Aeroporto Roma - Ciampino
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +39 06 6 59 51
- Morada/Endereço: Aeroporto G.B. Pastine di Roma Ciampino, via Appia Nuova 1651, 00040 Roma Ciampino, Italia
- Administração: Aeroporti di Roma SpA
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Rom (15 km), Latina (43 km), Terni (85 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a 15 km ao sudeste do centro de Roma, sendo acessível pela saída 23 da autoestrada A-90/E-80 e seguir a sinalização até ao aeroporto; ou de Roma, pela SS-7, em direção à Castelli Romani.
- Estações de comboios: O passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Roma «Roma-Termini» e prosseguir em autocarro vaivém/shuttlebus da Terravision.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (13.36%), terça-feira (14.59%), quarta-feira (14.08%), quinta-feira (14.45%), sexta-feira (13.83%), sábado (13.65%), domingo (16.04%)
- Outras denominações: Rome-Ciampino, Roma-Ciampino, Рим-Чампи́но, Рым-Чампіна, روما شيامبينو, 罗马-钱皮诺, ローマ・チャンピーノ, 로마 참피노
Destinos mais populares a partir de Roma - Ciampino (Voos semanais )
- Aeroportos Londres - Stansted (80, 14,16 %)
- Aeroportos Lisboa (32, 5,66 %)
- Aeroportos Charleroi - Bruxelas Sul (28, 4,96 %)
- Aeroportos Sevilha - San Pablo (22, 3,89 %)
- Aeroportos Sofia (18, 3,19 %)
- Aeroportos Manchester (18, 3,19 %)
- Aeroportos Varsóvia - Modlin (16, 2,83 %)
- Aeroportos Marseille (16, 2,83 %)
- Aeroportos Malta (16, 2,83 %)
- Aeroportos Budapeste - Ferihegy (16, 2,83 %)
- outros (53,63 %)
Localização
Esta aeroporto encontra-se cerca de 15 km ao sudeste do centro de Roma.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros não provenientes de Roma deverão entrar na autoestrada SS7 (Via Appia Nuova), em direção à Castelli Romani ou na circunvalação romana A90/E80 e entrar na saída 23. E então, deverá seguir a sinalização até ao aeroporto, por cerca de 2 km.
Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à estação ferroviária Roma-Termini, onde há duas alternativas para prosseguir: com o vaivém/airport-shuttle da Terravision, que parte para o aeroporto a cada 20 - 30 minutos ou tomar um comboio urbano FR4 até à Estação de Ciampino, de onde parte um vaivém/shuttlebus a cada 60 minutos.
História
Embora o desenvolvimento de Ciampino deveu-se e se deve à terceira estação do Lácio, o nome é associado frequentemente ao Aeroporto de Ciampino G.B. Pastine, um aeroporto cada vez mais importante e trafegado, seja para o transporte de mercadorias, seja para o transporte de passageiros.
Independentemente da forma como é chamado (Aeroporto de Ciampino), ele localiza-se geograficamente em 3/4 na cidade de Roma. A parte localizada em Ciampino, é uma base militar, que atraiu várias famílias permanentemente para a região. A proximidade de Roma muito ajudou o desenvolvimento do aeroporto, tanto que muitos consideravam-no como o verdadeiro Aeroporto de Roma.
A história deste aeroporto inicia em 1916, quando era um aeródromo. Nos Anos 30 do século passado, tornou-se um aeroporto militar aberto ao tráfego aéreo civil. Depois da abertura do Aeroporto de Roma-Fiumicino, operou somente como aeroporto militar, recebendo a maioria dos chefes de estado e dignatários em visita à Itália. Entre 1960 e 1980, Ciampino vive sua máxima expansão urbana devido à ocupação urbana ilegal. Depois de décadas de convivência com o território limítrofe, de 2001 em diante, com o advento das companhia aéreas low-cost, o volume de tráfego quintuplicou sem a necessária V.I.A. (Avaliação do Impacto Ambiental) e avaliação do impacto acústico.
Em 2002, foi assinado um protocolo de desmantelamento preliminar proposto pelo Ministério da Defesa. Tal previa o aumento dos voos comerciais, substituindo aqueles que perfaziam o tráfego militar. Apesar do acordo, a ENAC e a ADR permitiram o aumento dos voos, sem a devida avaliação do impacto ambiental obrigatória.
Em 2003, a administração municipal de Ciampino pediu formalmente a redução dos voos low-cost e a Avaliação de Impacto Ambiental. Em 2007, os voos foram reduzidos pelo Ministério dos Transportes. Em Dezembro de 2007, foi anunciada a abertura do Aeroporto de Viterbo ao tráfego civil, em três anos, para o qual dever-se-ia deslocar todos os voos low-cost operantes em Ciampino. Todavia, até o presente, não foram iniciados os trabalhos de expansão de Viterbo.