Aeroporto Ilha de Man
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 0
- Serviço telefónico: +44 1624 821-600
- Morada/Endereço: Ronaldsway Airport, Ballasalla, Isle of Man, IM9 2AS, United Kingdom
- Administração: The Isle of Man Department of Transport and Airports Division
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências. A primeira hora é gratuita.
- Transportes: O aeroporto encontra-se ao sul da ilha, a cerca de 11 km ao sudoeste de Douglas, sendo acessível pela estrada A5, entre Ballasalla ou Castletown.
- Estações de comboios: O passageiro deverá ir até à estação ferroviária «Isle of Steam Railway», de Port Erin ou Douglas até a Estação de Comboios «Ronaldsway Railway Station» e de lá à pé até ao aeroporto.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (16.42%), terça-feira (13.92%), quarta-feira (15.99%), quinta-feira (15.49%), sexta-feira (15.30%), sábado (8.11%), domingo (14.76%)
- Outras denominações: Men adası, Ynys Manaw, Mansaari, Oileán Mhanann, Mannin, Mön (Írlandshafi), Востраў Мэн, Ман (остров), Νήσος του Μαν, Мен (острів), האי מאן, جزيرة مان, جزیره من, آئل آف مین, आइल ऑफ मान, আইল অফ ম্যান, மாண் தீவு, 马恩岛, マン島, 맨 섬, 曼島, เกาะแมน, კუნძული მენი
Destinos mais populares a partir de Ilha de Man (Voos semanais )
- Aeroportos Liverpool (21, 13,29 %)
- Aeroportos Manchester (21, 13,29 %)
- Aeroportos Dublin (14, 8,86 %)
- Aeroportos Londres - Heathrow (14, 8,86 %)
- Aeroportos Londres - Gatwick (13, 8,23 %)
- Aeroportos Londres - City (12, 7,59 %)
- Aeroportos Birmingham (8, 5,06 %)
- Aeroportos Belfast City (7, 4,43 %)
- Aeroportos Edimburgo (4, 2,53 %)
- Aeroportos Bristol (3, 1,90 %)
- outros (25,96 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
Localização
Este aeroporto encontra-se no extremo sul da ilha, entre Ballasalla e Castletown, a cerca de 11 km ao sudoeste de Douglas, a capital da ilha.
Para chegar ao aeroporto de automóvel, o passageiro proveniente de outro sítio deverá dirigir em direção ao sul e orientar-se, então, pela A5 até ao aeroporto.
Para chegar ao aeroporto de comboio, o passageiro proveniente de Port Erin ou Douglas deverá ir num comboio da Isle of Man Steam Railway até à estação ferroviária «Ronaldsway Railway Station» e, de lá, caminhar até ao aeroporto.
Há uma ligação em vaivém/shuttle do/para o aeroporto mantida pela empresa de transportes local Isle of Man Transport com a linha 1, que parte a cada hora para Port Erin e Port St. Mary via Castletown; para Douglas via Ballasalla. Por favor, informe-se sobre os horários atuais no local.
História
O Aeroporto Isle of Man foi usado primeiramente como campo de aviação em 1928, com serviços de passageiros para o Reino Unido. E, a partir de 1933, era operado pela Blackpool e West Coast Air Services. Em 1934, foram estabelecidos outros serviços, oferecidos pela Aer Lingus e Rail Air Services. Em 1937, as operações da RAS para o continente e o Reino Unido foram transferidas para a Isle of Man Air Services.
Em 1936, durante os trabalhos de expansão do Aeroporto de Ronaldsway, trabalhadores descobriram restos mortais de soldados que morreram provavelmente durante a Batalha de Ronaldsway, em 1275.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o aeroporto permaneceu sob o controlo da Força Aérea Real, mas era também um dos poucos aeródromos a operarem serviços civis durante todo o período de guerra. As operações da RAF continuou até 1943, quando foi entregue ao almirantado e tornou-se uma estação de treinamento, um braço da frota aérea do almirantado.
Com o Pós-Guerra, voltou ao serviço civil exclusivamente, mas ainda como posse do Almirantado, que o vendeu ao Governo da Ilha de Man, em 1948.
Em 1998, deu-se a ampliação do aeroporto e a melhoria das instalações disponíveis. Em 2000, deu-se uma outra ampliação, com a construção de aéreas para catering, sala de desembarque, bagagem e sala de embarque. A parte existente do aeroporto foi modernizada de modo a oferecer mais balcões de check-in e escritórios.
Em 2006, Tynwald financia mais uma ampliação para aumentar o número de gates, que foi concluída em 2007.
Durante 2008 e 2009, a Tynwald continua seus investimentos para a alargamento da pista principal e o seu recapeamento.