Aeroporto Perugia

Aeroporto Perugia

O Aeroporto de Perugia-Santo Egídio é um importante aeroporto regional e o único na pequena Região da Umbria, no centro da Itália.
  • URL: Perugia (PEG)
  • Fuso horário: GMT 1
  • Serviço telefónico: +39 75 592-141
  • Morada/Endereço: Aeroporto Regionale Umbro die Perugia-Sant'Egidio, Via Aeroporto, 06134 Sant'Egidio, Perugia, Italia
  • Administração: SASE S.p.A.
  • Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com cerca de 180 lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Perugia (13 km), Terni (60 km), Pinocchio di Ancona (97 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 10 km ao leste do centro de Perúgia, sendo acessível pela autoestrada SS-3/E-45, em direção à Perúgia até à autoestrada SS-75 e, em Collestrada, seguir a sinalização até ao aeroporto, pela autoestrada SP247.
  • Estações de comboios: O passageiro deverá ir de comboio até à estação ferroviária de Perugia «Perugia Centrale Umbra» e, prosseguir em táxi ou em autocarro.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (0.00%), terça-feira (30.00%), quarta-feira (0.00%), quinta-feira (35.00%), sexta-feira (0.00%), sábado (0.00%), domingo (35.00%)
  • Outras denominações: Peruxa, Pirùggia, Perugge, Pérouse, Peruđa, Перагия, Перуџа, Перуђа, Перуджа, Περούτζια, Պերուջա, פרוג'ה, เปรูเกีย, पेरूजा, ペルージャ, 페루자, 佩鲁贾, 佩魯賈, بيروجيا, بيرودجا, پروجا

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 10 km ao leste do centro de Perugia.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes de outros sítios deverão conduzir pela autoestrada SS3 até a E45, em direção à Perugia até à saída para a autoestrada SS75, na localidade de Collestrada e seguir a sinalização na autoestrada vicinal SP247 até ao aeroporto, por cerca de 2,5 km.

Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Perugia «Perugia-Centrale Umbra» e prosseguir em táxi ou no autocarro airport-bus, que parte às 05.25 h, 09.10 e 15.20 h diariamente.

História
O Aeroporto de Perúgia é o único destinado a voos regulares de passageiros da região, além do Aeroporto Umbro de Foligno, que é destinado a diversas funções. Em 2011, foi completamente renovado, sendo construído o novo terminal: com a construção do novo posto de bombeiros, do novo terminal, das taxiways B e C e o alargamento da cabeceira da pista. Em 2006, a companhia aérea de voos low-cost Ryanair e Belle Air ofereciam ali os seus produtos. Em 2009, deu-se a celebração do contrato para o reforço da infraestrutura, entre a Autoridade de Aviação Civil e a SASE, que gerirá o aeroporto por um período de 20 anos.

Em 2011, o Aeroporto Regional Úmbria - Adamo Guiglietti teve seu nome alterado para Aeroporto Internacional de Perúgia Úmbria - São Francisco de Assis.