Aeroporto Florença
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +39 55 306-1300
- Morada/Endereço: Aeroporto di Firenze S.P.A., Via del Termine 11, 50127 Firenze, Italia
- Administração: Aeroporto di Firenze, S.p.A.
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Firenze (6 km), Prato (12 km), Livorno (77 km), Bologna (77 km), Forlì (82 km), Modena (98 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 5 km ao noroeste de Florença, sendo acessível pela autoestrada A-11/E-76 até ao final, onde encontra-se o aeroporto.
- Estações de comboios: O passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Florença «Firenze-Santa Maria Novella» e prosseguir com o autocarro vaivém/shuttlebus «Vola in Bus» até ao aeroporto. O trajeto é percorrido em cerca de 20 minutos.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (15.43%), terça-feira (13.11%), quarta-feira (14.14%), quinta-feira (13.61%), sexta-feira (15.72%), sábado (13.64%), domingo (14.34%)
- Outras denominações: Firenze-Peretola, Florensiya, Amerigo Vespucci Airport, Fiuränza, Florencija, Florencia, Florenco, Firenca, Florencie, Sciorenza, Florencja, Florença, Firenzi, Florens, Floransa, Florence, Firense, Флярэнцыя, Фларэнцыя, Фиренца, Флоренція, Флоренция, Φλωρεντία, فلورانس, فلورنسا, פירנצה, ფლორენცია, Ֆլորենցիա, फ्लोरेंस, फ्लोरेन्स, ฟลอเรนซ์, 피렌체, フィレンツェ, 翡冷翠, 佛罗伦萨, 佛羅倫薩
Destinos mais populares a partir de Florença (Voos semanais )
- Aeroportos Paris - Charles de Gaulle (76, 12,28 %)
- Aeroportos Frankfurt (62, 10,02 %)
- Aeroportos Munique (46, 7,43 %)
- Aeroportos Zurique - Kloten (44, 7,11 %)
- Aeroportos Amesterdão - Schiphol (36, 5,82 %)
- Aeroportos Barcelona (30, 4,85 %)
- Aeroportos Madrid - Barajas (30, 4,85 %)
- Aeroportos Londres - City (30, 4,85 %)
- Aeroportos Paris - Orly (22, 3,55 %)
- Aeroportos Londres - Gatwick (18, 2,91 %)
- outros (36,33 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Air France (336, 26,58 %)
- Vueling Airlines (306, 24,21 %)
- Air Dolomiti (184, 14,56 %)
- British Airways (120, 9,49 %)
- Swiss International Air Lines (88, 6,96 %)
- KLM (66, 5,22 %)
- Italia Trasporto Aereo (64, 5,06 %)
- TAP Air Portugal (28, 2,22 %)
- Austrian Airlines (16, 1,27 %)
- Lufthansa (16, 1,27 %)
- outros (3,16 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 5 km ao noroeste do centro de Florença.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros não provenientes de Florença deverão conduzir por toda a autoestrada A-11/E-76, pois o aeroporto está ao final dela.
Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Florença «Firenze-Santa Maria Novella», a partir de onde prosseguirá com o autocarro vaivém/airport shuttle «Vola in Bus», que parte dali diariamente - de 05:30 h - 23.00 h. O trajeto é percorrido em cerca de 20 minutos.
História
O primeiro campo de voo de Florença nasceu em 1910, na área do Campo de Marte (onde encontra-se atualmente o estado comunal). Já nos Anos Vinte, a pista tornou-se limitada pelas habitações. Com isto, tomou-se a decisão de transferi-lo para uma nova localização e, em 1928, foi encontrado o terreno, onde encontra-se a sede atual do aeroporto, entre a zona de Castello e Sesto Fiorentino.
Assim, nasce o Aeroporto de Peretola, que foi inaugurado nos primeiros anos da Década de Trinta. Peretola era um grande prado, em que as aeronaves pousavam e descolavam sem uma direção obrigatória, até que o Ministério da Aeronáutica decidiu ampliar e modernizar o antigo campo de voo histórico. Entre 1938 e 1939, foi construída uma pista em asfalto.
Em fins dos Anos Quarenta, chegam as primeiras aeronaves de passageiros DC-3. Durante os anos cinquenta e sessenta a Alitalia operou a rota Roma-Florença-Veneza e Roma-Florença-Milão. Entre 1976 e 1979, a Avioligure utilizou com sucesso dois Yak-40 na rota Florença-Roma e Florença-Milão e, depois, Florença-Turim e até mesmo um voo experimental com Zurique.
Em 1984, nasceu a Sociedade Aeroporto Florentino «Società Aeroporto Fiorentino», atual AdF «Aeroporto di Firenze». No mesmo ano, efetuaram-se trabalhos de reestruturação de todo o aeroporto. Em 1986, são retomados os voos rgulares.
Em 1990, o aeroporto ganha o nome de «Américo Vespúccio», o famoso navegador florentino.
Em 1992, é inaugurado o terminal de desembarque e, dois anos depois, o terminal de embarque. Mas o salto de qualidade definitivo vem em 1996, com o alongamento da pista e posterior adequação dos terminais.
Em 2006, o aeroporto esteve encerrado por 65 dias posta a necessidade de refazer completamente a pista, adequando-a às novas aeronaves, cujo peso muito aumentara. Na primeira metade de 2007, deu-se um crescimento de cerca de 69,4% do número de passageiros. Em 2009, foi apresentado o projeto do novo terminal para atender a cerca de 3 milhões de passageiros anualmente. Em 2011, foi inaugurada a nova sala de chegada no terminal de desembarque.