Aeroporto Dole Tavaux

Aeroporto Dole Tavaux

O Aeroporto de Dole - Jura, conhecido antes como Dole - Tavaux ou Franche-Comté, é um aeroporto regional e serve às cidades de Tavaux, Gevry, Dijon e Besançon, no departamento do Jura, ao leste da França. Ele está aberto ao tráfego aéreo doméstico e internacional regular ou não.

Ele oferece serviços da aviação geral e não serviços comerciais. Desde Janeiro, há dois voos regulares paraMunique e Nice, operados pela companhia aérea italiana Air Vallée.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT 1
  • Serviço telefónico: +33 3 84 72 04 26
  • Morada/Endereço: Aéroport de Dole-Jura, BP 26 - 39502 TAVAUX CEDEX - FRANCE
  • Administração: CCI du Jura
  • Cidades próximas: Dijon (44 km), Besançon (51 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 7.5 km ao sul do centro de Dole, sendo acessível pela autoestrada A-39 até ao centro de Dole e pela «Rue de Dole» até à saída para o aeroporto.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (18.00%), terça-feira (6.00%), quarta-feira (4.00%), quinta-feira (22.00%), sexta-feira (6.00%), sábado (40.00%), domingo (4.00%)
  • Outras denominações: Dole – Jura, Franche-Comté Regional

Destinos mais populares a partir de Dole Tavaux (Voos semanais )

  1. Aeroportos Porto (6, 37,50 %)
  2. Aeroportos Marrakech - Menara (4, 25,00 %)
  3. Aeroportos Fez (2, 12,50 %)
  4. Aeroportos Londres - Stansted (2, 12,50 %)
  5. outros (12,5 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 7.5 km ao sul do centro de Dole.

Para chegar em automóvel ao aeódromo, os motoristas / os passageiros provenientes de Dole deverão conduzir pela autoestrada A39 e presseguir na «Rue de Dole» até à saída para o aeroporto.

História
O Aeródromo de Dole, próximo da Côte d'Or, foi originalmente concebido para servir como base de apoio da Base Aérea de Longvic, perto de Dijon.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o aeródromo torna-se uma base aérea militar, ocupada pelos alemães. Depois da liberação, o aeródromo torna-se uma base aérea aliada e fator importante na luta contra a Alemanha nazista.

Com a entrada da França na OTAN, o aeródromo é modernizado para este fim (por exemplo, depósitos de combustível subterrâneos). Depois de a França ter deixado a OTAN, as atividades no aeródromo reduzem-se, sendo mantidas principalmente pelo Aeroclube Franche-Comte, instalado no sítio.

No início dos Anos 70 do século passado, foi inaugurado o terminal de passageiros e a torre de controlo. Em seguida, é estabelecida a ligação aérea entre Paris-Chambéry-Dole e um serviço, durante o verão, para as Ilhas Baleares. A crise do petróleo em 1973, bloqueia todas as iniciativas em favor de uma expansão do aeroporto.

Os Anos 70 e 80 foram a «Era Dourada» do aeroporto. Durante esse período multiplicam-se os treinamentos de várias companhias aéreas, voltados principalmente à pilotagem das aeronaves Caravelle. O treinamento militar também tiveram lugar neste aeródromo, principalmente pela França e pela Suíça. Os Anos 80 foram testemunha do crescimento de voos charter de Dole-Tavaux para o Norte da África, para as Ilhas Canárias, para a Itália e alguns países da Europa Oriental, tais como Bulgária, Hungria ou Rússia. Também tiveram lugar alguns voos para a Noruega e outros países nórdicos.

Em 1998, Dole-Jura recebeu um concorde.