Aeroporto Euroairport Mulhouse
É o terceiro maior aeroporto em toda a Suíça e, atualmente, o que cresce mais rapidamente. Em França é o 10° mais importante. Em 2004, o número de passageiros chegou a 2.549.127. Desde 2005 este aeroporto cresce, graças ao enorme número de vôos para vários destinos oferecidos pela empresa aérea EasyJet. Em 2005, o número de passageiros chegou a 3.315.696. Em 2006, a direcção anunciou o maior número de passageiros desde a abertura do aeroporto. Com um total de 4.02 milhões de passageiros foi superada a melhor marca do ano de 2001 que foi de 3.783.464. O volume de frete em 2006 foi de 95.000 toneladas.
Ele oferece, atualmente, ligações para 60 destinos do tráfego noromal e 40 destinos de férias em torno do Mar Mediterrâneo, nas Caraíbas, na África e nos Estados Unidos da América. Uma das empresas aéreas mais importantes no aeroporto é a EasyJet, que voa para 19 destinos na Europa - Londres, Paris, Berlim, Munique, Hamburgo, bem como Barcelona e Amsterdão/Amsterdã.
Os vôos sob o controlo suíço são designados com o nome do aeroporto suíço Basileia, Suíça (IATA-Código BSL); ao passo que os vôos sob o controlo francês são designados com o nome do aeroporto francês Mullhouse, França (IATA-Código MLH). Em ambos os casos, pode-se utilizar as saídas tanto para a Suíça como para a França. Os passageiros, que procurem um vôo para o EuroAirport, deverão procurar por dois destinos. Nem todas as agências de viagem o conhecem. Um vôo «Mulhouse - Paris CDG » pela Air France pode ser mais económico do que o vôo «Basileia - Paris CDG»pela Swiss, ou ao contrário. E da mesma forma, pode-se expedir um bilhete «BSL-CDG» - com «transferência»MLH - e a parte do trajecto BSL-MLH deverá ser coberta a pé. De modo diverso que na maioria dos aeroportos, a chegada, a bagagem é recolhida antes do controlo de passaportes. Somente após a recolha da bagagem, o passageiro deverá dirigir-se para o controle de fronteiras francês ou suíço.
Se o passageiro vier do lado suíço para pegar um vôo no lado francês, haverá um controlo na saída da Suíça e um controlo na entrada do Espaço Schengen. Nestes casos, o passageiro pode ir com auto para o lado francês, mas o controlo alfandegário será realizado por policiais alfandegários na estrada para o aeroporto e não dentro do aeroporto. E o mesmo vale para vôos de passageiros oriundos da França, que partem da Suíça.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +33 3 89 90 31 11 (F); +41 61 325 31 11 (CH); +49 761 12 00 31 11 (D); +33 3 89 90 31 11 (Int.)
- Morada/Endereço: Aéroport de Bâle-Mulhouse; Boite postale 120; F-68304 Saint-Louis Cedex
- Administração: EuroAirport Basel-Mulhouse-Freiburg
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 4.100 lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Basel (6 km), Mülhausen (23 km), Freiburg (51 km), Bern (72 km), Zürich (81 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 30 Km ao sudoeste do centro de Mulhouse, sendo acessível pela saída «Aéroport» da autoestrada A35.
- Estações de comboios: O passageiro deverá ir até à estação ferroviária «Gare SNFC Saint Louis» ou para a Estação de Comboio de Basileia «Basel SBB Hauptbahnhof», onde chegam os comboios SBB, DB e SNFC.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (16.61%), terça-feira (13.03%), quarta-feira (12.70%), quinta-feira (12.05%), sexta-feira (14.98%), sábado (12.38%), domingo (18.24%)
- Outras denominações: Euroairport - Mulhouse, Euro Airport Basel-Mulhouse-Freiburg, Euro Airport Mülhausen, Euro Airport Basel-Mühlhausen-Freiburg, Euro Airport Mulhouse, EuroAirport Bazylea Miluza Fryburg, Mülhausen, Mulhouse, Miulūzas, Mylhúzy, Мюлюз, Мюлуз, Милуз, Μυλούζ, مولوز, ميلوز, مولووز, ミュルーズ, 뮐루즈, 米卢斯
Destinos mais populares a partir de Euroairport Mulhouse (Voos semanais )
- Aeroportos Constantina (8, 22,86 %)
- Aeroportos Argel (6, 17,14 %)
- Aeroportos Hurghada (6, 17,14 %)
- Aeroportos Skopje (6, 17,14 %)
- Aeroportos Belgrado - Nikola Tesla (3, 8,57 %)
- Aeroportos Nis (2, 5,71 %)
- Aeroportos Ohrid (2, 5,71 %)
- outros (5.71 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Wizz Air (42, 51,22 %)
- Air Algérie (24, 29,27 %)
- ASL Airlines France (4, 4,88 %)
- outros (14,63 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 25 km ao sudeste do centro de Mulhouse e a cerca de 6 km ao oeste do centro de Basileia e a cerca de 70 km ao sudoeste do centro de Friburgo, no Departamento francês de Alto-Reno, na Região da Alsácia, na localidade de Saint Louis. É o único aeroporto no mundo a ser controlado por dois países.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes de França deverão conduzir até à saída «Aéroport» da autoestrada A35; se provenientes da Suíça, deverão conduzir pela «Nortangente» até ao aeroporto. Alternativamente, poderão conduzir pelas autoestradas D105 e E201.
Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à estação de Basileia com o autocarro 50. Entre o aeroporto e a estação ferroviária Saint-Louis, circulam os vaivéns/shuttle 11. Também há vaivéns/shuttle para Friburgo e Mulhouse diaria e regularmente. Por favor, informe-se sobre os horários atuais diretamente pela internet.
História
A construção do Euro-Aeroporto Baselia-Mulhouse-Freiburgo começou em 8 de Março 1946 e já em 8 de Maio de 1946 pôde ser inaugurado oficialmente. O plano de um aeroporto conjunto existia já desde os anos 30, porque até então, o terreno em Sternenfeld tornou-se demasiado pequeno para o tráfego aéreo e o projeto de construção do aeroporto na fronteira entre Allschwil e Burgfelden ter sido decidido com o governo francês. Esta estratégia conjunta foi interromopida com a eclosão da Segunda Guerra Mundial por alguns anos. Em 1946, as conversações entre os franceses e os suíços foram retomadas e chegou-se ao acordo de que a França forneceria o terreno e a Suíça encarregar-se-ia do resto. Então, o Conselho do Cantão de Basileia decidiu, deslocar os hangares de aviões de Sternenfeld para o novo site. Mesmo sem a celebração do tratado entre os dois países, que se daria em 04.07.1949 em Berna, decidiu-se pela construção das instalações temporárias. Só em 01.09.2011, a cidade de Berna oficialmente deu o sinal verde para a expansão do aeroporto.
Entre o Outono de 1951 e a Primavera de 1953, a pista oeste-leste foi expandida para 1600 metros e foi construída a autoestrada alfandegária suíça para o terminal. Durante essa construção, foi decidido em 14 de Junho, em Basileia por voto popular a ampliação da pista principal norte-sul de 2.000 para 2.370 metros. Depois de anos de sucesso no transporte de passageiros e várias expansões, o aeroporto foi oficialmente entregue ao seu destino, em 1 de Julho 1959. À altura, era um dos mais modernos. Devido às estratégias de expansão e os números globais positivos apresentados foi aprovado em 22 de Junho 1961 pela cidade de Basileia um empréstimo de 2,45 milhões de francos suíços para a expansão do aeroporto. Com este montante, a administração pode finalmente abrir novas pistas, substituir a torre de controle e instalar o sistema de aterragem 1963 melhorou instrumento.
Em 27 de junho de 1970 o Euro-Airport pôde ser entregue ao seu destino pelo presidente, após quase 20 anos de construção. O volume de passageiros aumentou imediatamente após a inauguração. Devido a este crescente número de passageiros, em Novembro de 1976 Basileia começou a considerar a expansão da pista principal para poder receber aeronaves maiores de transporte de passageiros e carga. Depois de dois meses, o parlamento suíço, o Bundesrat, aquiesceu em co-finanaciar este projeto com um montante de 13,3 milhões de francos suíços. Este trabalho de expansão da pista para 3.900 metros durou até 28 de Dezembro de 1978. No final de 1984, Basiléia, apresentou com orgulho o número mágico de mais de 1 milhão de passageiros transportados.
Em 08 de maio de 1986 foi o 40 º aniversário do aeroporto tri-nacional. Devido a um número inesperadamente elevado de visitantes causando tumultos e o fechamento completo da estrada do aeroporto. Um ano depois, foi usado o "novo" nome de «Euro-Airport Basel-Mulhouse »agora legalmente protegido. Em 1992, depois de apenas oito anos de gestão econômica bem-sucedida, o número de passageiros duplicou-se num total de 2 milhões de passageiros. Graças à boa infra-estrutura, serviços e interfaces para a França, a Suíça e a Alemanha, o aeroporto foi premiado em 1996,como o melhor aeroporto regional na Europa e e ao final de 1998, apresentou o aumento do número de passageiros para 3 milhões. Estimulada por esses números sempre crescentes, a direção do aeroporto decidiu expandi-lo com a construção de outros dois terminais de passageiros, inaugurados em 2002 e 2005. Nesse meio-tempo, em 2004, a companhia aérea low cost easyJet iniciou suas operações em Basel e assinou um contrato de 10 anos como parte da estrutura de taxas da Sociedade Gestora Euro-Aeroporto. Em finais de 2006, o número de passageiros atingiu um total de 4 milhões. Basileia oferece agora mais de 70 aeroportos diferentes em mais de 25 países diferentes, que são regularmente, às vezes até vôos diários.