Aeroporto Bordéus - Mérignac

2 Rotas-de-voo de & para Bordeaux - Mérignac (BOD)

Voos Lisboa (LIS) - Bordeaux - Mérignac (BOD)
TAP Air Portugal (TP422, TP466), easyJet (U27637, U27639)
66,65 €
Voos Bordeaux - Mérignac (BOD) - Lisboa (LIS)
TAP Air Portugal (TP423, TP467), easyJet (U27638, U27640)
49,16 €

Aeroporto Bordéus - Mérignac

O Aeroporto Bordéus/Bordeaux - Mérignac é um importante aeroporto doméstico e serve à localidade homónima, no departamento da Gironda, ao sul da França. Ele possui um edifício com dois terminais interligados e duas pistas de descolagem e aterragem, que também são usadas parcialmente pela Força Aérea Francesa para voos exploratórios.

Atualmente, em Bordéus-Mérignac, há voos domésticos e internacionais regulares e sazonais para vários destinos, entre outros: Agadir, Ajaccio, Amsterdão/Amsterdã, Argel, Barcelona, Basileia/Mulhouse, Bastia, Bolonha, Brest, Bristol, Bruxelas-Sul-Charleroi, Casablanca, Cork, Dijon, Dublin, Edimburgo, Estocolmo-Arlanda, Estrasburgo, Figari, Genebra, Ibiza, Lille, Lisboa, Liverpool, Londres-Gatwick, Londres-Luton, Lyon, Madrid, Málaga, Marrakech, Marselha, Milão-Malpensa, Montreal-Trudeau, Nantes, Nice, Orã, Oslo-Gardermoen, Palermo, Palma de Maiorca, Paris-CDG, Paris-Orly, Porto, Rennes, Roma-Ciampino, Roma-Fiumicino, Sevilha, Southampton, Toulon, Túnes e Veneza-Marco Polo, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT 1
  • Serviço telefónico: +33 (0) 5 56 34 50 00
  • Morada/Endereço: Aéroport de Bordeaux, Cidex 40, 33700 Mérignac, France
  • Administração: Chambre de commerce et d'industrie de Bordeaux
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 5000 lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Bordeaux (12 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 11 km ao oeste do centro de Bordéus/Bordeaux, sendo acessível pelas autoestradas A-10, A-89, A-62, A-63 e A-64. Há um autocarro vaivém/shuttle a circular a cada 45 minutos do terminal B.
  • Estações de comboios: O passageiro deverá ir em comboio até à «Gare de Bordeaux» e de lá, prosseguir com o autocarro vaivém/shuttlebus da empresa JET BUS até ao aeroporto.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (15.11%), terça-feira (13.23%), quarta-feira (13.76%), quinta-feira (14.40%), sexta-feira (15.49%), sábado (12.89%), domingo (15.12%)
  • Outras denominações: Burdeos, Bordele, Бордо, Bordò, Bordeos, Bordéus, Бардо, Бордо, Μπορντό, بوردو, בורדו, באָרדעאַוקס, बॉरदॉ, बोर्दो, Բորդո, ボルドー, ბორდო, 보르도, บอร์โด, บอร์โดซ์, 波尔多, 波爾多

Destinos mais populares a partir de Bordéus - Mérignac (Voos semanais )


Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. easyJet (352, 22,18 %)
  2. Air France (258, 16,26 %)
  3. Iberia (96, 6,05 %)
  4. KLM (88, 5,55 %)
  5. British Airways (80, 5,04 %)
  6. Volotea (56, 3,53 %)
  7. TAP Air Portugal (32, 2,02 %)
  8. Vueling Airlines (32, 2,02 %)
  9. Chalair Aviation (27, 1,70 %)
  10. Lufthansa (24, 1,51 %)
  11. outros (34,14 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 11 km ao oeste do centro de Bordéus, na localidade de Mérignac.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pelas autoestradas A10, A89, A62, A63 e A64.

Além desta alternativa, há entre o terminal B e a estação ferroviária de Bordéus um serviço vaivém/shuttle da empresa JET BUS, diariamente, entre 7 h e 22 h. Estes autocarros circulam regularmente a cada 45 minutos.

História
A história do Aeroporto de Bordeaux - Mérignac inicia em 1917, quando foi criado o campo aéreo militar e civil. Estas instalações foram um hub importante da Air France, pois ligava Bordeaux a vários destinos da Europa e no Norte da África. E era usado também pela Força Aérea Francesa como centro de treinamento e como base de bombardeiros.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Luftwaffe alemã tomou controlo da base e usou-a como centro de reconhecimento marítimo. Em 1943, a Força Aérea do Exército dos Estados Unidos e a Real Força Aérea Britânica atacaram a base.

Depois da guerra, a Air France retornou às suas operações comerciais e a Força Aérea Francesa voltou a usar as instalações. Em 1951, Mérignac foi entregue à OTAN. Com isto, foi construída uma base militar moderna, mais adequada a aviões a jato.

Em 1957, a França transferiu a sede da USAFE Móvel de Wiesbaden (Alemanha) para Bordeaux. Em 1958, contudo, a base foi fechada para reduzir as despesas e a mão-de-obra. E todas as atividades da OTAN foram transferidas e centralizadas na Base Aérea de Chateauroux-Deols. O exército norte-americano ainda operou uma unidade logística em Merignac, que foi encerrada em 1961 e toda a instalação foi devolvida à França.


Estatística de dados climáticos Bordéus - Mérignac

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez
9.4
11.2
13.7
16.3
19.7
23.2
26.0
25.6
23.7
18.9
13.1
9.9
5.9
7.1
8.8
11.3
14.6
17.8
20.2
19.9
18.0
14.0
9.1
6.4
2.3
3.1
3.9
6.3
9.5
12.4
14.4
14.2
12.2
9.1
5.1
2.9
11.0
11.0
11.0
12.0
14.0
16.0
18.0
19.0
19.0
16.0
14.0
13.0