 6 km ao sudoeste do centro de Weeze e a cerca de 70 km do Aeroporto de Dusseldorf.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir até à saída 3«Goch» das autoestradas A57/E31 e/ou pelas estradas vicinais 9 e 361.
Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir com o comboio «Regionalexpress» até à estação ferroviária de Weeze ou de Kevelaer; e prosseguir, então, com um autocarro vaivém/shuttle.
Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar o seguinte serviço: entre Weeze e o aeroporto circulam os autocarros SW1; e, entre Kevelaer e o aeroporto circulam os autocarros 73, diariamente a cada 60 minutos. Por favor informe-se sobre os horários atuais diretamente no local.
Além destas alternativas, há também serviços de transferência com autocarros vaivém/shuttle de/para Amsterdão, Arnheim, Brühl, Colónia, Duisburg, Dusseldorf, Essen, Moers, Nimwegen, Utrecht e Venray.
História
Em 1953, os aliados britânicos construíram uma base aérea militar no local do aparentemente antigo aeroporto da Força Aérea alemã de Weeze/Laarbruch. E estacionaram ali nos anos que se seguiram várias aeronaves de combate e de transporte. Os britânicos prosseguiram com a modernização destas instalações até 1992. Já em 1993, com a retirada dos Aliados, fundou-se a atual administradora - Flughafen Niederrhein GmbH. Para compensar a perda de postos de trabalho com a retirada das tropas aliadas britânicas, a administradora concebeu um plano de uso imediato do aeroporto. Em 1999, a Royal Air Force retirou-se completamente do aeroporto, causando uma interrupção total do tráfego aéreo nos quatro anos que se seguiram.
A reabertura e o uso civil do Aeroporto de Niederrhein deu-se em Maio de 2003. Em 2004, ocorreu a sua primeira denominação para Airport Düsseldorf-Weeze, o que causou muita confusão por sua proximidade com o Aeroproto de Dusseldorf-Weeze. Mas, em 2005, o tribunal da comarca de Colónia proibiu a redenominação. Mas a administradora tentou renomeá-lo em Dusseldorf-Regional e não foi bem sucedida neste intento. Ameaçada de pagar uma sanção administrativa, aceitou a atual denominação do aeroporto em Weeze.
O sucesso atual do aeroporto deve-se principal à companhia aérea low cost, Ryanair, que foi a primeira a iniciar o tráfego aéreo regular de Weeze. No entanto, a Ryanair utiliza ainda o nome antigo Dusseldorf-Weeze, o que contribui para a sua estratégia de sucesso. A Ryanair, utiliza nomes erróneos de aeroportos europeus em seu sítio, como Hahn (Ryanair=Frankfurt-Hahn); Girona (Ryanair=Barcelona); Rygge (Ryanair=Oslo); Treviso (Ryanair = Veneza); ou Bergamo (Ryanair = Milão), somente para sugerir a proximidade destes aeroportos das regiões metropolitanas conhecidas. No entanto, esses aeroportos encontram-se, no entanto, muito distante.