Partidas Roma - Ciampino (CIA)

Horários dos voos de partida quarta-feira, 8 de Dezembro de 2021*
Rota do voo
Partida
Avião
Roma - Ciampino - Bucareste - Otopeni
15:30
Airbus 320
Companhia aérea (Número de voo): Wizz Air (W63146)
Roma - Ciampino - Lviv - Leópolis
20:35
Airbus 320
Companhia aérea (Número de voo): Wizz Air (W66702)
Página 1 de 1

Chegadas Roma - Ciampino (CIA)

Horários dos voo de chegada quarta-feira, 8 de Dezembro de 2021*
Rota do voo
Partida
Avião
Lviv - Leópolis - Roma - Ciampino
20:05
Airbus 320
Companhia aérea (Número de voo): Wizz Air (W66701)
Página 1 de 1

Aeroporto Roma - Ciampino

O Aeroporto de Roma-Ciampino é o menor aeroporto a servir à Roma, a capital da Itália. Nos últimos anos, tem sido usado principalmente pelas chamadas companhias aéreas low-cost; pela aeronáutica italiana (voo de prontidão) e também como para voos especiais do Papa, com a Alitalia.
  • URL: Roma - Ciampino (CIA)
  • Fuso horário: GMT 1
  • Serviço telefónico: +39 06 6 59 51
  • Morada/Endereço: Aeroporto G.B. Pastine di Roma Ciampino, via Appia Nuova 1651, 00040 Roma Ciampino, Italia
  • Administração: Aeroporti di Roma SpA
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Rom (15 km), Latina (43 km), Terni (85 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a 15 km ao sudeste do centro de Roma, sendo acessível pela saída 23 da autoestrada A-90/E-80 e seguir a sinalização até ao aeroporto; ou de Roma, pela SS-7, em direção à Castelli Romani.
  • Estações de comboios: O passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Roma «Roma-Termini» e prosseguir em autocarro vaivém/shuttlebus da Terravision.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (10.86%), terça-feira (17.65%), quarta-feira (13.57%), quinta-feira (8.60%), sexta-feira (14.48%), sábado (17.65%), domingo (17.19%)
  • Outras denominações: Rome-Ciampino, Roma-Ciampino, Рим-Чампи́но, Рым-Чампіна, روما شيامبينو, 罗马-钱皮诺, ローマ・チャンピーノ, 로마 참피노

Destinos mais populares a partir de Roma - Ciampino (Voos semanais )

  1. Bucareste - Otopeni (12, 33,33 %)
  2. Cluj - Napoca (5, 13,89 %)
  3. Craiova (3, 8,33 %)
  4. Chisinau (3, 8,33 %)
  5. Suceava - Salcea (3, 8,33 %)
  6. Skopje (3, 8,33 %)
  7. Timisoara (3, 8,33 %)
  8. Iasi (2, 5,56 %)
  9. outros (5.56 %)

Localização
Esta aeroporto encontra-se cerca de 15 km ao sudeste do centro de Roma.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros não provenientes de Roma deverão entrar na autoestrada SS7 (Via Appia Nuova), em direção à Castelli Romani ou na circunvalação romana A90/E80 e entrar na saída 23. E então, deverá seguir a sinalização até ao aeroporto, por cerca de 2 km.

Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à estação ferroviária Roma-Termini, onde há duas alternativas para prosseguir: com o vaivém/airport-shuttle da Terravision, que parte para o aeroporto a cada 20 - 30 minutos ou tomar um comboio urbano FR4 até à Estação de Ciampino, de onde parte um vaivém/shuttlebus a cada 60 minutos.

História
Embora o desenvolvimento de Ciampino deveu-se e se deve à terceira estação do Lácio, o nome é associado frequentemente ao Aeroporto de Ciampino G.B. Pastine, um aeroporto cada vez mais importante e trafegado, seja para o transporte de mercadorias, seja para o transporte de passageiros.

Independentemente da forma como é chamado (Aeroporto de Ciampino), ele localiza-se geograficamente em 3/4 na cidade de Roma. A parte localizada em Ciampino, é uma base militar, que atraiu várias famílias permanentemente para a região. A proximidade de Roma muito ajudou o desenvolvimento do aeroporto, tanto que muitos consideravam-no como o verdadeiro Aeroporto de Roma.

A história deste aeroporto inicia em 1916, quando era um aeródromo. Nos Anos 30 do século passado, tornou-se um aeroporto militar aberto ao tráfego aéreo civil. Depois da abertura do Aeroporto de Roma-Fiumicino, operou somente como aeroporto militar, recebendo a maioria dos chefes de estado e dignatários em visita à Itália. Entre 1960 e 1980, Ciampino vive sua máxima expansão urbana devido à ocupação urbana ilegal. Depois de décadas de convivência com o território limítrofe, de 2001 em diante, com o advento das companhia aéreas low-cost, o volume de tráfego quintuplicou sem a necessária V.I.A. (Avaliação do Impacto Ambiental) e avaliação do impacto acústico.

Em 2002, foi assinado um protocolo de desmantelamento preliminar proposto pelo Ministério da Defesa. Tal previa o aumento dos voos comerciais, substituindo aqueles que perfaziam o tráfego militar. Apesar do acordo, a ENAC e a ADR permitiram o aumento dos voos, sem a devida avaliação do impacto ambiental obrigatória.

Em 2003, a administração municipal de Ciampino pediu formalmente a redução dos voos low-cost e a Avaliação de Impacto Ambiental. Em 2007, os voos foram reduzidos pelo Ministério dos Transportes. Em Dezembro de 2007, foi anunciada a abertura do Aeroporto de Viterbo ao tráfego civil, em três anos, para o qual dever-se-ia deslocar todos os voos low-cost operantes em Ciampino. Todavia, até o presente, não foram iniciados os trabalhos de expansão de Viterbo.


Estatística de dados climáticos Roma - Ciampino

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez
11.1
12.6
15.2
18.8
23.4
27.6
30.4
29.8
26.3
21.5
16.1
12.6
6.9
7.7
10.8
13.9
18.1
22.1
24.7
24.5
21.1
16.4
11.7
8.5
4.5
5.4
7.2
9.8
13.3
17.2
19.6
19.4
16.9
12.8
9.3
6.4
14.0
13.0
13.0
14.0
17.0
21.0
23.0
24.0
23.0
20.0
18.0
15.0