2 Rotas-de-voo de & para Bordeaux - Mérignac (BOD)
TAP Air Portugal (TP422, TP466), easyJet (U27637, U27639)
TAP Air Portugal (TP423, TP467), easyJet (U27638, U27640)
Aeroporto Bordéus - Mérignac
Atualmente, em Bordéus-Mérignac, há voos domésticos e internacionais regulares e sazonais para vários destinos, entre outros: Agadir, Ajaccio, Amsterdão/Amsterdã, Argel, Barcelona, Basileia/Mulhouse, Bastia, Bolonha, Brest, Bristol, Bruxelas-Sul-Charleroi, Casablanca, Cork, Dijon, Dublin, Edimburgo, Estocolmo-Arlanda, Estrasburgo, Figari, Genebra, Ibiza, Lille, Lisboa, Liverpool, Londres-Gatwick, Londres-Luton, Lyon, Madrid, Málaga, Marrakech, Marselha, Milão-Malpensa, Montreal-Trudeau, Nantes, Nice, Orã, Oslo-Gardermoen, Palermo, Palma de Maiorca, Paris-CDG, Paris-Orly, Porto, Rennes, Roma-Ciampino, Roma-Fiumicino, Sevilha, Southampton, Toulon, Túnes e Veneza-Marco Polo, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +33 (0) 5 56 34 50 00
- Morada/Endereço: Aéroport de Bordeaux, Cidex 40, 33700 Mérignac, France
- Administração: Chambre de commerce et d'industrie de Bordeaux
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 5000 lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Bordeaux (12 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 11 km ao oeste do centro de Bordéus/Bordeaux, sendo acessível pelas autoestradas A-10, A-89, A-62, A-63 e A-64. Há um autocarro vaivém/shuttle a circular a cada 45 minutos do terminal B.
- Estações de comboios: O passageiro deverá ir em comboio até à «Gare de Bordeaux» e de lá, prosseguir com o autocarro vaivém/shuttlebus da empresa JET BUS até ao aeroporto.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (15.11%), terça-feira (13.23%), quarta-feira (13.76%), quinta-feira (14.40%), sexta-feira (15.49%), sábado (12.89%), domingo (15.12%)
- Outras denominações: Burdeos, Bordele, Бордо, Bordò, Bordeos, Bordéus, Бардо, Бордо, Μπορντό, بوردو, בורדו, באָרדעאַוקס, बॉरदॉ, बोर्दो, Բորդո, ボルドー, ბორდო, 보르도, บอร์โด, บอร์โดซ์, 波尔多, 波爾多
Destinos mais populares a partir de Bordéus - Mérignac (Voos semanais )
- Aeroportos Madrid - Barajas (52, 6,56 %)
- Aeroportos Paris - Charles de Gaulle (48, 6,05 %)
- Aeroportos Amesterdão - Schiphol (44, 5,55 %)
- Aeroportos Lyon - Saint-Exupéry - Satolas (36, 4,54 %)
- Aeroportos Lisboa (36, 4,54 %)
- Aeroportos Marseille (33, 4,16 %)
- Aeroportos Londres - Gatwick (32, 4,04 %)
- Aeroportos Genebra (26, 3,28 %)
- Aeroportos Barcelona (22, 2,77 %)
- Aeroportos Marrakech - Menara (22, 2,77 %)
- outros (55,74 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- easyJet (352, 22,18 %)
- Air France (258, 16,26 %)
- Iberia (96, 6,05 %)
- KLM (88, 5,55 %)
- British Airways (80, 5,04 %)
- Volotea (56, 3,53 %)
- TAP Air Portugal (32, 2,02 %)
- Vueling Airlines (32, 2,02 %)
- Chalair Aviation (27, 1,70 %)
- Lufthansa (24, 1,51 %)
- outros (34,14 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 11 km ao oeste do centro de Bordéus, na localidade de Mérignac.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pelas autoestradas A10, A89, A62, A63 e A64.
Além desta alternativa, há entre o terminal B e a estação ferroviária de Bordéus um serviço vaivém/shuttle da empresa JET BUS, diariamente, entre 7 h e 22 h. Estes autocarros circulam regularmente a cada 45 minutos.
História
A história do Aeroporto de Bordeaux - Mérignac inicia em 1917, quando foi criado o campo aéreo militar e civil. Estas instalações foram um hub importante da Air France, pois ligava Bordeaux a vários destinos da Europa e no Norte da África. E era usado também pela Força Aérea Francesa como centro de treinamento e como base de bombardeiros.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Luftwaffe alemã tomou controlo da base e usou-a como centro de reconhecimento marítimo. Em 1943, a Força Aérea do Exército dos Estados Unidos e a Real Força Aérea Britânica atacaram a base.
Depois da guerra, a Air France retornou às suas operações comerciais e a Força Aérea Francesa voltou a usar as instalações. Em 1951, Mérignac foi entregue à OTAN. Com isto, foi construída uma base militar moderna, mais adequada a aviões a jato.
Em 1957, a França transferiu a sede da USAFE Móvel de Wiesbaden (Alemanha) para Bordeaux. Em 1958, contudo, a base foi fechada para reduzir as despesas e a mão-de-obra. E todas as atividades da OTAN foram transferidas e centralizadas na Base Aérea de Chateauroux-Deols. O exército norte-americano ainda operou uma unidade logística em Merignac, que foi encerrada em 1961 e toda a instalação foi devolvida à França.