Aeroporto Rostock - Laage
Uma exposição no terminal oferece uma panorâmica sobre a história da força aérea em Mecklemburgo-Ante Pomerânia. Ali, pode-se admirar um modelo da aeronave Heinkel He 178, o primeiro jato alemão.
Atualmente, em Rostock-Laage, há voos domésticos e internacionais regulares e sazonais para vários destinos, entre outros: Antália, Burgas, Colónia-Bona / Colônia-Bonn, Frankfurt, Hurghada, Palma de Maiorca e Zurique, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +49 38454 321-390 ;
- Morada/Endereço: Flughafen Rostock-Laage-Güstrow, Flughafenstraße 1, D-18299 Laage
- Administração: Flughafen Rostock-Laage-Güstrow GmbH
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências. Gratuito durante os 20 primeiros minutos e para deficientes.
- Cidades próximas: Rostock (21 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 28 km ao sudeste do centro de Rostock, acessível pela autoestrada B-103, acessível pela autoestrada A-19. Há autocarros para os voos regulares; e autocarros por chamada para voos charter.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (43.48%), terça-feira (0.00%), quarta-feira (0.00%), quinta-feira (17.39%), sexta-feira (17.39%), sábado (0.00%), domingo (21.74%)
- Outras denominações: Rostock-Lage, Rostok, Rostokas, Росток-Лаге, Ростак, Ρόστοκ, روستوك, روستوک, როსტოკი, רוסטוק, रॉस्टॉक, รอสต็อก, ロストック, 로스토크, 罗斯托克, 羅斯托克
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 28 km ao sudeste do centro de Rostock.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros devem conduzir pelas autoestradas B-103 e A-19.
Para chegar em autocarro/ônibus ao aeroporto, os passageiros deverão utilizar os autocarros 127 da Regionalverkehr Küste que circula entre o Terminal Rodoviário de Rostock (ZOB), via estação ferroviária Sul (Hauptbahnhof Süd) para o aeroporto. Por favor, informe-se sobre os horários atuais diretamente no local ou informe-se pela internet.
Além destas alternativas, há táxis à disposição dos passageiros.
História
A história do Aeroporto de Rostock-Laage tem seu início entre 1978-1989, quando as Forças Armadas Nacionais da RDA construiu-o. A construção em Laage durou de 1979 até 1981. Ele foi e é considerado ainda um das maiores bases aéreas na Europa Setentrional. E começa a funcionar como tal, em 1984. Em 1985, foi estacionado ali também o esquadrão aéreo da marinha.
Após a Reunificação em 1990, o exército da RFA assume-o, pois as Forças Armadas Nacionais da RDA foram dissolvidas. Em 1993, a base aérea é assumida pelo Esquadrão Aéreo 73 Steinhoff, onde está até ao presente. Em 1992, foi assinado um acordo de uso comum militar e civil. E a utilização conjunta civil e inclusão de voos Rostock-Laage-Aeroporto de Guestrow começa em 1993. Até hoje, esta cooperação militar-civil é única na Alemanha.
Em 1994, os Correios Alemães (Deutsche Post) incluem Rostock-Laage em sua malha aérea. Desde então, este aeroporto é um importante centro do correio noturno do/para o Estado de Mecklemburgo-Ante Pomerânia. Em 1995, dá-se o primeiro serviço charter para Istambul. Em 1996, as operadoras Neckermann e TUI integram-no em sua malha aérea, com voos para Maiorca, Tunísia, Turquia e Grã-Canária.
Em 1997, para atender às normas de segurança, ele recebe uma nova torre de controlo, que entrou em operação em Março do mesmo ano. Em pouco tempo, torna-se um importante meio de transporte na infraestrutura deste estado. No final deste ano, o aeroporto já atendeu a cerca de 80.000 passageiros.
Em 1998, o Consórcio Europeu de Aeronaves Airbus usa-o como campo de teste para os novos tipos de aeronaves A-319 e A-31. Neste ano, atinge a marca de 100.000 passageiros. E com o número crescente de passageiros, é inaugurada uma nova área de embarque. Em 1999, torna-se uma estação de carga aérea da Lufthansa-Cargo.
Em 2000, foi realizado o primeiro festivado do Aeroporto de Rostock-Laage, onde os visitante puderam admirar-se não somente com a parte civil, mas também foram autorizados a visitar as instalações militares.
Em 2001, é atingida a marca de 500.000 passageiros. E, ao final deste ano, a airberlin chega ao aeroporto. Em Maio de 2002, chega a Cirrus Airlines que oferece voos para Munique. E neste ano, é ampliado o parque de estacionamento. Em 2003, planeia-se a execução de um novo terminal internacional. Em 2004, é iniciado o grande projeto «Novo Terminal», cuja pedra fundamental é lançada em Maio. Os últimos MIGs do Esquadrão de Caças 73 são entregues à Polónia, membro da OTAN. Desde então, são usados os Eurofighter da Bundeswehr (Forças Armadas da RFA) para voos de treinamento.
Em 2005, a Cirrus Airlines inaugura a rota para Colónia-Bona/Colônia-Bonn. Neste ano, o parque de estacionamento é aumentado, oferecendo 1.000 lugares. E, são adicionados ainda os destinos Zurique e Dortmund. Depois da insolvência da dauair, a OLT assume os voos regulares para Munique. A renovação da pista termina ao final de Outubro, com o aeroporto em pleno funcionamento e depois de 3 meses e meio.
Durante a cimeira, em 2007, serve para receber os chefes de estado do G-8. Neste ano, é entregue o novo parque de estacionamento. Em 2008, a German Wings inaugura a rota para Rostock-Laage. Com isto, o aeroporto ganha uma importante posição para os turistas no Báltico. Entre Junho e Setembro, a Ryanair voa pela primeira vez para Estocolmo.
Em 2009, é realizado o primeiro voo para Estugarda/Stuttgart, oferecido pela German Wings. Em 2010, a Lufthansa inicia a nova linha para Munique e, em Maio deste ano, para Zurique. Em 2011, é realizado o primeiro dos novos voos internacionais para Frankfurt.