Aeroporto Nápoles

Aeroporto Nápoles

O Aeroporto Nápoles-Capodichino é um importante aeroporto doméstico que serve à cidade homónima, na região da Campânia, ao sul da Itália. É considerado um entre os dez maiores aeroportos mais importantes do país, quanto ao volume de passageiros transportados (mais de 5 milhões anualmente).
  • URL: Nápoles (NAP)
  • Fuso horário: GMT 1
  • Serviço telefónico: +39 81 7896-111
  • Morada/Endereço: Aeroporto Internazionale di Napoli, Viale Fulco Ruffo di Calabria, 80144 Napoli (NA), Italia
  • Administração: Gesac S.p.A.
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 1.400 lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Neapel (7 km), Giugliano in Campania (9 km), Salerno (47 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 6 km ao nordeste do centro de Nápoles, sendo acessível pela saída «Doganella» da autoestrada A-56 ou A-1.
  • Estações de comboios: O passageiro deverá ir até à estação ferroviária «Napoli-Centrale», de onde partem os autocarros 35; ou à «Piazza Garibaldi», de onde saem os autocarros vaivém/shuttle «Alibus» até ao aeroporto.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.80%), terça-feira (13.62%), quarta-feira (13.90%), quinta-feira (14.13%), sexta-feira (15.23%), sábado (13.99%), domingo (14.33%)
  • Outras denominações: Napoli-Capodichino, Nàpuli, Неаполь, Neapol, Napulj, Νάπολη, Naples, Nàpols, נאפולי, Napels, Napule, Nápoles, نابولي, Неапаль, Нэапаль, Неапол, ناپل, नेपल्स, नापोलि, Nápoly, Նեապոլ, ナポリ, ნეაპოლი, 나폴리, Neapolis, نیپلز, Напуљ, เนเปิลส์, 那不勒斯, Նեապոլի

Destinos mais populares a partir de Nápoles (Voos semanais )

  1. Milão - Linate (65, 4,46 %)
  2. Amesterdão - Schiphol (60, 4,12 %)
  3. Milão - Malpensa (59, 4,05 %)
  4. Paris - Orly (52, 3,57 %)
  5. Paris - Charles de Gaulle (42, 2,88 %)
  6. Barcelona (38, 2,61 %)
  7. Madrid - Barajas (36, 2,47 %)
  8. Londres - Gatwick (34, 2,34 %)
  9. Munique (34, 2,34 %)
  10. Veneza - Marco Polo - Tessera (34, 2,34 %)
  11. outros (68,82 %)

Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. Ryanair (878, 29,90 %)
  2. easyJet (628, 21,39 %)
  3. Wizz Air (418, 14,24 %)
  4. Italia Trasporto Aereo (264, 8,99 %)
  5. Air France (128, 4,36 %)
  6. British Airways (108, 3,68 %)
  7. Lufthansa (100, 3,41 %)
  8. Transavia France (64, 2,18 %)
  9. KLM (48, 1,63 %)
  10. Iberia (46, 1,57 %)
  11. outros (8,65 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 6 km ao nordeste do centro de Nápoles.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes de outro sítio deverão conduzir pela autoestrada A56 «Tangenziale di Napoli» ou até à saída «Doganella» da A1 e seguir a sinalização «Aeroporto».

Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Nápoles «Napoli-Centrale», de onde partem os autocarros 3S, a cada 30 minutos. Como alternativa, há um autocarro da ALIBUS da ANM (Azienda Napoletana Mobilità), que parte a cada 20 minutos da «Piazza Garibaldi», junto à estação central ou da «Piazza Municipio», junto ao porto de«Napoli-Beverello».

História
A história do Aeroporto de Nápoles começa no início do século passado. De facto, em 1910, na área do atual aeroporto foram realizadas as primeiras exibições de aeroplanos no Campo de Marte, um amplo terreno já empregado na época burbónica, como escola de pilotagem e local de exibições militares. Em 1919 abriu-se um aeródromo civil para 17 aeronaves em voos regulares, oferecidos por várias companhias aéreas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, é utilizado intensamente pelos Estados Unidos. Com a retirada das unidades aeronáuticas militares, o aeroporto passou a ser utilizado pelo Comando da Aviação Americana como hub principal para as aeronaves de carga e para o trânsito de aeronaves e pessoal em retorno de missões.

A partir de 1950, são oferecidos serviços comerciais civis. É mantido o contínuo desenvolvimento do aeroporto, cuja história culmina com sua privatização em 1995. Neste mesmo ano, o Terminal 2 abre para os voos charter.

Mas, a aeronáutica militar italiana utilizou o Aeroporto de Capodichino por muitos anos, imediatamente ao Pós-Guerra, como pólo de manutenção das forças armadas.

Durante os últimos anos, a expansão urbana englobou completamente a estrutura no aglomerado metropolitano da cidade. Por um lado, é uma grande vantagem a existência de um aeroporto facilmente acessível diretamente do centro da cidade; mas por outro lado, representa uma série de inconvenientes intransponíveis: primeiro de tudo, o risco por encontrar-se numa área densamente habitada, tenha-se presente o facto de que a Marinha dos E.U.A. transporta explosivos e materiais perigosos, em Capodichino.

O barulho causado pelas aeronaves ao decolarem foi um motivo de forte crítica em 2006. Por esta razão adotou-se medidas específicas e pontuais, o que resultou em uma forte mitigação dos rumores.


Estatística de dados climáticos Nápoles

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez
12.5
13.2
15.2
18.2
22.6
26.2
29.3
29.5
26.3
21.8
17.0
13.6
3.8
4.3
5.9
8.3
12.1
15.6
18.0
17.9
15.3
11.6
7.7
5.1
14.0
13.0
13.0
15.0
18.0
21.0
24.0
25.0
23.0
21.0
18.0
16.0