Aeroporto La Rochelle - Ilha de Ré

Aeroporto La Rochelle - Ilha de Ré

O Aeroporto La Rochelle - Ilha de Ré é um aeroporto doméstico e serve à cidade homónima, no golfo da Biscaia, no departamento de Charente-Maritime, ao sudoeste da França.

Atualmente, em La Rochelle - Ilha de Ré, há voos domésticos e internacionais para vários destinos, entre outros: Bristol, Bruxelas Sul-Charleroi, Cork, Dublin, East Midlands, Edimburgo, Leeds / Bradford, Londres - Gatwick, Londres - Stansted, Lyon, Manchester, Paris-Orly, Porto e Southampton, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT 1
  • Serviço telefónico: +33 (0) 5 46 42 30 26
  • Morada/Endereço: Aéroport de La Rochelle - Ile de Ré, Rue du Jura, 17000 La Rochelle, France
  • Administração: Chambre de Commerce et d?Industrie de La Rochelle
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca 200 lugares destinados à breves e longas permanências. Os primeiros 30 minutos são gratuitos.
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 5 km ao noroeste do centro de La Rochelle, sendo acessível pela autoestrada nacional RN-237, em direção à «Île de Ré».
  • Estações de comboios: O passageiro deverá ir até à estação ferroviária de La Rochelle «Gare de La Rochelle», de onde partem regularmente os autocarros da empresa de transporte RTCR para o aeroporto. A viagem dura cerca de 20 minutos.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (12.89%), terça-feira (12.11%), quarta-feira (14.06%), quinta-feira (11.72%), sexta-feira (19.53%), sábado (14.06%), domingo (15.63%)
  • Outras denominações: Île de Re, Arroxela, La Rochèla, La Rošel, Ла Рошел, Λα Ροσέλ, Ла-Рошель, Ла Рашэль, Ля Рашэль, لاروشيل, لا روشيل, לה רושל, ラ・ロシェル, 拉罗歇尔, 라로셸, Լա Ռոշել, ला रोशेल

Destinos mais populares a partir de La Rochelle - Ilha de Ré (Voos semanais )


Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 5 km ao noroeste do centro de La Rochelle.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os passageiros / os motoristas provenientes de La Rochelle deverão conduzir pela autoestrada nacional RN-237, em direção à Ilha de Ré, até a saída para o aeroporto.

Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá conduzir ir até à estação central de La Rochelle e prosseguir de autocarro da empresa de transportes RTCR até ao aeroporto. A viagem dura cerca de 20 minutos.

História
A história do Aeroporto de La Rochelle inicia em 1936, quando o Estado, a cidade de La Rochelle e a Câmara de Comércio e Indústria tomaram a decisão de construir o aeroporto em Laleu. Em 1939, é aberta a pista. Em 1946, foi criada uma linha de táxi-aéreo para Paris Niort e, em seguida, para Bordeaux, Nantes e Lyon. O alongamento da pista para 1.100 metros deu-se em 1962.

Em 1966, deu-se o comissionamento do sistema de iluminação e rádio VHF. Em 1967, é aberta a linha regular para Paris e, em seguida, para Lyon. Neste ano ainda são construídos o terminal e a torre de controlo. A pista é alongada para 1.940 metros, em 1973. Ela é novamente alongada para 2.140 metros em 1977.

Em 1979, dá-se a expansão das áreas de estacionamento de aeronaves e das pistas. Dez anos mais tarde, estas são refeitas. Em 1996, é construída uma nova torre de controlo. Em 2001, a companhia aérea Buzz abre a linha para Londres, que será assumida pela Ryanair em 2003.

Em 2004, são abertas linhas para Lyon e Southampton e encerrada a linha de Clermont-Ferrand. Em 2005, foram realizados trabalhos na pista, alongando-a para 2.255 metros. Neste ano, é aberta também a linha para Birmingham. Em 2006, é criado o parque de estacionamento com taxas e abertas as rotas para Bristol e Dublin.

La Rochelle atinge a marca de 200.000 passageiros em 2007, ano em que são abertas novas rotas para Londres-Gatwick e Manchester.

O ano de 2008, são abertas as linhas para Leeds, Edimburgo, Glasgow e Cork; além disto, o estacionamento é aumentado para mais 200 lugares e criada uma nova sala de embarque.

A abertuda da nova linha para Bruxelas Sul-Charleroi e da loja «Duty Free» dá-se em 2009. Em 2010, é aberta uma linha para Oslo e de uma nova linha para Southampton no outono e no inverno. Em 2011, é a vez da linha para o Porto.