Voos - Costa Rica

Dicas de viagem sobre o destino: Costa Rica

Costa Rica – o país, sua geografia

Costa Rica, país politicamente estável, constitui com seus paises vizinhos uma ponte natural, entre a América do Norte e a América do Sul. É um paraíso para os amantes da natureza está delimitado ao norte pela Nicarágua e, ao sul, pelo Panamá.

Está dividida topograficamente em três áreas distintas, por um lado está a cadeia de montanhas que formam as Cordilheiras, o aluvião na Costa do Caribe e a costa acidentada do Pacífico.

Seu pico mais alto é o Chirripó Grande, com 3.821 metros; outras montanhas são o vulcão Turrialba (3.339 metros), Irazú (3.432 metros), Barva (2.906 metros) e Poás (2.704 metros). O rio mais longo do país é o Rio Grande de Terraba com um comprimento de 195 km e o maior lago é o lago artificial de Arenal, com 80 km².

O idioma oficial é o espanhol. O inglês e o criolo também são entendidos em toda a região.
 

Costa Rica – clima e melhor época para visitar

A Costa Rica possui duas estações distintas, uma entre maio e novembro, época das chuvas; e entre dezembro e abril, é a época seca. Durante a época de chuvas, chove somente durante a noite, o que resulta em uma temperatura agradável e a natureza se mostra muito mais viva.

Costa Rica – saúde, vacinação e entrada no país

Recomenda-se vacinar-se contra a hepatite A, tifo, pólio, difteria e tétano. O uso de roupa que cubra o corpo, em geral, protege contra as enfermidades víricas, transmitidas por mosquitos e insectos; bem como o uso de repelente. Na Costa Rica há um perigo baixo a médio de contracção de malária. Por favor, informar-se, antes da viagem, junto ao seu médico de família sobre possíveis profilaxia. Todas as grandes cidades e centros turísticos estão abastecidas. Portanto, é recomendável um seguro de viagem válido em todo o mundo, em caso de emergência. Por outro lado, todas as verduras e frutas devem ser despeladas antes de serem cozidas, já que podem conter perigo de infecção, como também é importante portar consigo garrafa com água engarrafada.

Os portugueses devem estar munidos com o passaporte válido no mínimo por seis meses antes da chegada. Não existe visto para turista no momento. Os cidadãos portugueses recebem um selo válido no máximo para 90 dias. Para os passageiros com menores, recomenda-se que portem consigo um passaporte individual com foto. Observe que a entrada não será possível, se o miúdo estiver inscrito no passaporte de um dos genitores.
Outras medidas quanto à permanência, destinos chegada e observações quanto à segurança podem ser lidas no sítio http://www.secomunidades.pt/web/guest/listapaises/CS 

Costa Rica, sua capital, outras cidades e atrações turísticas

San José, com 750.000 habitantes, é a capital da Costa Rica. É conhecida em todo o país por seu mercado vivo e pela variedade de jóias, olaria e productos têxteis e, além disto, pode-se comprar também o famoso café da Costa Rica. Uma visita imprescindível é a Catedral Metropolitana, em estilo grego-ortodoxo, que foi construída em 1.871, com um belo altar adornado.

Deve-se visitar Cartago, a 20 km ao sudeste de San José. Foi a primeira capital e possui a igreja mais importante do país. A Basílica de «Nuestra Señora de Los Angeles» é visitada diariamente por uma grande quantidade de fieis que rezam diante de uma figura santa chamada «La Negra». A «madona negra» mede cerca de 20 cm e encontra-se em um altar de ouro.

Em 1948, foi abolido o exército na Costa Rica. Desde então, esse dinheiro foi investido em projectos sociais e ecológicos. Mas de 25% do país colabora com a protecção à natureza e oferece ao visitante uma grande quantidade de possibilidades desportivas e de lazer. O parque nacional de Cahuita é um parque nacional muito bonito, que tem 12 km² de superfície e possui em uma grande parte de pântanos e mangues que servem como habitat para muitas aves. Este parque é fronteiriço com praias de areia fina e branca. Em seu interior, pode-se observar tucanos, papagaios, colibris e zebus.

Um dos parques naturais mais bonitos é o Corcovado. Este assemelha-se ao Amazonas, porém em versão reduzida e oferece uma quantidade incrível de flora e fauna. O Corcovado pertence à uma zona em que mais chove na Costa rica e é conhecida por sua extrema humidade.

Aos aficionados à vulcanologia, recomenda-se a visita ao parque nacional El Arenal, que abarca a área do Arenal e de seu vulcão, ainda em atividade, devido à lava que flui regularmente do mesmo. Ao anoitecer reluz a montanha em cor encarnada intensa e oferece aos visitantes uma experiência natural inesquecível. Outra recomendação é o parque nacional «El Rincón de la Vieja», em que há a possibilidade de se observar alguns vulcões, desde o vulcão «El Rincón de la Vieja» até ao «Santa María» na «Cordillera de Guanacaste». No parque existem caminhos muito bons para o pedestrianismo e pode-se, por exemplo, observar a «Caldera de Barro».
 

Rotas mais populares